C-Suite: Diego Puerta assume Dell no Brasil, Paula Bellizia no Google & Muito Mais
Sofia Aguiar
14 de outubro de 2020
Divulgação
Diego Puerta é o novo líder da operação da Dell Technologies no Brasil
Um levantamento feito pelo LinkedIn, a principal rede social voltada ao mercado de trabalho, detectou 1.269 movimentações em cargos executivos no país entre março a agosto de 2020. Desse total, 80% se concentraram em setores que envolvem e-commerce e delivery – altamente impactados pela pandemia – e no mercado financeiro, que vive uma ebulição desde que as taxas de juros atingiram as mínimas históricas e desde o surgimento das fintechs.
Mais do que mudar a maneira como fazemos negócios, a Covid-19 interferiu na maneira de liderar. Nesse sentido, a visão estratégica se sobressai como elemento essencial no crescimento das companhias. Desde a criação de um novo portfólio de digitalização dos negócios até a realocação do time, uma gestão forte e experiente catalisa as novas oportunidades. Engana-se quem pensa que ter uma base de clientes torna o trabalho mais fácil para os novos líderes: fazer jus à expectativa do mercado e mostrar uma nova faceta da empresa de acordo com o “novo normal” será um divisor de águas.
Para acompanhar a movimentação nas grandes empresas em um momento tão singular, a Forbes estreia hoje (14) a coluna quinzenal C-Suite, que vai trazer o vai e vem dos executivos C-Level no Brasil e no mundo.
Nesta primeira edição, conversamos com Diego Puerta, novo líder da operação da Dell Technologies no Brasil, que assumiu o lugar de Luis Gonçalves, alçado em agosto ao ponto mais alto da companhia na América Latina. Puerta ingressou na empresa há 22 anos e, desde 2017, era vice-presidente do segmento de clientes finais e pequenas empresas, sendo o responsável por desenvolver novas rotas de mercado, incluindo marketplaces e vendas por aplicativo de mensagens instantâneas, bem como pela melhoria na experiência do cliente na dell.com. Em seu novo desafio, Puerta vai se reportar diretamente a Gonçalves. “Diego tem profundo conhecimento da operação e do mercado brasileiro, tendo sido parte fundamental de marcos importantes da história da marca no país, como no processo local de integração da Dell e EMC”, afirma o ex-líder.
Veja, a seguir, os principais momentos da entrevista com Diego Puerta e, na sequência, outros executivos que mudaram de função e/ou de empresa nos últimos dias:
Forbes Brasil: Você está assumindo a presidência da operação brasileira num momento complicado no mundo todo. Quais são seus principais objetivos para os próximos seis meses?
Diego Puerta: Certamente estamos passando por um dos momentos mais desafiadores da história, que cria uma pressão sem precedentes para a sociedade e acelera a necessidade de digitalização dos negócios, das relações e das transações em geral. Como líder local de uma das maiores empresas de TI do mundo cujo propósito é otimizar o progresso humano por meio da tecnologia, meu principal objetivo é, neste momento, reforçar ainda mais esse compromisso no Brasil, apoiando nossos clientes para que não só sobrevivam à crise mas para que também busquem oportunidades de saírem fortalecidos desse cenário. Para isso, vamos usar a combinação de nosso portfólio de soluções inovadoras e confiáveis e o conhecimento dos melhores profissionais do mercado que atuam hoje na companhia.
Vale lembrar que a tecnologia tem papel fundamental na recuperação econômica, especialmente em países como o Brasil, na medida em que a digitalização permite uma democratização do acesso da população a recursos e serviços essenciais e que possam criar mais oportunidades para as pessoas. Mas para que isso realmente seja convertido em benefícios para a sociedade e as empresas, é necessário fazer investimentos consistentes em soluções de infraestrutura que suportem esse aumento exponencial do tráfego de dados virtuais.
FB: Na sua opinião, a função de liderança mudou com a pandemia do novo coronavírus?
DP: Sem dúvida. Vários fatores afetaram os modelos de liderança. O mais claro deles foi que muitos líderes passaram, de um dia para outro, a gerenciar equipes totalmente remotas, o que exigiu novos processos e ferramentas tecnológicas para garantir uma comunicação eficiente e constante com as equipes. A visão de trabalho deixa de ser atrelada ao local e passa a ter um caráter de capacidade e qualidade de entrega. Líderes que foram capazes de construir relações de confiança e transparência com suas equipes, abrindo mão da microgestão de pessoas para se tornarem facilitadores de tomada de decisão, estimulando as equipes a focarem no que é possível controlar nesse cenário desafiador, são os que estão compreendendo a real função de um líder do futuro.
Outra mudança tem sido entender que o equilíbrio entre saúde e bem-estar dos colaboradores é essencial para a manutenção da produtividade. Times resilientes são mais capazes de inovar. Com a própria aceleração da transformação digital das empresas, que impacta diretamente o modelo de negócio da companhia e a tomada de decisão, os líderes precisam não só estimular a inovação em todas as áreas da companhia, como também devem estar abertos a empoderar as equipes a tomarem decisões rápidas e a errarem, se necessário, nesse processo de buscar caminhos diferentes.
FB: Qual é a sua principal meta como líder da operação brasileira?
DP: A Dell Technologies tem se preparado, ao longo dos anos, para ser protagonista nesse novo cenário de negócios ao oferecer soluções que ajudem as empresas a construir o caminho digital para que sejam bem-sucedidas. Assumo a operação brasileira da Dell em um patamar já muito elevado, com a companhia sendo líder nos mercados-chave em que atuamos, de PCs comerciais a soluções de storage e hiperconvergência. Meu papel é dar continuidade a essa história de 21 anos de sucesso em terras brasileiras, consolidando a credibilidade e a solidez da marca e colocando a operação da Dell Technologies no Brasil como referência mundial de excelência operacional e experiência do cliente.
Veja, na galeria a seguir, outros 16 executivos C-Level que assumiram novos desafios: