4 desafios para trabalhadores remotos da Geração Z

5 de fevereiro de 2021
Reprodução/Forbes

Tédio, problemas com saúde mental e desenvolvimento de competências são algumas dos empecilhos da geração Z

O home office foi uma grande mudança para a força de trabalho, mas você pode supor que foi mais fácil para algumas gerações do que para outras. A Geração Z, nativa da tecnologia, por exemplo, deve ter se adaptado muito mais rápido, certo?

Errado.

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De acordo com um novo estudo da Ten Spot, a Geração Z enfrentou enormes desafios na transição para o trabalho em casa, especialmente em produtividade, tédio, saúde mental e desenvolvimento de habilidades. Apenas 13% dizem que não enfrentam desafios e adoram o home office.

Os empregadores podem desempenhar um papel essencial em como superar esses desafios, mas isso exigirá o uso cuidadoso de recursos para otimizar a contribuição da Geração Z em um espaço de trabalho virtual. Recentemente, entrei em contato com Sammy Courtright, cofundadora e diretora de marca da Ten Spot, para discutir os dados e as medidas práticas que os contratantes podem tomar para apoiar seu grupo geracional mais jovem. Veja, na galeria de imagens abaixo, as dicas:

Desafio da produtividade Segundo a pesquisa, 54% dos trabalhadores da Geração Z relatam ser menos produtivos quando trabalham em casa. Distrações são um fator. “A pandemia começou com pessoas trabalhando em sofás ou camas, o que foi divertido nos primeiros 30 dias”, diz Sammy. Mas isso mudou rapidamente à medida que a realidade de uma longa temporada de trabalho remoto foi se estabelecendo. Claramente, os empregadores não podem controlar o nível de distrações no espaço de trabalho doméstico de um funcionário, mas podem ajudar com o básico. “Pode parecer óbvio, mas os empregadores precisam garantir que seus funcionários tenham um escritório doméstico decente”, comenta a especialista. “Uma mesa, mouse, teclado ou monitor pode ter um impacto considerável na produtividade.” Outro ponto é o gerenciamento e a estrutura do tempo --habilidades que podem ser ensinadas. “Para alguns trabalhadores da Geração Z, esta pode ser sua primeira experiência profissional após a faculdade --e eles podem precisar de alguma orientação sobre como estruturar seus dias para maximizar o desempenho”, aconselha. “Os gerentes precisam considerar uma abordagem mais prática e parte do treinamento para o trabalho deve incluir dicas sobre como organizar os horários.” Finalmente, os gerentes devem reconsiderar a frequência de seus check-ins com os trabalhadores da Geração Z. “Os levantamentos semanais podem aumentar para check-ins diários para melhorar a conexão”. Conclusão: certifique-se de que os funcionários mais jovens tenham o que precisam para trabalhar em casa, oriente-os na estruturação de seus dias para serem produtivos e aumente a frequência de checagem.more
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Desafio da saúde mental De acordo com a pesquisa, saúde mental e bem-estar são uma grande preocupação para a Geração Z --e o tópico que eles mais solicitam para eventos virtuais patrocinados pela empresa. Sammy observa que essa é a geração mais solitária, um fato que impacta seu bem-estar emocional e físico. A mídia social pode desempenhar um papel nos desafios de saúde mental. “Enquanto os millennials lideram os avanços na adoção de tecnologia e mídia social, a Geração Z é o primeiro grupo a realmente crescer tendo isso como parte de suas vidas cotidianas”, diz Sammy. “Essa é a geração que está aberta e buscando ajuda com saúde mental e bem-estar. Portanto, esses trabalhadores podem estar mais conscientes e buscar ativamente maneiras de melhorar seu bem-estar.” Os empregadores podem ajudar nesta área. “Uma das melhores coisas que os empregadores podem fazer por todos os seus trabalhadores é abraçar a necessidade e o valor da saúde mental e trabalhar para remover o estigma em torno disso”, comenta. “Além disso, fornecer um sistema de suporte de benefícios para a saúde mental --de aplicativos de meditação a terapia online e presencial e treinamento sobre gerenciamento de estresse e ansiedade no local de trabalho e pessoal-- é essencial.” Mas talvez, o mais importante, os empregadores precisam estar abertos para ouvir e abordar os funcionários que lutam com empatia. Conclusão: ofereça recursos significativos de ajuda psicológica aos seus funcionários, com foco na remoção do estigma em torno dessa luta generalizada.more
Desafio do desenvolvimento de habilidades Para superar seus desafios de trabalho remoto, a chamada Gen-Z indicou mais interesse em serviços de entrega de refeições do que em mentoria ou cursos de aprendizagem profissional. Ao mesmo tempo, 59% classificaram o aprendizado de novas habilidades como o principal benefício de trabalhar em casa. Sammy explica essa aparente discrepância com o fator financeiro. “Neste estágio de suas carreiras, a Geração Z normalmente ocupa cargos de nível básico, com salários mais baixos”, diz. “Para muitos, os lanches e refeições grátis influenciam seu orçamento alimentar.” O desenvolvimento de habilidades ainda é importante para a Geração Z --mas em seus termos. “Eles querem autonomia quando se trata de aprendizagem”, observa a diretora. “Esses são funcionários que cresceram aprendendo coisas com os vídeos do YouTube, programas de TV no Netflix e recomendações de compras feitas sob medida para eles pela Amazon.” Como resultado, eles estão acostumados a experiências personalizadas, que podem acessar sob demanda. Conclusão: considere as opções flexíveis de desenvolvimento de habilidades que fazem sentido para sua organização e dê aos funcionários o máximo de autonomia possível para buscar seu próprio crescimento (oferecer alguns lanches e refeições grátis ao longo do caminho também não fará mal).more

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