C-Suite: Priscila Camara é a nova VP de care chemicals para América do Sul da BASF & Muito Mais
Sofia Aguiar
28 de outubro de 2020
Divulgação
Priscila Camara assume como nova vice-presidente de care chemicals para América do Sul da BASF
Nesta segunda edição, o C-Suite – coluna quinzenal que reúne as movimentações dos executivos C-level do Brasil e do mundo – traz novas mudanças no alto escalão da BASF. Com forte atuação na América do Sul partir do Brasil, a gigante alemã aposta num time de vice-presidentes formado apenas por mulheres.
Já na IBM, Tonny Martins – que está na companhia há 28 anos e tinha função restrita ao território nacional – foi alçado ao cargo de gerente geral para América Latina, com a responsabilidade de acelerar a transformação digital das empresas latino-americanas, com foco em duas áreas críticas: open hybrid cloud e inteligência artificial.
O KAYAK, parte da Booking Holdings e um dos principais mecanismos de busca de viagens do mundo, com mais de 6 bilhões de consultas por ano, também anunciou nova estrutura com enfoque no Brasil e na América Latina, com duas movimentações: Carolina Montenegro assume como diretora geral LATAM e Eduardo Fleury passa a ocupar a diretoria de AD Sales para a região.
A última quinzena também trouxe novos ares à BB Seguridade, braço de seguros, previdência e capitalização do Banco do Brasil. O então presidente Bernardo Rothe, que assumiu o cargo em janeiro de 2019, renunciou em 15 de outubro para se tornar vice-presidente de negócios no atacado do Banco do Brasil. Para substituí-lo, a empresa nomeu Reinaldo Kazufumi Yokoyama, diretor comercial e de marketing, como diretor-presidente interino até a eleição e posse do novo titular do cargo. Yokoyama passa a acumular as duas funções. No dia 23 de outubro, o Conselho de Administração elegeu Marcio Ferreira para a função de presidente. Ele vai finalizar o mandato até 2021.
Na onda da renovação do time executivo, a L’Oréal também anunciou uma nova governança e um plano de sucessão, com a escolha de Nicolas Hieronimus para substituir o CEO Jean-Paul Agon, de 65 anos, a partir de maio de 2021.
Nesta edição, conversamos com Priscila Camara, que assumiu a vice-presidência de care chemicals para a América do Sul da BASF, em substituição à Tatiana Kalman, nova vice-presidente sênior de químicos de performance para as Américas da empresa.
Priscila iniciou sua trajetória na BASF como trainee há mais de 22 anos e trabalhou durante três anos e meio na sede da companhia em Ludwigshafen, na Alemanha. Como vice-presidente na divisão de care chemicals, que reúne produtos cosméticos e insumos para a indústria de limpeza e de tecnologia de formulação, a executiva pretende reforçar a marca na região latino-americana. “Os negócios de care chemicals têm tido uma relevância maior por conta do aumento dos cuidados com a limpeza doméstica e industrial. Estamos atentos a novos desafios e oportunidades, contando com uma equipe coesa e inovadora”, diz.
Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista com Priscila Camara:
Forbes Brasil: Você assume a vice-presidência de care chemicals em um contexto de boom de produtos de cuidado pessoal e limpeza. Qual estratégia para que essa tendência de consumo permaneça e até aumente, mesmo com o fim do distanciamento social?
Priscila Camara: Realmente houve um aumento expressivo, tanto para produtos de limpeza doméstica, como os de higiene pessoal, que fazem parte da rotina de cuidados no enfrentamento da crise. Continuaremos com a plataforma digital We Care, que disponibiliza formulações e matérias-primas essenciais para o combate ao coronavírus, permitindo o acesso aos pequenos e médios fabricantes em todo o país. A simplificação e a digitalização, que já havíamos iniciado há anos na BASF, garantiu a agilidade que precisávamos para adaptar e manter a operação sem perder a capacidade de inovar.
O caminho da digitalização, inovação, cocriação e sustentabilidade são pilares da nossa estratégia. Temos, em São Paulo, o Centro de Experiências Científicas e Digitais, que promove um ambiente colaborativo onde funcionam os laboratórios de aplicação e desenvolvimento dos negócios de cuidados pessoais e de limpeza doméstica, institucional e industrial da BASF. A estrutura está equipada para desenvolver soluções e realizar testes de performance, ampliando as oportunidades de cocriação e oferecendo parcerias exclusivas no desenvolvimento de soluções inovadoras. Compartilhamos tendências de mercado, sempre alinhados às necessidades dos consumidores da região, permitindo o sucesso dos nossos clientes.
Atualmente, somos a maior fornecedora de matérias-primas para cuidados pessoais aprovadas para os produtos cosméticos naturais, veganos e orgânicos, conforme os padrões das normas internacionais, e oferecemos uma plataforma de produtos que atendem a demanda por produtos de limpeza com formulações mais naturais, de origem vegetal e que permitem o uso do selo ecolabel – atendendo a tendência da busca por produtos que causam menos impacto no meio ambiente e que garantam qualidade de vida.
FB: De que forma as novas prioridades de consumo mudam a liderança e o modelo de gestão com o cliente?
PC: Elas reforçam a importância de participar ativamente de iniciativas colaborativas, de criar ecossistema de inovação, conectando empresas, startups e entidades parceiras, identificando demandas, tendências e potenciais soluções. Temos a oportunidade para inovar, estabelecer novos padrões de desenvolvimento sustentável e colaborar com a sociedade. Na BASF, nós criamos química para um futuro sustentável. A partir dessa visão é possível entender que, somente juntos, criaremos um futuro mais sustentável. Nós chamamos de Jeito E, que nos inspira a sermos mais produtivos e sustentáveis.
FB: Qual é a sua principal meta como vice-presidente?
PC: Continuar crescendo na região, reforçando os propósitos da BASF de contribuir para um mundo mais sustentável e promovendo um impacto positivo para a sociedade e para o meio ambiente. Quero trabalhar conectada com os nossos clientes e as equipes para continuar promovendo a diversidade em um ambiente de trabalho inspirador, cuidando de pessoas e antecipando demandas de mercado para seguir inovando de forma assertiva para inspirar e oferecer as melhores soluções.
Veja, na galeria a seguir, outros 23 executivos C-Level que assumiram novos desafios na última quinzena: