Emocionar-se não é algo que deve ser evitado no ambiente de trabalho; é uma característica que o torna poderoso.
Pessoas com maior sensibilidade são classificadas como as de melhor desempenho por seus gerentes. Segundo uma pesquisa do Google, equipes em que os líderes e membros se sentem livres e seguros para expressar suas emoções, medos e preocupações são mais inovadoras e produtivas.
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Além disso, ter consciência emocional pode também ser mais lucrativo. Pessoas com inteligência emocional mais alta ganham em média US$ 29 mil a mais do que pessoas com nível mais baixo.
Aproveitar essas habilidades e qualidades –sensibilidade emocional, profundidade e inteligência– pode torná-lo mais rico, feliz e eficaz em todos os aspectos.
Veja na galeria a seguir três dos mitos mais comuns sobre emoções na profissão e saiba a verdade por trás deles:
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Getty Images 1. As emoções não têm lugar no trabalho
Você já deve ter ouvido alguma variação dessa crença. Às vezes, será instruído a deixar de lado suas emoções. Ou diz a si mesmo que não quer parecer “muito emotivo” ao dar feedback a alguém, por exemplo.
No entanto, ignorar suas emoções é um erro. Existem inúmeras pesquisas psicológicas que apontam para o fato de que reprimir as emoções não ajuda o trabalho e pode, inclusive, causar um dano ainda maior.
A maneira mais fácil de imaginar a situação é tentar segurar uma bola debaixo d’água. Você está colocando toda a sua energia e esforço em controlá-la. E, com apenas uma mão livre, sua ação fica limitada.
Então, quando você afrouxa o aperto, o objeto vem voando para a superfície, espirrando água ao redor e acertando seu rosto.
Da mesma forma, reprimir reações emocionais pode ser exaustivo e desperdiça recursos mentais valiosos e energia que você poderia usar de outras maneiras. Também torna esses sentimentos negativos mais fortes e influentes. Mais importante ainda: tentar reprimir suas emoções negativas também tende a significar perder o acesso às positivas, como alegria, entusiasmo e conexão com as pessoas.
Fato: suas emoções são como mensageiros. Elas fornecem informações importantes sobre suas necessidades ou ações que podem ser tomadas. São sinais que indicam o que é importante para você. Elas são uma fonte valiosa de inteligência e percepção.
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Getty Images 2. As emoções ditam suas ações
Você já pode ter se sentido como se estivesse à mercê de seus sentimentos e não tivesse controle sobre eles. No entanto, o que esquecemos é que nossos sentimentos nem sempre dizem toda a verdade e podem não se encaixar na realidade.
Pense em seus dias de escola: você já teve aquela experiência em que fez uma prova e teve a certeza de que tirou uma nota baixa e só depois descobriu que, na verdade, você tinha ido bem?
Quando seus sentimentos estão mais intensos, como geralmente são no local de trabalho, você pode agir a partir de pensamentos e experiências passadas que distorcem sua capacidade de ver a situação com clareza. Suas ideias ficam confusas e você tem dificuldade em se manter focado nos fatos objetivos sobre a situação.
Fato: embora seja verdade que você não pode evitar como se sente e que suas experiências emocionais são sempre válidas, você pode controlar a maneira de reagir. Em outras palavras, os sentimentos não são fatos. Suas emoções são direções e não devem ser determinantes. Elas podem influenciar seu comportamento, mas não representam a situação por inteiro. É por isso que é realmente importante avaliar seus sentimentos de maneira objetiva e conter pensamentos negativos.
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Getty Images 3. Chorar vai arruinar sua carreira
Muitos de meus clientes são pessoas sensíveis que colocam muita pressão sobre si mesmos e temem que o choro acabe com sua reputação. Faz sentido porque, durante décadas, expressar emoções foi estigmatizado no local de trabalho. Mas manter o padrão de nunca se emocionar é irreal e, como já mencionado, também pode causar prejuízos.
Fato: demonstrar emoções constantemente não ajudará sua carreira, mas se sensibilizar durante reuniões ocasionais ou depois de receber feedback negativo não é tão prejudicial ao trabalho quanto se pode pensar. Cerca de 75% dos líderes executivos entrevistados em um estudo acreditam que chorar de vez em quando é normal.
Se você se emocionar, reconheça. Em geral, é melhor reconhecer sua reação do que tentar fingir que não aconteceu. Então, no momento, você pode dizer algo como: “Como você pode ver, estou me sentindo desgastado”, “Isso está me afetando muito. Você se importaria se eu saísse por um momento para pegar um pouco de água?” ou “Sei que tive uma forte reação enquanto conversávamos. Gostaria que você soubesse que realmente valorizo o feedback que você compartilhou comigo e estou trabalhando para implementá-lo.”
Você não precisa –e não deve– se desculpar por sua reação. É humano ter sentimentos e se emocionar. Mas o que te torna um grande líder é como você escolhe responder e agir quando essas emoções surgem. Se você assumir o controle de seus sentimentos e reações, isso irá transmitir força e confiança e as pessoas irão respeitar.
1. As emoções não têm lugar no trabalho
Você já deve ter ouvido alguma variação dessa crença. Às vezes, será instruído a deixar de lado suas emoções. Ou diz a si mesmo que não quer parecer “muito emotivo” ao dar feedback a alguém, por exemplo.
No entanto, ignorar suas emoções é um erro. Existem inúmeras pesquisas psicológicas que apontam para o fato de que reprimir as emoções não ajuda o trabalho e pode, inclusive, causar um dano ainda maior.
A maneira mais fácil de imaginar a situação é tentar segurar uma bola debaixo d’água. Você está colocando toda a sua energia e esforço em controlá-la. E, com apenas uma mão livre, sua ação fica limitada.
Então, quando você afrouxa o aperto, o objeto vem voando para a superfície, espirrando água ao redor e acertando seu rosto.
Da mesma forma, reprimir reações emocionais pode ser exaustivo e desperdiça recursos mentais valiosos e energia que você poderia usar de outras maneiras. Também torna esses sentimentos negativos mais fortes e influentes. Mais importante ainda: tentar reprimir suas emoções negativas também tende a significar perder o acesso às positivas, como alegria, entusiasmo e conexão com as pessoas.
Fato: suas emoções são como mensageiros. Elas fornecem informações importantes sobre suas necessidades ou ações que podem ser tomadas. São sinais que indicam o que é importante para você. Elas são uma fonte valiosa de inteligência e percepção.
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