Durante o primeiro mês de trabalho em casa, muitos funcionários estavam em um estado de “semi-choque”. Havia tanta energia concentrada em apenas descobrir a logística do trabalho remoto que não sobrava tempo para lidar com os aspectos emocionais.
No entanto, à medida que as pessoas se estabelecem em uma rotina e que o pânico com a adaptação ao home office diminui, é possível identificar sinais preocupantes das pressões emocionais enfrentadas pelos funcionários que trabalham em casa.
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O contexto atual é sem precedentes para a maioria dos profissionais. Nunca antes (pelo menos nos tempos modernos) tantos funcionários trabalharam em casa. Os desafios logísticos, que pareceriam intransponíveis há alguns anos, foram realmente bem gerenciados. E, graças à atenção e ao esforço altamente concentrados, os trabalhadores passaram a atuar de forma remota com surpreendentemente pouco sofrimento.
Todavia, aqueles que estudam o trabalho remoto há anos sabiam que a adrenalina de fazer uma mudança de emergência se esgotaria em algum momento. Agora, as evidências de funcionários lutando psicologicamente com o afastamento estão sendo vistas.
Seu objetivo, ao avançar para a próxima fase de trabalho remoto, é estar ciente dos sinais de alerta de que seus colaboradores estão tendo problemas. Depois de identificá-los, será possível começar a avaliar sua equipe e intervir de forma apropriada. Assim, se souber o que procurar, estará muito à frente da grande maioria dos líderes e seus funcionários terão uma grande chance de enfrentar esta tempestade.
Mas como saber se sua equipe está sob altos níveis de estresse no trabalho remoto? Veja, a seguir, três sinais de alerta:
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Getty Images / Aleli Dezmen 1. Diminuição da resiliência
Nas últimas duas semanas, mais de 5.000 pessoas fizeram um teste de resiliência online gratuito (que testa como o indivíduo lida com as adversidades e reage a falhas, críticas, estresse etc.) e foi revelado que menos de um quarto das delas possui um alto nível dessa qualidade no momento.
Dado que a resiliência é nossa capacidade de lidar com as adversidades, este é um bom indicador de quão bem os funcionários têm se sentindo e gerenciando as pressões atuais. É possível solicitar que os colaboradores façam esse teste a fim de avaliar com precisão a resiliência atual da equipe.
Também é viável perguntar diretamente a eles na próxima reunião de time por videoconferência. Faça a seguinte pergunta: “Comparado com o que senti há quatro meses, me vejo experimentando…?”
– Dificuldade de concentração
– Perda de interesse em gostos precedentes ao trabalho remoto
– Falta de esperança à respeito do futuro
– Sensação de distância ou isolamento com relação aos outros
Sentimento de irritação ou raivaAo constatar que vários funcionários listaram esses itens, é possível concluir que sua equipe está sofrendo fortemente com as pressões de trabalhar em casa.
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Getty Images / Sam Edwards 2. Os profissionais têm cometido mais erros
Um sinal claro de que os profissionais estão começando a se cansar de trabalhar remotamente é quando cometem mais erros e se perdem mais com os prazos do que o normal. No geral, as pessoas não se saem tão bem sob estresse em comparação a um estado de espírito mais relaxado. E esse desconforto emocional geralmente se manifesta em trabalhos mal feitos, imprecisos ou atrasados.
Antes de começar a ver um trabalho incorreto, é possível perceber uma distração individual ou dispersão geral entre os funcionários. Isso pode aparecer quando os integrantes da equipe estão muito agitados e desviam dos assunto central durante uma videoconferência ou por meio do esquecimento. Você já viu algum de seus funcionários esquecer pequenas coisas, como fazer follow-ups, registrar um contato de um cliente ou até mesmo omitir uma linha de assinatura em um email? Esses podem parecer problemas menores, mas eles representam sinais de alerta de que a pressão está chegando à sua equipe.
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Getty Images / Flashpop 3. A linguagem dos seus funcionários tem se tornado mais negativa e emotiva
Quando as pessoas se sentem estressadas, é comum que sua linguagem (seja por e-mail, telefonemas ou pessoalmente) evidencie mais negatividade e emocionalidade.
Por exemplo, em situações sem estresse, um funcionário pode dizer: “Este projeto vai ser difícil”. Mas em um ambiente altamente estressante, é provável que ele diga “este projeto é impossível” ou “nunca terminarei a tempo”.
Percebe as diferenças na linguagem? Palavras como “impossível” e “nunca” são chamadas de absolutas. Elas representam uma forma de pensamento em preto e branco (ou seja, em extremos) e é uma distorção cognitiva bem conhecida. A maioria das situações na vida são tons sutis de cinza, não em preto e branco. Sim, esse projeto pode ser difícil, mas não há realmente nenhuma maneira, em qualquer universo, de que de alguma forma possa ser realizado?
Quanto mais alguém se envolve em pensamentos pretos e brancos, menor a probabilidade de ver oportunidades ou possibilidades ocultas. E isso pode levar diretamente a sentimentos de desespero e desesperança.
Outra distorção cognitiva relacionada que aparece na linguagem dos funcionários quando estão estressados é catastrofizar. Isso ocorre quando as pessoas passam a consideram uma situação desagradável como uma catástrofe de vida ou morte, de modo a transformar uma circunstância ruim em uma intolerável. Os profissionais ansiosos são especialmente propensos a catastrofizar. Quando se ouve um funcionário dizer: “Se eu falhar nessa tarefa, minha carreira acabou”, é o sinal de que ele está catastrofizando.
Atente-se a colaboradores que digam ou escrevam frases como as seguintes (visto que são sinais claros de estresse):
– Não há nada que eu possa fazer
– Não existem opções
– Não posso fazer nada
– Isto é impossível
1. Diminuição da resiliência
Nas últimas duas semanas, mais de 5.000 pessoas fizeram um teste de resiliência online gratuito (que testa como o indivíduo lida com as adversidades e reage a falhas, críticas, estresse etc.) e foi revelado que menos de um quarto das delas possui um alto nível dessa qualidade no momento.
Dado que a resiliência é nossa capacidade de lidar com as adversidades, este é um bom indicador de quão bem os funcionários têm se sentindo e gerenciando as pressões atuais. É possível solicitar que os colaboradores façam esse teste a fim de avaliar com precisão a resiliência atual da equipe.
Também é viável perguntar diretamente a eles na próxima reunião de time por videoconferência. Faça a seguinte pergunta: “Comparado com o que senti há quatro meses, me vejo experimentando…?”
– Dificuldade de concentração
– Perda de interesse em gostos precedentes ao trabalho remoto
– Falta de esperança à respeito do futuro
– Sensação de distância ou isolamento com relação aos outros
Sentimento de irritação ou raiva
Ao constatar que vários funcionários listaram esses itens, é possível concluir que sua equipe está sofrendo fortemente com as pressões de trabalhar em casa.
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