Quando foi a última vez que você viu seu chefe? Já se foram os dias de ir ao escritório do seu superior para conversar ou colocar o papo em dia na sala de descanso ou na happy hour da empresa.
Em um ambiente de trabalho remoto, ficar fora de vista de seus superiores pode facilmente significar não ser lembrado.
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Não deixe isso acontecer com você!
Veja na galeria a seguir quatro estratégias para obter e manter a atenção de seu superior e fortalecer seu relacionamento com ele:
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damircudic/ Getty Images 1. Mantenha-se visível
Para chamar a atenção de seu chefe, Neen James, especialista em atenção e famoso palestrante, sugere que você “seja seu próprio publicitário. Toda sexta-feira, envie ao seu gerente uma lista de cinco pontos descrevendo suas realizações na semana.” Ou uma vez por mês, resuma suas realizações e como elas apoiaram e possibilitaram a obtenção de qualquer, todas ou algumas das metas de sua equipe e da empresa.
Se houver a opção de ir para o escritório —e você se sentir seguro fazendo isso—, Tom Gimbel, CEO da LaSalle Network, sugere que você vá e “mostre o seu desejo de fazer parte da empresa e da equipe. Existe uma tendência subconsciente quando se vê as mesmas pessoas com frequência. É difícil manter contato com pessoas que você não vê regularmente, como seus antigos amigos do colégio.”
Garanta que seu trabalho e seus resultados mantenham sua visibilidade e sejam vistos, mesmo quando você não estiver no escritório.
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Luis Alvarez/ Getty Images 2. Peça feedbacks
“Sua produtividade e resultados são determinados por seu chefe”, diz Gimbel. Um feedback específico em tempo real é uma das maneiras mais eficazes de garantir que seu trabalho esteja de acordo com as expectativas de seu superior.
No entanto, pedir feedback é difícil. Não importa quanta experiência você tenha, sua posição na empresa ou quão habilidoso você seja, é assustador. Todos nós suamos quando solicitamos e recebemos feedback. No entanto, o feedback é um dos métodos mais poderosos de que você dispõe para criar experiências de trabalho mais positivas e bem-sucedidas.
Para pedir feedback:
• Seja específico. Peça um tipo específico de feedback.
• Compartilhe um exemplo. Dê um exemplo do tipo de feedback que deseja receber.
• Explique. Peça à pessoa de quem você solicitou feedback para explicar o que você fez ou não fez.E peça feedbacks com frequência. Quanto mais você perguntar, mais rápido poderá mudar seu comportamento. Peça um retorno imediatamente depois de um resultado, desse jeito, você vai reduzir o tempo entre o evento e o feedback, pois a memória da pessoa ainda está fresca e você não sofrerá com história revisionista.
Não deixe sua carreira ser prejudicada por falta de conhecimento de seus chefes de seu trabalho ou por uma percepção imprecisa de seu desempenho.
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borchee/ Getty Images 3. Adapte sua comunicação às preferências de seu chefe
Quando a maioria das suas interações com o seu gerente é por e-mail e Zoom, é essencial que sua mensagem seja entendida. Adapte suas comunicações ao estilo do seu chefe para evitar mal-entendidos.
O estilo de trabalho do seu gerente é a maneira como ele pensa, organiza e conclui suas tarefas.
Em qualquer escritório, você encontrará quatro tipos de estilos de trabalho:
• Lógico, analítico e orientado por dados
• Organizado, focado no plano e orientado por detalhes
• Solidário, expressivo e emocionalmente orientado
• Estratégico, integrado e orientado por ideiasPara determinar o estilo de trabalho de seu chefe, pense nas seguintes questões:
• Ele se concentra de forma consistente nos detalhes do projeto, cronogramas e inclui etapas de ação em seus e-mails para você?
• Ele envia e-mails com apenas algumas palavras e mantém o foco nos objetivos da equipe?
• Ele gesticula e usa as mãos enquanto fala? Ou ele é mais controlado em seus movimentos?
