Em tempos de incerteza, é fácil se sentir sobrecarregado e estressado. E, com a pandemia, as pessoas não apenas estão com medo de contrair o coronavírus, mas também estão isoladas devido às regras de distanciamento social, que deixam a todos fisicamente separados de amigos, de familiares e de colegas de trabalho.
Em seu livro “Together: The Healing Power of Human Connection in a Sometimes Lonely World” (ou em tradução livre e sem edição em português, Juntos: O poder de cura da conexão humana em um mundo muitas vezes solitário), um dos cirurgiões gerais mais renomados dos Estados Unidos, Vivek Murthy, analisa a solidão como uma preocupação de saúde pública. Segundo Murthy, a sensação de estarmos isolados uns dos outros está na raiz de muitas de nossas outras doenças mentais e físicas. Ele lembra que somos criaturas sociais. E, nestes tempos difíceis, o caminho para que funcionários sejam mais felizes e saudáveis é, óbvio, a conexão humana.
LEIA MAIS: 3 dicas para conseguir estabelecer limites no trabalho
À medida que a pandemia se estende, gestores devem reconhecer o impacto emocional da pandemia em sua força de trabalho. Uma das melhores maneiras de combater os efeitos do isolamento social e da solidão é fomentar as conexões sociais em sua equipe.
A saúde social é considerada um pilar do bem-estar, uma vez que se relaciona com o quão confortavelmente podemos nos adaptar a situações sociais e a superar os desafios da vida. A saúde social é a capacidade dos indivíduos de estabelecer relações interpessoais saudáveis e gratificantes com outras pessoas, e esses relacionamentos podem ajudar a construir um forte sistema de apoio, para que possamos sair um pouco de nossas cabeças.
As relações de trabalho são essenciais para um ambiente profissional positivo e para o bem-estar dos funcionários. As atividades em equipe também oferecem uma oportunidade para os colaboradores relaxarem e se divertirem, o que reduz os níveis de estresse. Com muitos trabalhando em casa, a necessidade de permanecer conectado é mais importante (e mais desafiadora) do que nunca. Mas também significa que é o momento perfeito para ajudar a sua equipe a se conectar.
Veja na galeria de imagens a seguir 15 atividades divertidas para incentivar a boa saúde social entre os funcionários remotos:
-
Westend61/ Getty Images 1. Comemore eventos
Reúna-se uma vez por mês para comemorar ocasiões especiais, como aniversários, marcos e metas alcançadas da equipe. Surpreenda os funcionários com um presente que eles possam abrir na frente da equipe; até mesmo um pequeno item pode fazer um funcionário se sentir especial.
-
Djelic S/ Getty Images 2. Faça uma degustação de vinhos
Recrute um sommelier para sediar um evento de degustação de vinhos. Esses eventos são uma ótima maneira de aprender algo novo e descobrir vinhos únicos. Se seu orçamento permitir, envie as amostras de vinho para as casas dos funcionários remotos.
-
urbazon/ Getty Images 3. Cozinhe com a equipe
Pode ser via Zoom, o importante é compartilhar refeições. Cozinhar é uma excelente maneira de as pessoas se conectarem. Convide um chef para que funcionários prepararem uma refeição juntos. E, dependendo da hora do evento, você pode até convidar familiares para participar.
-
Daly and Newton/ Getty Images 4. Faça uma caça ao tesouro
Todo mundo adora uma boa caça ao tesouro. Forneça uma lista de cerca de 20 itens e atividades. Faça uma lista de metas e atividades possíveis de serem feitas em casa, ou até mesmo fora de casa, para começar uma divertida caça ao tesouro.
-
Anúncio publicitário -
Westend61/ Getty Images 5. Organize um almoço de aprendizado
Conecte sua equipe com um evento de almoço de aprendizado. Agende uma pausa para um almoço em vídeo com a equipe, e convide um apresentador para discutir dicas de alívio de estresse. Ao trazer um especialista, você capacita sua equipe com a oportunidade de mudarem suas vidas. Pode ser um instrutor de meditação certificado, um professor de ioga ou até mesmo um psicólogo.
