A liderança virtual requer conforto com a tecnologia das videochamadas=
A revolução do trabalho em casa resultante da pandemia Covid-19 trouxe algumas transformações dramáticas para os líderes. Mudar do modo ver, falar, direcionar e liderar pessoalmente os funcionários quase todos os dias, para ocasionalmente se conectar online, em teleconferências ou em reuniões Zoom, é algo significativo. Neste ponto, muitas organizações não planejam voltar aos seus escritórios ainda neste ano. Alguns até dizem que nunca mais voltarão.
Há menos contato pessoal. O gerente não entra mais em contato informal e descontraído com os funcionários na lanchonete ou no bebedouro. Quase todas as interações são planejadas. Antes o gerente, localizado nas proximidades, frequentemente observava os hábitos de trabalho dos funcionários, incluindo o horário em que chegavam e saíam do trabalho, e o que fizeram durante o dia, agora não há dados visuais. Isso exige um alto nível de confiança do supervisor, que deve possuir uma suposição sobre a forte ética de trabalho dos empregados e o compromisso de cumprir os objetivos da organização. Enquanto alguns trabalhos têm medidas internas de produtividade e desempenho, a grande maioria é mais incerta.
Liderar virtualmente requer conforto com a tecnologia das videochamadas, uma vez que elas exigem a configuração e a administração de alguns serviços, como Zoom, Webex, Ir para a reunião ou Equipes da Microsoft. Há um alto requisito para que o gerente e o subordinado pratiquem excelentes habilidades de comunicação. Se ambos estiverem inclinados a não compartilhar informações, isso adiciona a um desafio à liderança virtual. Há uma recompensa em ser adepto a comunicação escrita e oral.
Pesquisa da Zenger Folkman
Recebemos várias solicitações para fazermos uma pesquisa sobre o que os líderes podem fazer para gerenciar melhor os funcionários remotamente. Embora não seja extenso, realizamos um pequeno estudo para funções em TI. Isso envolveu comparar classificações de avaliação completa de líderes que trabalham remotamente e de seus 99 funcionários e com líderes com 119 funcionários que trabalharam no mesmo local físico com seus colegas. Os resultados foram bastante esclarecedores.
A gerência sênior antecipou que os funcionários remotos iriam ser mais críticos com seus supervisores e menos envolvidos em seu trabalho. Ironicamente, os resultados mostraram que aqueles que trabalharam remotamente deram a seus líderes classificações significativamente mais altas. Os funcionários dos líderes remotos estavam mais engajados em seu trabalho do que os funcionários dos gerentes presentes. Alguns podem argumentar que isso apenas ilustra a velha observação de que “a ausência faz o coração ficar mais afeiçoado”, mas pensamos que seja mais complicado do que isso. Comparando as médias estatísticas, descobrimos que havia uma diferença significativa entre os dois grupos.
O que os melhores líderes distantes fizeram de diferente
Analisamos os líderes que gerenciavam funcionários remotos e os comparamos com os líderes cuja classificação de eficácia da liderança estava acima de 50%. Queríamos identificar comportamentos que tornassem os melhores líderes mais produtivos ao trabalhar com funcionários remotos. Identificamos as principais habilidades que permitiram que os líderes tivessem mais sucesso ao comparar os dois grupos.
É importante notar que esta pesquisa foi realizada antes da pandemia mundial de Covid-19. Combinamos nossas descobertas de pesquisa com algumas outras observações atuais para criar uma lista atualizada dos comportamentos que acreditamos que melhor descrevem os líderes virtuais mais eficazes. E focamos como a pandemia alterou as práticas mais comuns da gerência e da liderança.
Nossas conclusões são apresentadas na forma de um checklist, que são lembretes valiosos e práticos, fáceis de se lembrar se você for uma pessoa ocupada ou complacente. Os pilotos voam com mais segurança quando usam uma lista de verificação ou checklist. Assim como os cirurgiões, que têm menor risco de causar infecção. Esta lista é uma série de perguntas que convidamos você a fazer a si mesmo de como liderar melhor. Suas respostas honestas o guiarão a áreas nas quais você essencialmente deve aprimorar no seu comportamento.