C-Suite: Renata Vilanova Lobo é a nova head de produtos para América Latina do J.P. Morgan

5 de maio de 2021

Divulgação

Renata Vilanova Lobo [foto], nova head de produtos para América Latina do J.P. Morgan, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo

O C-Suite desta quinzena traz movimentações de executivos em várias áreas, com destaque para o setor de energia. O conselho de administração da Eletrobras anunciou Rodrigo Limp como novo CEO em substituição a Wilson Ferreira Jr., que renunciou ao cargo e, na sequência, assumiu a presidência da BR Distribuidora.

Já a AES Brasil elegeu Alessandro Gregori como vice-presidente de finanças e relações com investidores, enquanto na Aeris Energy, Bruno Vilela Cunha foi escolhido como o novo CEO da companhia. 

LEIA MAIS: C-Suite: Fernando Montovani é o novo diretor geral da Robert Half para América do Sul

No mercado de tecnologia, a Canon do Brasil anunciou Masahiro Sato como novo presidente e CEO. O executivo substitui Masaharu Choki, que está de malas prontas para o Japão para atuar na Canon Inc. Na empresa de aluguel de veículos Localiza, Bruno Lasansky assume como novo presidente-executivo no lugar de Eugênio Mattar, que passa a ser presidente-executivo do conselho.

Nesta edição, o C-Suite conversou com Renata Vilanova Lobo, nova head de produtos para América Latina do J.P. Morgan, uma das maiores empresas de serviços financeiros do mundo. Com mais de 10 anos de experiência só na companhia, a executiva também é a atual head de pagamentos por atacado e treasury services de vendas para o Brasil.

Leia, a seguir, os planos da executiva na nova posição:

Forbes: Como as novas tendências em serviços financeiros, com a adoção da tecnologia, impactam as instituições mais tradicionais do setor?

Renata Vilanova Lobo: Cerca de 50% dos nossos clientes identificaram a aceleração de sua transformação digital como prioridade para os próximos 12 meses, com líderes priorizando iniciativas desse tipo. A maioria está focada em eliminar processos antigos manuais com automação, visibilidade incremental (incremental visibility), informações em tempo real e processamento também em tempo real, mas sem perder o foco na reformulação do core business para que haja mudanças significativas no modelo de negócio.

Por causa dessas prioridades, estamos vendo dois grandes desenvolvimentos. O primeiro está ligado a modelos de negócios existentes que ganharão mais terreno, como receita recorrente, estratégia D2C (direct-to-consumer) e os padrões de plataformas e ecossistemas que agora estão crescendo rapidamente na América Latina. Em seguida, com a explosão do e-commerce, novos modelos provavelmente aumentarão em breve: o comércio contextual (contextual commerce) sob a forma de pagamentos por voz, o e-commerce social e a internet das coisas, e o modelo de economia compartilhada, especialmente nas principais regiões de crescimento.

A tecnologia mudou o comportamento dos indivíduos que buscam por conta própria novos serviços financeiros alinhados com a transformação tecnológica. As instituições financeiras tradicionais devem adaptar rapidamente sua capacidade de fornecer soluções de valor agregado que possam ajudar os clientes a executar com sucesso tais mudanças de modelo de negócio.

F: Nesse cenário de crise sanitária e isolamento social, vocês fizeram mudanças no atendimento aos clientes?

RVL: Com a pandemia, prestadores de serviços e clientes tiveram que se adaptar a essa nova realidade ao mesmo tempo, aprendendo uns com os outros. A tecnologia foi fundamental para nos permitir continuar perto de nossos clientes no dia a dia, até mesmo auxiliando-os durante sua transição para o modo “working from home”.

Inteligência artificial aplicada para entender melhor o comportamento do cliente também foi um aspecto relevante que nos permitiu identificar prontamente os desafios desses consumidores à medida que eles enfrentavam as mudanças. Mais de um ano depois, estamos mais próximos de nossos clientes, nos reunindo virtualmente com mais frequência e reforçando que nosso apoio pode ser proporcionado com excelência a qualquer momento, em qualquer lugar e ainda com um contato personalizado.

VEJA TAMBÉM: C-Suite: Milena Palumbo é nova CEO da GL events no Brasil

F: O que você espera entregar nos primeiros seis meses como head de produtos para a América Latina?

RVL: Globalmente, o J.P. Morgan vem investindo fortemente em tecnologia disruptiva há muitos anos. Agora é a hora de experimentar os benefícios provenientes de novas soluções com maior eficiência e melhor experiência do cliente.

Estamos trazendo aos clientes da América Latina soluções baseadas em shared ledgers (registros distribuídos) seguros que podem simplificar a troca de informações, para transformar como o dinheiro e os dados se movem. O Liink é uma rede de production grade, escalonável e peer to peer baseada em blockchain, pela qual forneceremos novos serviços aos nossos clientes, como a capacidade de realizar automaticamente a validação de uma conta global aproveitando a rede com mais de 50 dos maiores bancos do mundo conectados.

Outros produtos e serviços digitais continuarão a ser o foco, incluindo soluções de conta virtual, funcionalidades aprimoradas de carteira digital e soluções baseadas em API.  Os pagamentos em tempo real são uma prioridade fundamental no Brasil e no México, juntamente com o open banking para serviços de valor agregado. Paralelamente, planejamos lançar eminentemente soluções locais de gestão de caixa na Colômbia, enquanto continuamos investindo no aprimoramento de nossos meios de pagamentos e recebíveis no Chile e na Argentina.

Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias:

EB Capital cria posição de chief purpose partner e nomeia Tarcila Ursini para o cargo A EB Capital, gestora de investimentos, anunciou a chegada de Tarcila Ursini para o cargo de chief purpose partner, posição praticamente inédita no Brasil. A executiva terá como missão contribuir para pautas relacionadas à estratégia de sustentabilidade, equilibrando lucro e o bem-estar da sociedade. Tarsila é economista pela FEA-USP, advogada pela PUC/SP e mestre em desenvolvimento e direito pela Kings College London. Atualmente, atua como conselheira de administração no Grupo Korin e na Agrogalaxy SA, onde também integra o comitê de sustentabilidade e o comitê de pessoas. É, ainda, integrante de comitês no Grupo Simpar SA/Movida SA e Grupo Baumgart. more
Augusto Neves assume a diretoria de gente e gestão da Serede/ Rede Conecta, do Grupo OI Augusto Neves é o novo diretor da área de gente e gestão da Serede/ Rede Conecta, empresas do grupo Oi focadas na prestação de serviços de implementação e manutenção em redes de telecomunicações. O profissional tem mais de 20 anos de atuação na área de RH e chega à companhia com a missão de aprimorar os processos de gestão. Com ampla experiência no segmento, já atuou na área de desenvolvimento organizacional, formação de líderes, recrutamento e seleção, gerência corporativa de pessoal e relações trabalhistas. more
Christine Pereira é a nova chief client officer da Horus A Horus, empresa de inteligência de mercado, reforça o time de diretores da companhia e traz Christine Pereira para ocupar o cargo de chief client office. Com mais de 25 anos de experiência - 16 anos deles na Nielsen e outros 13 na Kantar - a executiva é especialista na cesta de bens de consumo e comportamento do consumidor no Brasil, seguindo de perto as mudanças nos hábitos e seus impactos nos negócios dos clientes. Além disso, é autora do livro "EPA! Excelência, Paixão e Ação" sobre o equilíbrio das três inteligências, tanto na vida pessoal como profissional. more
BlackRocks Startups apresenta equipe executiva A BlackRocks Startups, hub de inovação, reforça sua estrutura com a chegada de uma nova liderança para compor o time ao lado de Maitê Lourenço, fundadora e CEO da empresa. Elisabeth Rocha é a nova head de operações da Blackrocks, com a missão de conduzir os processos operacionais e monitorar o funcionamento diário das ações para garantir o progresso do negócio. Em inovação, Vinicius Aguiar assume como head da área e é responsável pelo desenvolvimento dos programas de aceleração, inovação aberta e relacionamento como ecossistema. A condução das estratégias de comunicação e relações públicas fica a cargo de Thaís Germano, que dirige as iniciativas com os stakeholders estratégicos, conteúdos, campanhas e métricas, além da gestão das agências parceiras. A chegada de novos profissionais para a área de operações, inovação e comunicação ampliam a capacidade de entrega de projetos da empresa e potencializa a contribuição às startups que enfrentam as barreiras raciais do ecossistema para conseguirem se desenvolver e estabelecer. more
Eletrobras confirma Rodrigo Limp como CEO O conselho de administração da Eletrobras elegeu Rodrigo Limp como novo presidente da companhia. O executivo, que vinha atuando como secretário de Energia Elétrica do Ministério de Minas e Energia desde 2020, foi indicado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro para substituir Wilson Ferreira Jr., que renunciou ao cargo após convite para presidir a BR Distribuidora, empresa de combustíveis que tem a Petrobras como acionista. Desde então, a maior elétrica da América Latina vinha sendo liderada pela interina Elvira Presta, diretora de finanças e relações com investidores. Limp é formado em direito e engenharia elétrica e tem MBA executivo de gestão em empresas de energia elétrica, além de mestrado em economia do setor público e pós-graduação em direito regulatório. more
Quanto anuncia novos líderes para tecnologia e negócios A Quanto, plataforma brasileira de open banking, anunciou Ricardo Cabral como seu novo chief technology officer e Victoria Amato como chief business officer. O executivo, que era head de produto da Globoplay, assume a liderança da equipe de tecnologia com o desafio de impulsionar o crescimento da plataforma. Formado em engenharia de computação e de software pela PUC-RJ, o profissional soma mais de 10 anos de experiência em gestão com passagens pela OLX Brasil, Rappi e Arco Educação. Já Victoria é formada em economia pela Universidade de Chicago e passou por empresas como Goldman Sachs e Itaú BBA. more
Movile tem novo head de planejamento financeiro A Movile, empresa desenvolvedora de negócios de tecnologia, contratou Gustavo Galli para a posição de head de planejamento financeiro (FP&A). O executivo pretende aplicar seu conhecimento de planejamento financeiro e de relação com investidores em sua atuação na empresa. Com mais de 14 anos de experiência na área, Galli teve passagens pela GE Water & Process Technologies e em empresas de produção de papel e celulose como Eldorado Brasil, Suzano e Klabin, onde atuou como gerente de planejamento financeiro. Gustavo é graduado em administração com ênfase em comércio exterior e pós-graduado em gerenciamento de projetos, ambos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. more
Modalmais contrata dois novos executivos para liderar o segmento de alta renda O banco de investimentos Modalmais anunciou a contratação de Patrícia Aiello e Ewerson Padovan. Egressos do Itaú Personnalité, os executivos possuem mais de 20 anos de experiência no mercado e chegam com o objetivo de gerir o segmento de alta renda do banco digital. Com passagens por BCN e Bradesco, Padovan atuava como superintendente digital no Itaú Personnalité, onde era responsável pela gestão de equipes comerciais, da rede física e digital. Patrícia, por sua vez, era gerente regional digital, onde se especializou na implantação e gestão da operação online. more
Localiza nomeia Bruno Lasansky como novo CEO A Localiza, empresa de aluguel de veículos, informou que seu conselho de administração nomeou Bruno Lasansky como seu novo presidente-executivo no lugar de Eugênio Mattar, que passa a ser presidente-executivo do conselho. Lasansky é graduado em engenharia industrial pela ITBA (Instituto Tecnológico de Buenos Aires) e possui MBA em finanças pela University of Pennsylvania. more
Liv Up anuncia Davi Miyake como CRO A foodtech brasileira Liv Up anunciou Davi Miyake, ex-Luxottica e 99Taxi, como novo chief revenue officer do grupo. O executivo deve comandar uma onda de crescimento acelerado na empresa, com foco na sustentabilidade e escalabilidade do negócio. Miyake chega para liderar as unidades de negócio, growth e tech&product em uma fase que pretende fazer da Liv Up o principal destino de quem busca comer bem todos os dias. Formado em engenharia da computação pela USP, Miyake tem MBA executivo pela University of Pennsylvania. more
Hospital São Camilo SP tem nova diretoria executiva A nova gestão da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo quer trazer a representatividade feminina para o cenário da saúde. A geriatra Aline Thomaz, que ocupa o cargo de CEO da entidade desde o início de 2021, é a segunda mulher a comandar uma rede de hospitais no Brasil. A médica agora também é a nova líder da agenda ESG, nomeando outras duas mulheres para compor a sua equipe de gestão: a Dra. Érica Rabello, nova diretora médica corporativa, e a Dra. Janaína Ghiraldi, nova diretora comercial e jurídica. “A presença das mulheres no setor de saúde é majoritária em diversas ocupações, mas, quando se trata de cargos de liderança, elas ainda são coadjuvantes. Minha ideia é ter, pelo menos, 75% da diretoria executiva composta por mulheres”, afirma a líder da instituição. more
Sambatech nomeia Mateus Magno como coCEO A Sambatech, empresa de soluções online, anunciou Mateus Magno como novo coCEO da companhia. Com mais de 20 anos de experiência na área tecnológica, Magno terá como desafio analisar e avaliar toda a jornada dos clientes para criar ferramentas modernas e relevantes. Formado em transformação digital pelo Hass School of Business, em gestão estratégica do negócio pelo Ise/IESE Business School e em gestão de negócios e gestão econômica-financeira pela Fundação Dom Cabral, Magno foi presidente dos comitês de marketing e vendas da Amcham e teve passagens por Oi e Algar Telecom. more
Westwing anuncia a chegada de Thiago Deiab como novo CFO A Westwing, plataforma de casa, decoração e lifestyle, elegeu Thiago Deiab como seu novo diretor financeiro e de relações com investidores. O executivo é graduado em engenharia de produção pela USP, pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas e possui mais de 20 anos de experiência em finanças corporativas, tendo atuado como CFO da divisão Mercosul da Samsonite pelos últimos seis anos. Deiab também tem passagens por Starbucks Brasil, McDonald’s e Outback. more
Bruno Vilela Cunha é o novo CEO da Aeris Energy A Aeris Energy, fabricante latino-americana de pás eólicas, anunciou mudanças na administração. Bruno Vilela Cunha, um dos fundadores do grupo - que até então vinha exercendo o cargo de diretor comercial -, assumiu também como CEO. O executivo substituirá Alexandre Sarnes Negrão, que deixa a empresa para se dedicar a projetos pessoais. Cunha tem o desafio de levar a empresa a outro patamar de expansão, bem como fomentar a geração de valor para os acionistas nos próximos anos. O executivo é graduado em administração de empresas pelo IBMEC e possui MBA executivo pela Fundação Dom Cabral. more
AES Brasil anuncia Alessandro Gregori como vice-presidente de finanças e RI A AES Brasil, subsidiária do grupo norte-americano AES, que atua armazenando energia elétrica, anunciou Alessandro Gregori como novo vice-presidente de finanças e relações com investidores. O executivo é o atual diretor financeiro da transmissora de energia Cteep, controlada pelo grupo colombiano Isa, e assumirá o cargo na AES a partir de 24 de maio. A diretoria financeira vinha sendo acumulada pela CEO da elétrica, Clarissa Sadock. more
Banco Original reforça time de economistas O banco Original anunciou a contratação do executivo Marco Caruso como novo economista-chefe da instituição e de Lisandra Barbeiro como nova economista. Com vasta experiência, o executivo é formado em economia pelo Insper, possui mestrado acadêmico pela UnB (Universidade de Brasília) e cursa, no momento, Ph.D pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Em sua trajetória profissional, teve passagens por empresas como a construtora Gafisa e por instituições financeiras como o Banco Pine e o Bradesco. Já Lisandra é formada em economia pela Universidade Federal de São Carlos e acumula passagem pela XP Investimentos, onde atuou na cobertura e análise da atividade econômica. more
Agrotools anuncia novidades na área de recursos humanos A Agrotools, plataforma digital de agronegócio, anunciou novidades na área de recursos humanos. Thais Wiik está assumindo o posto de head do departamento, com a missão estratégica de reforçar o tema gente e gestão de capital humano como principal pilar da companhia. Graduada em negócios pela USP (Universidade de São Paulo), Thais tem mais de 10 anos de experiência como consultora na área de RH, tendo atuado em empresas nacionais e multinacionais. André Rapoport, diretor vigente more
Masahiro Sato é o novo presidente e CEO da Canon do Brasil A Canon do Brasil anunciou a nomeação de Masahiro Sato como novo presidente e CEO. O executivo substitui Masaharu Choki, que assumiu a empresa em 2019 e agora retorna ao Japão para atuar na Canon Inc. Sato chega à companhia com o objetivo de acelerar o crescimento sustentável das novas áreas de negócios da marca, sempre voltada para tecnologia e inovação. O novo CEO tem quase 40 anos de experiência na Canon, onde já atuou como presidente da unidade do Chile e acumulou passagens pelo grupo em diferentes países, como Japão, Tailândia, Estados Unidos e agora Brasil. more
MovilePay anuncia nova head de operações de crédito A MovilePay, fintech do Grupo Movile, anuncia a contratação de Adriana Santanna para a posição de head de operações de crédito. Com mais de 20 anos de experiência, a executiva tem passagens pelos bancos Itaú Unibanco, Santander, Sofisa e Máxima. Graduada em administração de empresas, Adriana possui pós-graduação em administração e marketing pela ESPM e MBA em gestão empresarial pela FIA. Santanna assume o cargo na MovilePay com o objetivo de aplicar a sua experiência em riscos, crédito e cobrança no banco dos restaurantes, desenvolvido pela fintech. more
BRQ contrata novo diretor executivo A BRQ, empresa voltada para a promoção da transformação digital, anunciou Pablo Moura como novo diretor executivo. Em paralelo, o grupo comunicou a expansão “Experience Agency”, que faz parte da estratégia de crescimento rumo ao IPO e do crescimento dos negócios nos próximos meses. Moura estará à frente do projeto de expansão com o desafio de liderar um dos maiores times de designers do mercado. Com mais de 25 anos de experiência, o executivo atuou na TV Globo, na Ogilvy Brasil, no Itaú e no Unibanco. more
Carrefour anuncia novo vice-presidente de finanças e RI O Grupo Carrefour Brasil anunciou David Murciano como novo vice-presidente de finanças e relações com investidores. O executivo assume a posição até então ocupada por Sébastien Durchon, que liderou o IPO da empresa no país em 2017, além de atuar de forma decisiva nas aquisições do Makro e do BIG. Durchon passará a ser o líder do processo de integração operacional e transição do Grupo BIG no Brasil, cuja aquisição anunciada em março está sob análise do Cade. Já Murciano é o CFO do Carrefour Espanha desde 2018. O executivo tem 11 anos de atuação no grupo, somando duas passagens, e já atuou na França, na Bélgica e na Turquia. more
BRF anuncia novos diretores A BRF, companhia mundial de alimentos, anunciou a contratação de Sergio Esteves para liderar a nova diretoria de omnichannel e de Luana Matos para comandar a diretoria de gente internacional. Ambos terão o objetivo de atuar na agenda de crescimento da empresa, trabalhando no fortalecimento da marca e no relacionamento com o cliente. Esteves já atuou como vice-presidente global de brand experience da ZX Ventures, diretor de áreas ligadas ao marketing, marcas e inteligência da Ambev e diretor de produtos e tecnologia do UOL. O executivo é formado em administração, com MBA em negócios pelo IBMEC. Já Luana ocupou posições de destaque como diretora de recursos humanos da Arcos Dourados e foi vice-presidente de recursos humanos da Nextel Telecomunicações. Ela é graduada em economia pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e tem MBA em comunicação e gerenciamento de pessoas pela ESPM (Escola Superior de Marketing). more

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.