Resumo:
- Líderes fracos são comuns em nossas vidas e é possível identificá-los facilmente;
- A comunicação é uma grande reveladora da fraqueza alheia, e algumas frases têm a capacidade de destacar a personalidade;
- Frases como “lá vem você de novo” e “isso não é serviço meu” são alguns dos exemplos.
Ouvimos falar deles, trabalhamos com eles, trabalhamos para eles, e alguns de nós (inclusive eu) tiveram a infelicidade de contratá-los. Líderes fracos prejudicam a cultura organizacional. Desmoralizam as equipes de alto desempenho e criam ambientes de trabalho caóticos e tóxicos, onde todos os funcionários são condenados a pagar um preço muito alto.
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Nós os conhecemos pelos seus comportamentos e a maneira como falam. E, mesmo que nunca tenha trabalhado com um deles, é possível identificar líderes fracos pela maneira como se comunicam. Se você está sintonizado com essas mensagens, pode facilmente perceber os sinais durante uma entrevista e removê-los do seu pool de candidatos.
Essas nove frases podem expor com eficácia as pessoas que são líderes fracos:
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gettyimages-Vladimir-Vladimirov 1. “Erros foram cometidos”
Esse aqui me faz estremecer por dentro. Não há absolutamente nada nessa declaração que garanta que alguém será responsabilizado pelo erro. Quem diz que “os erros foram cometidos”, torna-se parte do problema, porque não apenas se recusa a assumir a responsabilidade, mas também se identifica com o equívoco específico. A frase é fraca, e enfraquece quem a expressa. Os ouvintes pensam que uma pessoa desconhecida e nebulosa em algum lugar do universo cometeu erros, mas você não identifica exatamente quem é essa pessoa ou o que foi feito de errado.
Líderes fracos são bons em passar a bola. Ao usar esta frase, anuncia-se que não haverá nenhuma responsabilidade. Está mostrando a todos que você, como líder, também não assumirá responsabilidade. Em vez de usar esta frase, recomendo uma abordagem melhor: Identifique o erro específico, aproprie-se dele e anuncie o que fará para resolvê-lo.
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gettyimages-Fertnig 2. “Para ser sincero com você…”
Quando você diz isso, quem está ouvindo não pode deixar de supor se você está mentindo em todas as outras vezes que não fala dessa forma. Esta é uma frase tão inútil. Quando alguém começa com isso, imediatamente começamos a questionar seu nível de integridade e honestidade em relação a todas as declarações anteriores. Essa frase cria uma distração. Embora você queira que escutemos o que está dizendo agora, não podemos deixar de nos perguntar por que usou essa frase em primeiro lugar.
Essa frase enfraquece a credibilidade da liderança. É melhor deixar as pessoas presumirem que sempre recebem honestidade de você com tudo o que diz e simplesmente eliminar completamente essa frase.
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gettyimages-mediaphotos 3. “Ele é apenas o assistente”
Quando se sai dizendo coisas como “ele é apenas o assistente” ou “eles são apenas estagiários” ou “ela é apenas gerente de projetos”, a fraqueza brilha. Fica claro para todos que ouvem que você vê seus colegas ou funcionários como inferiores. Você mostra aos observadores que certamente possui um enorme déficit de liderança.
Líderes fracos não se importam com as pessoas que deveriam liderar. Em vez disso, eles se importam em aceitar quem tem títulos e cargos cobiçados. Dão atenção àqueles que consideram ter mais poder. Líderes fracos se concentram em se elevar quando o foco deve ser elevar a equipe. A boa notícia aqui é que, à medida que isso se torna mais óbvio para os líderes efetivos da gerência sênior, os fracos têm cada vez menos oportunidades promocionais.
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gettyimagesJGITom-Grill 4. “Eu acho que / Eu acredito que…”
Esse compete com a frase “para ser honesto com você”. Imediatamente diminui sua credibilidade e enfraquece a declaração que vem depois. Se deseja obter mais respeito e autoridade, fale com mais confiança. Faça as pessoas acreditarem que você sabe do que está falando. Simplesmente não há necessidade de preceder seus comentários com declarações como essa.
Faça sua lição de casa: pesquise seu tópico e avalie seus dados. Mas, quando for falar, esforce-se para exalar confiança, seja assertivo e se posicione. Você só precisa fazer seus pronunciamentos. Em vez de dizer: “Acho que devemos contratar mais três pessoas”, diga: “Deveríamos contratar mais três pessoas” e, depois, fundamente o que disse.
Para fortalecer sua comunicação, vá em frente e deixe para trás frases decrescentes como “eu acho isso” ou “eu acredito nisso”.
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gettyimages-Marija-Jovovic 5. “Lá vem você de novo”
Isso diz: “Sinto-me tão inseguro que preciso apontar as deficiências ou falhas de outras pessoas.” É isso mesmo que você quer passar? Sua função é apenas lembrar as pessoas sobre o que elas fizeram errado ontem?
