5 passos para potencializar o seu currículo

Saiba como destacar suas competências e ter mais chances durante um processo de seleção.

Rebecca Henninger
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Reprodução/Forbes
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Personalizar seu currículo com as melhores informações e estabelecer um networking são elementos essenciais

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A maioria dos candidatos a emprego com quem falo se mostra confusa, frustrada e sente necessidade de adaptar seu currículo a cada nova vaga que surge. Isso lhe parece familiar?

Você gastou horas (ou investiu um bom dinheiro) para criar o currículo perfeito. Então, encontra uma vaga para a qual se sente muito qualificado. Na sequência, perde meia hora carregando as informações no sistema da empresa e…. nada acontece.

LEIA MAIS: 4 razões pelas quais um recrutador vê seu LinkedIn e não entra em contato

Provavelmente, você foi ocultado pelo sistema de rastreamento de candidatos (ATS) ou a vaga já foi preenchida por alguém de outro departamento da própria empresa ou por um candidato indicado.

Embora os números variem, um artigo da empresa de software e dados PayScale, revelou que cerca de 80% das vagas são preenchidas por meio de referência interna.

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Quando você está se candidatando a empregos online, esse é o grande desafio. Existem centenas, senão milhares, de pessoas tentando as mesmas posições.

Frequentemente, um dos principais problemas que os candidatos a emprego experientes enfrentam é que eles lidam com suposições antigas, usando uma estrutura ou entendimento que funcionou no passado, mas não evoluiu e se modernizou conforme as mudanças no mercado de trabalho.

Veja, na galeria de imagens a seguir, algumas dicas de como melhorar seu currículo:

  • 1. Personalize o título

    O título é a primeira coisa que um recrutador vê ao examinar o seu currículo. Por isso, não é apenas importante que ele se destaque, mas também que esteja intimamente alinhado ao público-alvo.

    O primeiro item que deve ser incluído no título é o cargo almejado – e não aquele que você tem. Isso alerta rapidamente o responsável pelo RH sobre suas intenções e impede que você ignorado. Isso também é altamente eficiente nos casos do rastreamento ATS.

    Agora que você adicionou o título, inclua as três principais palavras-chave de habilidade (alinhadas com a vaga).

    Por exemplo: Gerente de Marketing | Mapeamento da Jornada do Cliente | Transformação da Experiência do Cliente | Excelência na Integração

    Reprodução/Forbes
  • 2. Descreva com eficácia suas habilidades

    O campo reservado para competências é um ótimo lugar para concentrar os esforços de personalização, não apenas para garantir que as palavras-chave corretas sejam representadas, mas também que elas sejam agrupadas e priorizadas de acordo com seu objetivo.

    Um dos motivos pelos quais dividimos as informações dos currículos em partes digeríveis e seções estruturadas é ajudar a organizá-las, removendo obstáculos.

    Agrupar habilidades e avaliar seus principais pontos fortes no canto superior direito, para onde os olhos do recrutador vão naturalmente, é uma ótima maneira de aumentar sua relevância.

    Thianchai Sitthikongsak/Getty Images
  • 3. Alinhe sua experiência e realizações com a função

    Reordenar os bullets para priorizar aqueles que estão mais alinhados ao anúncio de emprego também é uma ótima maneira de tornar seu currículo mais impactante.

    Além disso, reunir palavras-chave ajuda muito. Se você estiver tendo problemas para identificar quais são as mais importantes, tente copiá-las e colá-las em um bolo de várias palavras. As maiores são as mais relevantes.

    Em seguida, analise cuidadosamente seu currículo para identificar oportunidades de fornecer exemplos contextuais e quantificados de como você demonstra os domínios que citou.

    Getty Images
  • 4. Priorize posições

    Todo esse processo de personalização deve levar 30 minutos ou menos, mas é essencial que você faça isso para maximizar a eficácia da sua busca.

    Qualquer trabalho que se adeque a você e seja semelhante ao seu histórico deve receber um olhar cuidadoso. Use todas as etapas descritas acima para ter certeza de que seu currículo reflete a função o mais fielmente possível.

    Além disso, gaste algum tempo dando uma olhada nas redes sociais e faça investigações na internet. Se chegar à conclusão de que será algo do tipo “mandar para ver o que acontece”, gaste seu tempo com outras vagas.

    MoMo Productions/Getty Images
  • 5. Não dependa exclusivamente de sites online

    Lembre-se de que, por melhor que seja o seu currículo, existem milhares de outras pessoas competindo com você pela mesma posição. A probabilidade de que elas simplesmente tenham mais qualificações é alta, então você precisa pensar fora da caixa. Networking não significa apenas contar com as pessoas que você já conhece.

    Normalmente, as pessoas dependem de recrutadores com quem trabalharam, amigos, familiares e colegas atuais/anteriores. Isso é ótimo, mas não é o suficiente!

    Seja estratégico: concentre-se nos gerentes de recursos humanos das empresas nas quais deseja trabalhar. Peça conselhos e recomendações, não empregos ou entrevistas. É a natureza humana básica e funciona.

    Comece criando uma estratégia para a abordagem. Pesquise no LinkedIn ou em outra rede contatos em funções de contratação em suas empresas-alvo. Você pode enviar algo assim: “Olá. [Nome] sugeriu que eu entrasse em contato com você como um contato em potencial com experiência em [campo]. Espero que você não se importe com isso! Um [cargo/função] com [número] de anos de experiência [no setor], estou realmente interessado em aprender sobre [algo que você sabe sobre o contato ou a empresa] e adoraria saber mais sobre sua jornada. Podemos conversar rapidamente?”.

    Nitchakul Sangpetch EyeEm/GettyImages

1. Personalize o título

O título é a primeira coisa que um recrutador vê ao examinar o seu currículo. Por isso, não é apenas importante que ele se destaque, mas também que esteja intimamente alinhado ao público-alvo.

O primeiro item que deve ser incluído no título é o cargo almejado – e não aquele que você tem. Isso alerta rapidamente o responsável pelo RH sobre suas intenções e impede que você ignorado. Isso também é altamente eficiente nos casos do rastreamento ATS.

Agora que você adicionou o título, inclua as três principais palavras-chave de habilidade (alinhadas com a vaga).

Por exemplo: Gerente de Marketing | Mapeamento da Jornada do Cliente | Transformação da Experiência do Cliente | Excelência na Integração

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