Você não precisa de um título para ser um líder e não precisa liderar uma equipe para realizar coisas notáveis. Nem todo mundo precisa ser, ou deveria ser, um líder de pessoas. E também não é preciso ter pessoas subordinadas a você para liderar.
Todos os exemplos que estou prestes a compartilhar vêm de líderes notáveis que entrevistei. Todos eles fizeram grandes coisas, sem gerenciar um grupo de pessoas.
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Eles se enquadram em cinco tipos principais de liderança: de mudança, de pessoas, de resultados, de serviço e de inovação. As empresas precisam de todos eles trabalhando juntos, mas não sei porque a maioria acredita que os líderes de pessoas são o único tipo digno do título de “líder”. Isso não poderia estar mais errado.
Quem é você como líder, realmente? A resposta não está em mudar quem você é, mas em revelar onde brilha mais. Ao revisar a descrição de cada tipo de liderança, veja se consegue reconhecer qual função é mais adequada para seu desempenho.
Veja os cinco tipos de liderança na galeria de imagens a seguir:
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People Images/ Getty Images 1. Liderança de mudança
Os líderes de mudança são estrategistas, otimizadores e eliminadores de obstáculos. Eles preferem grandes e complexas metas de negócios, que talvez não possam ser alcançadas por uma organização em seu estado atual e, assim, lideram uma transformação para que a meta se torne possível. Eles eliminam ineficiências e quebram barreiras que os outros não conseguem ver.
Kathy Tyra já trabalhou em uma empresa que vivia tendo problemas com estoque superlotados ou insuficientes. Kathy, agora vice-presidente de recursos do seu trabalho de imóveis e de uma empresa de tecnologia, decidiu que deveria haver uma maneira melhor de organizar as coisas. Ela trabalhou com os fornecedores para chegar a um plano para otimizar a entrega de materiais sem causar atrasos aos clientes e passou muito tempo pensando como isso funcionaria. Ela solicitou sugestões de colegas de trabalho, outros líderes, clientes e fornecedores e fez apresentações para comunicar a ideia. “Como usei um processo colaborativo, todos se sentiram responsáveis por tornar a implementação em um sucesso”, diz ela.
Sinais de que você é um líder de mudança:
• Você logo identifica melhorias que podem facilitar para seus clientes ou para sua equipe.
• Você adora ter uma meta exagerada e assim, altera as condições e a mentalidade da empresa que podem estar impedindo que a meta seja alcançada.
• Você tem paixão pela excelência e está sempre procurando uma maneira mais inteligente, rápida e eficiente de fazer as coisas.
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Getty Images 2. Liderança de pessoas
Os líderes de pessoas dedicam tempo para entender os outros, identificando seus pontos fortes e explorando o que os motiva. Eles edificam as pessoas e as ajudam a crescer. Eles também garantem que as pessoas certas estejam nas funções certas, e que todos trabalhem juntos como uma equipe, com foco em um objetivo comum.
“Nossa equipe tinha um projeto de tecnologia que era completamente novo para nós”, disse Ann Finkner, vice-presidente sênior e diretora administrativa da Farm Credit Services of America. Ela refletiu sobre a época em que ocupou um papel de colaboradora individual, e que a maioria das pessoas na sua equipe não sabia por onde começar ou mesmo o que precisava ser feito. Sem saber as respostas também, Ann se ofereceu para liderar o projeto em nome da equipe. O sucesso do projeto exigiu não apenas compreender a nova tecnologia, mas também educar e envolver seus colegas de equipe. “Tornou-se um catalisador para que minha carreira evoluísse para uma liderança de alto nível”, diz Ann.
Quando perguntei a Ann sobre as características que ela agora mais aprecia ver em aspirantes líderes em sua organização, ela descreveu como gostam habilmente de assumir riscos pessoais, com paciência e como gostam de trabalhos em equipe e de colaboração. Suas habilidades de destaque incluem ouvir, fazer boas perguntas e ser curioso.
Sinais de que você é um líder de pessoas:
• Você gosta de motivar, capacitar e desenvolver pessoas.
• Você dá crédito aos outros e reconhece pessoas que fazem um ótimo trabalho.
• Sua maior alegria é ver os outros terem sucesso.
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Thomas Barwick/ Getty Images 3. Liderança de resultados
Líderes de resultados são atraídos por metas audaciosas e fazem que for preciso para alcançá-las. Eles são ambiciosos, persistentes e tenazes “buscadores de objetivos”, que gostam de comemorar o sucesso e reconhecer os outros quando eles têm sucesso. Esse tipo de líder tem um talento especial para influenciar pessoas e reunir os outros em torno de um objetivo desafiador. “Eu sempre alcanço meu número”, diz um líder de resultados, mesmo se nunca esteve no comando de uma grande equipe, eles sabem como obter o apoio de toda a organização.
Alice Katwan é vice-presidente sênior de vendas para a Salesforce na América do Norte, mas sua primeira função de vendas foi na Montgomery Ward, uma grande varejista americana, onde vendia cortinas e persianas. Ela era a melhor vendedora de seu setor. Não importava que ela trabalhasse apenas meio período e ainda estivesse no ensino médio.
Alice adorava ser capaz de medir e monitorar seu desempenho. “Sempre gostei de saber onde estava situada o tempo todo. Pois, ninguém pode discutir com os números”, diz ela. Mais tarde, trabalhando para terminar a faculdade, Alice vendia torneiras e vasos sanitários para um fornecedor de cozinhas e banheiros, onde novamente foi a melhor vendedora. Seu trabalho voltado para resultados lhe dava a sensação de segurança no seu emprego. “Como superava minhas metas de vendas mensalmente, consegui me concentrar nos estudos em vez de me preocupar em fazer um bom trabalho.”
Sinais de que você é um líder em resultados:
• Você fica entusiasmado por ter metas claras, significativas e mensuráveis e por liberar o espírito competitivo nos outros.
• Você prospera em ambientes de trabalho competitivos.
• Quando confrontado com uma meta exigente que pode fazer os outros desmoronarem, você diz “apenas me veja trabalhar”.
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Ridofranz/ Getty Images 4. Liderança de serviço
Os líderes de serviço são movidos por uma determinação feroz em tornar a vida melhor ou mais fácil para as pessoas –sejam elas clientes, consumidores ou até mesmo a humanidade. Eles defendem produtos, serviços, soluções ou experiências que os clientes amam. Eles se vêem como parceiros, defensores e ativistas. Eles têm a incrível capacidade de se colocar no lugar de outra pessoa, pois desse modo, compreendem a situação e canalizam essa empatia em soluções e mudanças tangíveis. Os líderes de serviço são o tipo de liderança mais raro entre os que pesquisei. Nosso mundo precisa de mais pessoas como eles.
Liz Brenner, ex-vice-presidente de uma empresa de recursos humanos, considera o pensamento centrado no cliente um de seus valores essenciais mais arraigados. Anos atrás, Liz foi convidada a desenvolver uma estratégia de marketing digital unificada para os serviços de sua empresa. Cada serviço tinha sua própria pessoa ou equipe de marketing, e todos estavam debatendo qual projeto era mais importante. Liz então, apostou no cliente, pressionou sua equipe a ter uma visão mais holística e convenceu seu grupo a concordar. Liz afirma: “Frequentemente, ficamos tão envolvidos em nosso trabalho diário que perdemos de vista o panorama geral e a quem estamos tentando servir”. Ela passou a assumir papéis cada vez mais centrados no cliente, primeiro defendendo a causa dos clientes externos e, mais tarde, dos funcionários de sua empresa.
Sinais de que você é um líder de serviço:
• Você fica do lado de seus clientes, dá voz a eles e defende suas causas.
• Seus valores e missão pessoal ganham vida quando está trabalhando.
• Seu objetivo é defender os outros e ajudá-los a prosperar.
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Compassionate Eye Foundation/ Getty Images 5. Líderes de inovação
“Líderes de inovação são pessoas cujas opiniões são respeitadas e a quem os outros recorrem em suas áreas de expertise”, diz Denise Brosseau, autora do livro “Ready to Be a Thought Leader?” (em tradução livre, “Pronto para se tornar um líder de inovação?”, sem tradução em português). “Eles galvanizam e inspiram outras pessoas com ideias inovadoras e os ajudam a transformar essas ideias em mudanças sustentáveis”, diz. Eles constroem conhecimentos especializados e profundos em uma área pela qual são apaixonados. Eles trabalham para se manterem atualizados com os novos desenvolvimentos e contribuem com avanços revolucionários em seu campo, uma causa ou seu setor.
Nina Bhatti, é CEO da Kokko, empresa japonesa de tecnologia. No início de sua carreira como pesquisadora e tecnóloga, o CEO de sua empresa assinou um contrato com um cliente importante, prometendo inovações de ponta que nenhum outro fornecedor poderia oferecer. Mas havia apenas um problema. “Ninguém sabia o que isso significava e as pessoas estavam com medo”, diz Nina –que tem 24 patentes em seu nome e inventou o primeiro sistema de correspondência por cores para smartphones. Ela levantou a mão e pediu para liderar o projeto. Enquanto ouvia os clientes descreverem seus desafios, Nina percebeu que eles queriam mudar para o dispositivos móveis. Ela, então, passou a contribuir com novas tecnologias de computação móvel e a construir soluções inéditas.
Sinais de que você é um líder inovador:
• Você é apaixonado por sua área de especialização, tem sede de aprender e adora compartilhar seu conhecimento com outras pessoas.
• Você está sempre procurando maneiras de aplicar seu conhecimento para fazer a diferença.
• Você se realiza quando descobre um problema desafiador para resolver.
1. Liderança de mudança
Os líderes de mudança são estrategistas, otimizadores e eliminadores de obstáculos. Eles preferem grandes e complexas metas de negócios, que talvez não possam ser alcançadas por uma organização em seu estado atual e, assim, lideram uma transformação para que a meta se torne possível. Eles eliminam ineficiências e quebram barreiras que os outros não conseguem ver.
Kathy Tyra já trabalhou em uma empresa que vivia tendo problemas com estoque superlotados ou insuficientes. Kathy, agora vice-presidente de recursos do seu trabalho de imóveis e de uma empresa de tecnologia, decidiu que deveria haver uma maneira melhor de organizar as coisas. Ela trabalhou com os fornecedores para chegar a um plano para otimizar a entrega de materiais sem causar atrasos aos clientes e passou muito tempo pensando como isso funcionaria. Ela solicitou sugestões de colegas de trabalho, outros líderes, clientes e fornecedores e fez apresentações para comunicar a ideia. “Como usei um processo colaborativo, todos se sentiram responsáveis por tornar a implementação em um sucesso”, diz ela.
Sinais de que você é um líder de mudança:
• Você logo identifica melhorias que podem facilitar para seus clientes ou para sua equipe.
• Você adora ter uma meta exagerada e assim, altera as condições e a mentalidade da empresa que podem estar impedindo que a meta seja alcançada.
• Você tem paixão pela excelência e está sempre procurando uma maneira mais inteligente, rápida e eficiente de fazer as coisas.
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