7 dicas para se preparar para o feedback

26 de abril de 2019
Getty Images

Você pode decidir por fazer fazer mudanças em resposta a algumas críticas, mas não em relação a outras

Resumo:

O medo de receber uma crítica faz parte da vida de milhões de pessoas ao redor do mundo;

Pense nesse processo como uma maneira de otimizar seu desempenho e satisfação;

É muito importante avaliar a si mesmo, revendo seus conceitos, princípios e valores;

Não hesite em questionar algo que não ficou claro;

Saiba que a decisão é sua: você pode escolher fazer alguma coisa sobre o que ouviu – ou não.

“Estou apavorada”, me disse certa vez uma colega de trabalho. Mas será que ela estava prestes a pular de paraquedas ou apenas indo a uma entrevista de emprego? Nenhuma das alternativas. Ela estava se preparando para receber um feedback – neste caso, de um grupo interdisciplinar de especialistas que estavam encarregados de revisar o rascunho de um livro que ela queria publicar. Seu medo era receber muitas críticas, por mais que ela estivesse animada com a oportunidade.

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O receio de ser desaprovado é uma constante na vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Muitos dos meus clientes entram em suas sessões de feedback com medo do que vão ouvir e de como podem reagir. Assim como minha amiga, eles podem estar se preparando para críticas quanto ao seu desempenho ou preocupados sobre como lidar com tudo isso depois. O medo de sua própria reação é imenso quando se está cara a cara com os avaliadores. Mas a preparação é fundamental.

Veja, na galeria de imagens a seguir, 7 sugestões capazes de ajudar a enfrentar as críticas:

Antecipe-se Em vez de enxergar a crítica como algo negativo, pense nela como uma munição necessária para que você possa se tornar um profissional melhor. Peça a outras pessoas que questionem seus argumentos, de maneira que você possa treinar e melhorá-los. Pergunte o que você poderia fazer melhor - ou diferente. Encontre a crítica, seja seu próprio coach. more
Avalie a si mesmo Tire um tempo para avaliar a si mesmo antes de receber o feedback. Quais são os pontos fortes e fracos do seu desempenho? Reconheça que você tem pontos cegos e imagine que você pode ouvir algo inesperado. Lembre-se de que as coisas que você ainda não conhece costumam ser a parte mais importante dessa experiência. more
Tenha em mente que você não precisa fazer nada Você não pode e não deve tentar corrigir nada de imediato. Concentre-se em ouvir e aprender. Quando o feedback é dado, sua obrigação é trabalhar em cima do insight recebido. Se algo não estiver claro, esclareça. Se algo lhe parecer vago, peça detalhes. more
Resista ao impulso de se defender ou explicar Receba o feedback e pergunte quando necessário. Se algum dos comentários o prejudicar ou deixar irritado, observe suas próprias emoções e tente descobrir o que as desencadeia. Respire fundo - esta é uma dica fundamental. Tente responder em vez de reagir imediatamente. more
Saiba que algumas contradições podem surgir Se você estiver recebendo feedback de várias pessoas, pode ser que nem todos eles sejam congruentes. Algumas pessoas podem valorizar algo que outras repudiam. A análise, nestes casos, pode se tornar difícil, então lembre-se de que, muitas vezes, o feedback pode dizer muito também sobre quem o está oferecendo - suas prioridades, preferências e experiências. Tire suas próprias conclusões. more
Aprofunde as ideias antes de entrar em ação Principalmente quando se está recebendo feedback de duas ou mais pessoas, pode ser impressionante ouvir todas essas vozes e todos os conselhos e necessidades. Reflita: de tudo o que foi dito, o que é mais importante para você? more
Tenha ciência de que você é o responsável Cabe a você decidir qual ação tomar. Como Tasha Eurich, da Harvard Business Review, aconselha em um artigo sobre o recebimento de feedback, “a mudança é apenas uma opção”. Você pode decidir por fazer fazer mudanças em resposta a algumas críticas, mas não em relação a outras. Cabe a você. more

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