O trabalho remoto veio para ficar, pelo menos no futuro próximo. Se você trabalha para uma grande empresa voltada ao atendimento de clientes – uma que tenha passado pela pandemia de uma maneira eficiente – o home office pode ser uma mudança bem-vinda. Claro, a transição de um escritório físico para um completamente virtual pode ter seus desafios, mas você provavelmente se sente encorajado pelas ações de liderança da sua empresa, e sabe que vai ser amparado, não importa de onde trabalhe.
Por outro lado, se a cultura da sua empresa for menos do que ideal, você pode sentir que os eventos tumultuados de 2020 exacerbaram problemas pré-existentes e que algo está errado. Se for este o caso, você pode estar em um ambiente de trabalho tóxico. E, dado que a economia sofreu um grande golpe, você pode se sentir preso e pensar que não há outros empregos disponíveis no momento.
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No entanto, a realidade é que muitas empresas estão contratando. E se você trabalha em algum lugar tóxico, provavelmente deve procurar um novo emprego. Porque, sinceramente, esse problema será difícil de resolver sozinho. Descobrir o que está errado e se é algo que pode ser mudado ajudará você a decidir qual deve ser seu próximo passo.
Não tem certeza do nível de sanidade do ambiente em que está? Veja, na galeria de fotos a seguir, 9 sinais sutis – e não tão sutis – de que você está trabalhando em um ambiente tóxico, ainda que remotamente:
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Getty Images 1. Você está sendo microgerenciado a ponto de perder o senso de autonomia
Ter um chefe que critica tudo o que você faz vai desmantelar sua confiança e diminuir sua capacidade de pensar por si mesmo. Em última análise, esse é um problema de controle e pode destruir o desempenho e a motivação dos funcionários. A menos que seu gerente esteja ciente desse comportamento, desejando mudá-lo e solicitando feedbacks regulares para ajudá-lo, isso será quase impossível de remediar.
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Getty Images 2. Seu gerente ou outros líderes são manipuladores, não apoiadores
Se alguém, alguma vez, já fez você sentir que não é bom o suficiente ou insinuou que você nunca encontrará um emprego melhor do que o atual, sob o pretexto de que está “tentando ajudar”, esta pessoa está manipulando você. Este é um fator decisivo e absoluto para você sair de onde está. Ninguém em seu local de trabalho – especialmente aqueles que deveriam orientá-lo e ajudá-lo a crescer — deve diminuí-lo.
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Getty Images 3. Há uma discrepância entre o que a liderança diz e o que ela realmente faz
Quando alguém lhe diz algo, você quer acreditar. Você confia que essa pessoa cumprirá sua palavra e que tem, em mente, os melhores interesses e boas intenções. Quando a ação não corresponde ao discurso, é um sinal flagrante de que não há respeito pela equipe e da incapacidade de crescer e mudar. Confie em mim: se as lideranças não estiverem empenhadas em fazer o trabalho interno necessário para mudar os padrões de comportamento profundamente arraigados, elas não mudarão – não importa quantas vezes digam que o farão.
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Getty Images 4. As pessoas fazem fofoca em vez de serem abertas e honestas
Praticar uma sinceridade radical é difícil, mas se você está realmente disposto a criar uma cultura onde os funcionários e a empresa possam prosperar, supere o desconforto e faça isso. Permitir que fofocas mesquinhas e obscuridades apodreçam seu local de trabalho é uma grande falha de liderança.
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Getty Images 5. A liderança não é totalmente transparente sobre o desempenho da empresa
Isso acontece porque, provavelmente, os líderes não confiam em seus funcionários, o que não é um bom sinal. Saber como a empresa está indo é fundamental para todos os membros da equipe – não apenas para que possam fazer bem seu trabalho, mas também para que não sejam surpreendidos se algo de repente piorar.
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Getty Images Estipule metas envolvendo diversidade
Gustavo Glasser comenta que, raramente, a representatividade nas corporações é tratada como um tema prioritário. A partir do momento que uma companhia traça objetivos consistentes sobre o tema, as mudanças possuem mais chances de se tornarem efetivas. “Após entender quais são os reais impasses, criar medidas objetivas é uma forma de transpor essa situação. É preciso focar nisso com a mesma preocupação que damos aos resultados financeiros, por exemplo.” Ele frisa que, nesses casos, quando os retornos não são positivos, toda a liderança busca otimizar os processos – e o caminho não deve ser diferente ao pensar na pauta LGBTQIA+.
Para Maira Reis, da camaleao.co, startup focada em soluções para empresas voltadas à diversidade LGBT+, a formação de um time diverso não é o fim e sim um dos processos para efetivar ações e projetos maiores. “Dentro do próprio movimento, há uma pluralidade de experiências. Quando a gente propõe isso em uma empresa, teremos outras perspectivas de inovação e resolução de conflitos.” Ela reforça que essas metas não são para causar disputa, mas para promover um ambiente com outras realidades.
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Getty Images #1. Tenha cuidado ao investir em uma pessoa emocionalmente indisponível
Perseguir um relacionamento com uma pessoa emocionalmente indisponível, seja romanticamente ou platonicamente, muitas vezes é forçar-se a uma dança de ‘perseguidor-distanciador’. Em um relacionamento assim, quanto mais você persegue a outra pessoa, buscando aprovação, intimidade e/ou conexão, mais ela pode se distanciar de você. Isso pode ser extremamente desgastante, pois leva a sentimentos persistentes de insatisfação, baixa autoestima e desconexão.
As pessoas tendem a supor que os homens são mais propensos a desempenhar o papel de distanciador, mas pesquisas publicadas na Sexual and Relationship Therapy mostram que não é incomum que as mulheres também pratiquem o distanciamento emocional. Independentemente disso, para um relacionamento prosperar, ambas as partes precisam estar investidas e dispostas a expressar e testemunhar as vulnerabilidades uma da outra.
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Getty Images 8. Há falta de empatia, especialmente em relação às crises atuais
Estamos passando por momentos desafiadores. E os eventos atuais são uma grande oportunidade para as empresas mostrarem quem realmente são. Se a liderança da sua organização – ou mesmo apenas seu gerente – não consegue entender a dura realidade dos tempos atuais e como essa situação pode afetar seus funcionários, classifique isso como uma grande falha de caráter. Muitas pessoas estão sofrendo agora, como pais que estão com os filhos em casa e aqueles que têm entes queridos que estão doentes ou que trabalham na linha de frente. Deve haver flexibilidade e suporte. Se não houver, comece a planejar sua saída.
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Getty Images 9. Explosões emocionais, gritos ou perda de controle são situações normais
Leve esse tipo de ambiente muito a sério. Evite-o a todo custo. Não ande, corra para um próximo trabalho.
1. Você está sendo microgerenciado a ponto de perder o senso de autonomia
Ter um chefe que critica tudo o que você faz vai desmantelar sua confiança e diminuir sua capacidade de pensar por si mesmo. Em última análise, esse é um problema de controle e pode destruir o desempenho e a motivação dos funcionários. A menos que seu gerente esteja ciente desse comportamento, desejando mudá-lo e solicitando feedbacks regulares para ajudá-lo, isso será quase impossível de remediar.
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