Como desenvolver sua inteligência emocional em seis passos
Forbes Coaches Council/Palena Neale
4 de dezembro de 2020
Westend61/ Getty Images
Atualmente, empregadores tendem a valorizar mais essas habilidades do que qualquer outra competência acadêmica
Navegar por todos os efeitos psicológicos, físicos e econômicos da pandemia é muito complicado e evoca uma série de emoções diferentes. Dessa forma, a inteligência emocional hoje em dia é mais necessária do que nunca.
A IE, sigla para inteligência emocional, é a capacidade de perceber, identificar, compreender e gerenciar nossos próprios sentimentos e emoções e os dos outros, também. Ela incorpora autocontrole, habilidades sociais, relacionamentos, comunicação e a influência ou motivação que damos a outras pessoas –todas excelentes habilidades para o sucesso pessoal e profissional.
Daniel Goleman, jornalista científico e escritor do best seller “Inteligência Emocional: A Teoria Revolucionária que Redefine o Que É Ser Inteligente”, apresenta uma estrutura de IE que inclui quatro competências interconectadas para desenvolver sua inteligência emocional:
Autoconsciência: Ser capaz de reconhecer as maneiras pelas quais suas emoções afetam seu comportamento e como você interage com outras pessoas.
Autogestão: assumir o controle das emoções, para ter equilíbrio.
Consciência social: Ser capaz de compreender o seu entorno social, inferindo os sentimentos de outras pessoas também.
Gestão de relacionamento: capacidade de se comunicar com eficácia, se relacionar com as pessoas e interagir bem, de forma a extrair o melhor das pessoas.
Pessoas emocionalmente inteligentes não são tão estressadas e ansiosas como as outras. Na minha experiência, eles geralmente são mais felizes e têm uma melhor estabilidade emocional, saúde mental e bem-estar físico.
Também vi como as pessoas emocionalmente inteligentes têm relacionamentos melhores e mais fortes em todos os lugares, seja com parceiros, amigos, colegas de trabalho, parentes ou qualquer pessoa que conheçam ou encontrem rotineiramente.
Certas qualidades da IE estão entre as dez principais habilidades vitais para a força de trabalho do futuro, conforme definido pelo Fórum Econômico Mundial. Além disso, 71% dos gerentes de contratação dizem que valorizam alto IE em vez de alto QI.
Como muitos líderes, pessoas emocionalmente inteligentes são comprovadamente mais eficazes no seu trabalho. A pesquisa também diz que, em termos de desempenho, o IE é mais importante do que o QI quando pessoas com formações acadêmicas equivalentes –por exemplo, MBAs– são comparadas.
A inteligência emocional é uma habilidade que pode ser aprendida, então, você pode desenvolvê-la em sua vida pessoal e profissional.
Se você entendeu os pontos acima sobre o que é a IE e como ela é importante para sua vida pessoal e profissional, vai ser fácil aprender as ferramentas necessárias. Veja na galeria abaixo como desenvolver sua inteligência emocional: