Ser líder é um trabalho solitário, ainda mais, hoje, durante a crise de Covid-19. Muitos já tiveram contato com uma variedade de chefes, mas não têm certeza de quem imitar, por isso sentem que não estão fornecendo nenhum valor real na organização. Outros estão entrando em um ciclo de tentar fazer mais e mais, enquanto perdem o real objetivo de liderar.
Como líder, é costumeiro estar sozinho. Você nem sempre pode expressar dúvidas ao seu chefe porque não deseja que ele duvide de você. Você nem sempre pode expressar suas dúvidas às pessoas que gerencia, porque não deseja que elas saibam que não tem certeza de si mesmo. Às vezes, você deve ter cuidado com o que compartilhar no trabalho e pode não ter certeza sobre em quem confiar. Mas existem maneiras de aliviar essa solidão.
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Veja a seguir cinco maneiras simples de ajudar a superar a solidão da liderança:
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GettyImages/ Morsa Images 1. Crie rotas de fuga
Encontre amigos fora do seu setor e local de trabalho. Você precisa de um espaço seguro para desabafar, e será melhor para você ter uma perspectiva externa. Por cerca de um ano, Melanie Parish, autora do livro “The Experimental Leader: Be A New Kind of Boss to Cultivate an Organization of Innovators” (“O líder experimental: seja um novo tipo de chefe para cultivar uma organização de inovadores”, em tradução livre), foi líder em um ambiente de trabalho muito tóxico. Um amigo disse: “Você está diferente ultimamente, parece nervosa e infeliz. Ele estava certo, ela estava mesmo. Parish me disse que essa experiência ajudou a acordá-la para a situação e, consequentemente, a tomar decisões diferentes. Ela explicou que, como resultado, passou a se sentir menos solitária “porque ele se importava”. Ter amigos ajuda, nunca subestime isso.
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GettyImages/ Thomas Barwick 2. Troque respostas por perguntas
Desista de ser um líder que sabe as respostas. Desista de ser um líder “onisciente” e permita-se dizer: “Eu não sei. Como você acha que pode descobrir? Sua equipe ficará impressionada com sua liderança envolvente e terá mais poder. Você não estará resolvendo tantos problemas sozinho até tarde da noite. Suas perguntas permitirão que as pessoas trabalhem juntas nos problemas e criem um senso de equipe mais profundo para que todos compartilhem a solução de problemas.
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GettyImages/ Morsa Images 3. Crie aliados nos altos cargos
Crie alianças com pessoas da organização em cargos mais altos que o seu. Elas acreditaram em você quando o promoveram, ajude-as a ver seu sucesso. Compartilhe regularmente triunfos decisivos e peça conselhos sobre os desafios com os quais elas poderão te ajudar. Isso não pode ser artificial: você precisa respeitar essas pessoas e a opinião delas genuinamente. Se você confiar nelas, elas podem se tornar seus aliadas e você pode se tornar seu confidente ao longo do tempo. Guarde os segredos delas e você começará a se tornar relevante. Você começará a entender melhor o que está acontecendo na organização. A solidão é pior se você estiver fora do circuito.
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GettyImages/ Morsa Images 4. Seja interessante
Permita-se ter interesses fora do trabalho. Tenha amigos. Procure novos hobbies. Aproveite a maior parte do tempo das suas férias, mesmo que você não possa ir a outro lugar que não seja ficar em casa. Você terá que navegar em sua própria cultura no local de trabalho quando não estiver de férias. Ainda assim, sua vida será mais plena, mais produtiva e mais gratificante se você tiver uma experiência fascinante fora do escritório. A liderança se sentirá menos solitária se você fizer parte de um contexto mais amplo de realização.
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GettyImages/ Carlina Teteris 5. Pratique autocuidado extremo
Liderança é difícil. Entre a síndrome do impostor e o trabalho emocional, o trabalho em si pode cobrar seu preço. Aprender a reabastecer é essencial. Quando as coisas ficarem difíceis, procure as vitaminas e os vegetais em vez das margaritas e martinis. Quando os líderes estão no limite, eles demonstram na aparência. Há evidências visuais de que eles não estão conseguindo. Quando você começar a se sentir assim, invista em cuidados pessoais. Isso mostrará que você se importa com o seu bem estar. Procure e conecte-se com outras pessoas, envolva-se e encontre os relacionamentos reais ao seu redor (seus colegas provavelmente também estão um pouco solitários). Você pode encontrar um caminho para driblar a solidão.
1. Crie rotas de fuga
Encontre amigos fora do seu setor e local de trabalho. Você precisa de um espaço seguro para desabafar, e será melhor para você ter uma perspectiva externa. Por cerca de um ano, Melanie Parish, autora do livro “The Experimental Leader: Be A New Kind of Boss to Cultivate an Organization of Innovators” (“O líder experimental: seja um novo tipo de chefe para cultivar uma organização de inovadores”, em tradução livre), foi líder em um ambiente de trabalho muito tóxico. Um amigo disse: “Você está diferente ultimamente, parece nervosa e infeliz. Ele estava certo, ela estava mesmo. Parish me disse que essa experiência ajudou a acordá-la para a situação e, consequentemente, a tomar decisões diferentes. Ela explicou que, como resultado, passou a se sentir menos solitária “porque ele se importava”. Ter amigos ajuda, nunca subestime isso.
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