Os líderes devem inspirar, desenvolver, incentivar e elevar seus funcionários e membros da equipe. Não há nada inspirador nessa frase. Na verdade, serve para desencorajar o desempenho e criar cada vez mais inseguranças nos outros. Seus colegas e funcionários realmente não querem ou precisam ouvir isso de você. Em vez disso, se alguém está fazendo algo falho, reserve um tempo para conversar de forma saudável. Mostre interesse pelo indivíduo e tenha uma conversa de coaching que deixe intacta a dignidade da pessoa.
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gettyimages-Photographer-is-mylife 6. “Veja, eu estava certo”
Quando outros ouvem essa frase, eles pensam: “Ah, que pessoa mesquinha”. Pessoas que fazem questão de destacar como estão certas tendem a ter uma necessidade desesperada de se sentir superior. Isso destaca que você tem baixa auto-estima ou outras inseguranças. Quanto mais superior você precisar se sentir, mais fraco ficará.
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gettyimages-peopleimages 7. “Isso não está no meu escopo”
Se você é o líder, qualquer coisa pode acabar sendo o seu trabalho. Sim, você tem de estar disposto a fazer o café. Líderes eficazes fazem o que precisa ser feito para atingir as metas organizacionais e elevar a equipe. Claro, isso pode não fazer parte da descrição do seu trabalho, mas às vezes pode ser preciso sujar as mãos, fazer o trabalho braçal ou lidar com tarefas mundanas que você pensava ter deixado para trás há muito tempo, mas que agora são necessárias.
No momento em que anuncia que não é seu trabalho, você envia duas mensagens que destacam suas fraquezas: acho que sou melhor do que as pessoas que lidero e não estou realmente investindo em nosso sucesso coletivo. Você enfraquece seu papel na equipe e envia a mensagem de que está completamente desconectado e não se responsabiliza pelo que está acontecendo. Outros acreditam que você não investiu no sucesso da organização e, portanto, não pode investir no sucesso de sua equipe.
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ReproduçãoForbes 8. “Só estou fazendo o que me disseram para fazer…”
Você nunca parecerá um chefe dizendo coisas como “se não fosse fulano, eu aprovaria o seu período de férias”. Essas frases indicam que você não está no comando de seu trabalho ou de suas decisões. Mesmo se esse for o caso, não se deve reclamar ou anunciar aos funcionários ou colegas. Mantenha as discussões com seus superiores em privado. Quando aparecer com sua equipe, mostre que você é o líder. Quanto mais as pessoas o vêem como um porta-voz ou fantoche fazendo o pedido de outro, mais fracas elas o verão. Você pode estar fazendo alguma coisa apenas porque seu chefe pediu, mas não é bom reclamar sobre isso com sua equipe. De modo algum.
Seja o dono das decisões que você toma para sua equipe, independentemente de alguém estar realmente puxando as cordas ou ditando as regras. Sei que pode ser realmente desafiador, especialmente na gerência intermediária, mas líderes eficazes são donos de suas coisas.
Sua melhor jogada é debater, discordar e discutir questões diretamente com seu chefe. Defenda o que e como você deseja fazer as coisas. Defenda-se, defenda sua equipe e aprenda a convencer os outros da sua perspectiva. Faça propostas e as defenda. Faça o possível para obter a alavancagem e a autonomia necessárias para dar o máximo de ordens possível. Porém, no fim dessas reuniões, é necessário assumir a responsabilidade pelas decisões que foram tomadas.
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gettyimages-ciricvelibor 9. “Sempre fizemos dessa maneira / Já tentamos isso”
Existe uma frase mais desgastada e estraga-prazeres? Essa é uma das piores coisas que você pode dizer a uma equipe de pensadores inovadores. Dizer isso faz com que sua imagem pareça fraca, estagnada e preguiçosa. E, quanto mais você fala, mais desmotivada fica sua equipe. Pense nisso. Você trabalha para contratar os melhores e mais brilhantes, com incrível criatividade e ideias inovadoras, mas depois as corta pela raíz dizendo: “sempre fizemos dessa maneira”. Eventualmente, você vai acabar apagando todo o brilho que havia em seus funcionários no momento em que os contratou.
Eu recomendo o seguinte: aproveite o tempo para ouvir e fazer perguntas. Tente realmente entender o que está sendo proposto e por quê. Talvez, no final, não se faça as coisas daquele jeito, mas ouvindo você poderá fazer alterações alternativas que realmente abordam os desafios que precisam ser superados.
1. “Erros foram cometidos”
Esse aqui me faz estremecer por dentro. Não há absolutamente nada nessa declaração que garanta que alguém será responsabilizado pelo erro. Quem diz que “os erros foram cometidos”, torna-se parte do problema, porque não apenas se recusa a assumir a responsabilidade, mas também se identifica com o equívoco específico. A frase é fraca, e enfraquece quem a expressa. Os ouvintes pensam que uma pessoa desconhecida e nebulosa em algum lugar do universo cometeu erros, mas você não identifica exatamente quem é essa pessoa ou o que foi feito de errado.
Líderes fracos são bons em passar a bola. Ao usar esta frase, anuncia-se que não haverá nenhuma responsabilidade. Está mostrando a todos que você, como líder, também não assumirá responsabilidade. Em vez de usar esta frase, recomendo uma abordagem melhor: Identifique o erro específico, aproprie-se dele e anuncie o que fará para resolvê-lo.
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