• Ele fica perplexo quando você discute os detalhes do projeto e desvia a conversa para o brainstorming de novas ideias de projeto ou das implicações estratégicas do projeto atual?
• Ele constrói relacionamentos com habilidade e sabe onde todos da equipe foram nas últimas férias?Seu chefe lógico e analítico deseja que você se concentre nos dados e nos fatos. Seja breve, sucinto, claro e preciso. Pense em suas ideias com antecedência e apresente-as em um formato lógico. Em seus e-mails, seja direto.
Seu gerente organizado, focado no plano e orientado por detalhes deseja que você permaneça na trilha, apresente suas ideias de maneira sequencial e organizada e forneça cronogramas detalhados. Em seus e-mails, use marcadores para delinear seus pontos principais e indicar claramente as próximas etapas de ação e as datas importantes.
Seu chefe solidário, expressivo e emocionalmente orientado deseja que a conversa seja informal, aberta e calorosa e não tenha um interesse oculto. Eles quer saber quem está envolvido nos projetos e quer que os membros da equipe tenham a mesma consideração com os outros quando os planos estão sendo feitos. Em seus e-mails, inclua uma saudação e se conecte pessoalmente antes de fazer a transição para o tópico do e-mail.
Seu gerente estratégico deseja que você se comunique com o mínimo de detalhes, forneça o quadro geral com elementos visuais e metáforas e articule como o projeto se alinha com a estratégia da organização. Ele prefere uma visão geral e uma ampla estrutura conceitual, portanto, limite os detalhes.
E lembre: “Você é avaliado pela entrega de resultados”, diz Gimbel. Reveja a comunicação interna com o mesmo rigor que usaria para a comunicação externa. Erros de digitação, gírias e pensamentos incompletos minam sua marca e credibilidade.
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filadendron/ Getty Images 4. Eleve sua presença virtual
Já ultrapassamos o ponto neste novo mundo de trabalho em que cabeceira de cama e as nossas camisas amassadas já são trajes profissionais. É hora de elevar sua presença virtual.
Seu chefe e colegas “veem” você por vídeo. Imite os profissionais da televisão, como os apresentadores de TV, use cores sólidas, evite padrões ousados e simplifique o cabelo e a maquiagem.
Concentre-se na câmera, não nos rostos sorridentes de seus colegas. O contato visual direto é uma forma vital de reforçar seu ponto de vista e realçar sua presença executiva. Portanto olhe diretamente para o ponto preto da câmera.
Fale com uma voz forte e clara. Use uma voz um pouco mais alta do que o normal porque melhora a audibilidade. Não fique tentado a usar um tom de conversa se estiver usando um microfone externo ou interno. Mantenha uma voz clara como se você estivesse em uma grande sala de conferências. Como bônus, usar uma voz alta ajuda a evitar que você resmungue e fale muito rápido devido à quantidade de respirações necessárias. Desse jeito você vai garantir sua presença virtual.
1. Mantenha-se visível
Para chamar a atenção de seu chefe, Neen James, especialista em atenção e famoso palestrante, sugere que você “seja seu próprio publicitário. Toda sexta-feira, envie ao seu gerente uma lista de cinco pontos descrevendo suas realizações na semana.” Ou uma vez por mês, resuma suas realizações e como elas apoiaram e possibilitaram a obtenção de qualquer, todas ou algumas das metas de sua equipe e da empresa.
Se houver a opção de ir para o escritório —e você se sentir seguro fazendo isso—, Tom Gimbel, CEO da LaSalle Network, sugere que você vá e “mostre o seu desejo de fazer parte da empresa e da equipe. Existe uma tendência subconsciente quando se vê as mesmas pessoas com frequência. É difícil manter contato com pessoas que você não vê regularmente, como seus antigos amigos do colégio.”
Garanta que seu trabalho e seus resultados mantenham sua visibilidade e sejam vistos, mesmo quando você não estiver no escritório.
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