-
Tetra Images/ Getty Images 6. Leve petiscos
Peça a todos que tragam petiscos e tira-gostos deliciosos antes de uma reunião. Durante a reunião, incentive os funcionários a compartilhar suas receitas favoritas com os colegas de trabalho. Peça a um moderador para acompanhar quem compartilhou e quem é o próximo.
-
Capuski/ Getty Images 7. Crie programas de bem-estar
Conecte sua equipe pelos benefícios de uma boa saúde física. Faça desafios de condicionamento físico para que os funcionários possam trabalhar em equipe. Uma rotina de step ou dança é o desafio mais fácil de fazer com que os funcionários experimentem. É ideal para todos os níveis de condicionamento físico e incentiva as pessoas a se afastarem de suas mesas.
-
Westend61/ Getty Images 8. Incentive a competitividade
Existem muitos joguinhos que você pode brincar online com sua equipe que exigem muito pouco, como atividades de perguntas e de curiosidades, bingo online, jogos de palavras e até mesmo charadas. Envie pequenos prêmios ou troféus para a equipe vencedora.
-
Jose Luis Pelaez Inc/ Getty Images 9. Ofereça um café
Use o amor universal pela cafeína como uma forma de construir amizades entre os funcionários. Um dia por semana, faça pares de funcionários para uma pausa virtual de café. Mantenha um limite de tempo máximo curto, por exemplo, 30 minutos a cada encontro escolhido aleatoriamente.
-
Westend61/ Getty Images 10. Realize um desafio culinário
Faça com que seus funcionários escolham aleatoriamente um ingrediente por mês e incentive as pessoas a compartilhar receitas ou pratos que prepararam usando aquele ingrediente específico. Distribua prêmios para os trabalhos mais criativos.
-
Nitat Termmee/ Getty Images Tenha uma válvula de escape
Pratique exercícios que ajudem no combate ao estresse, como ioga, meditação e outras técnicas de relaxamento para se concentrar mais no momento presente.
-
Westend61/ Getty Images 12. Faça um clube do livro virtual
Faça com que sua equipe vote em um livro para lerem juntos. Envie uma cópia física ou se certifique- de que eles tenham uma cópia digital no Kindle ou em outro dispositivo. Ler é ótimo para a mente e pode inspirar mudanças de bem-estar nos seus funcionários.
-
Getty Images Liberte-se
Permita-se a liberdade de ser imperfeito, como passar uma semana sem arrumar a cama ou encontrar um hobby que estimule o lado mais irracional, seja na pintura ou na dança.
-
Justin Paget/ Getty Images 14. Crie as “segundas-feiras de meditação”
Reservar alguns minutos de meditação todas as segundas-feiras (ou diariamente), para definir um tom mais calmo para o dia de trabalho, ajuda todos a se sentirem menos cansados e com mais controle sobre o que está por vir. Faça com que os funcionários fiquem sentados em silêncio, com os olhos fechados, enquanto se concentram na respiração profunda. Estudos de Harvard mostram que a meditação pode ajudar em uma série de problemas, incluindo ansiedade e depressão.
-
Westend61/ Getty Images 15. Promova interação
Peça aos funcionários que compartilhem e mostrem seus hobbies em uma apresentação ou que exibam seus escritórios ou seus lugares favoritos em suas casas. Faça uma captura de tela da equipe para compartilhar por e-mail depois. Inclua fatos interessantes ou divertidos para aqueles que perderam o evento.
1. Comemore eventos
Reúna-se uma vez por mês para comemorar ocasiões especiais, como aniversários, marcos e metas alcançadas da equipe. Surpreenda os funcionários com um presente que eles possam abrir na frente da equipe; até mesmo um pequeno item pode fazer um funcionário se sentir especial.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.