14 dicas para gestores atingirem o equilíbrio entre confiança e vigilância

20 de julho de 2021
10.000 Hours/Getty Images

Deixar a equipe agir sozinha pode ocasionar erros, mas o microgerenciamento dificulta os relacionamentos

Gestores recém-contratados, às vezes, se sentem inseguros sobre como inspirar os membros da equipe a apresentarem um desempenho de alto nível. Por isso, muitas vezes eles acabam aumentando seu controle sobre os projetos. Infelizmente, vigiar todas as peças por meio de uma perspectiva limitada não é uma boa maneira de construir a confiança com uma nova equipe.

Como um novo gestor, você deve encontrar um equilíbrio saudável entre confiar cegamente nos membros da equipe e vigiá-los de perto para que nada escorregue. 

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Veja, na galeria abaixo, o conselho de 14 membros do Forbes Coaches Council para você se tornar mais confiante em sua nova posição e deixar que sua equipe faça o trabalho sem muitas contribuições da sua parte:

1. Acompanha só o que realmente interessa “Em vez de inspecionar tudo que foi feito, reserve um tempo para checar as ações, interações, trabalhos e habilidades que são mais importantes para atingir os objetivos desejados. Se misture e estabeleça horários semanais em que você passará um tempo na operação, trabalhando ao lado de sua equipe para treinar e aprender. Acostume seu time com a ideia de que você fará isso regularmente" - Shane Green, coach da SGEi. more
2. Incentive os funcionários a cometer erros “Crie uma cultura em que os funcionários sejam encorajados a serem ousados, inovadores e colaborativos - o que deve fazer com que eles cometam erros. Além disso, comunique claramente as expectativas do trabalho para que todos entendam sua função. Finalmente, e talvez o mais importante, os gestores devem ser o modelo de comportamento que esperam de sua equipe” - Kaleth Wright, coach da Air Force Aid Society. more
3. Defina expectativas claras “Como é o sucesso? Como você saberá que chegou lá? O gestor precisa entender o comportamento da equipe para saber quanto ou quão pouco eles precisam se envolver com check-ins, detalhes e cronogramas para terem bons resultados. Depois de ter clareza em todos os pontos, concentre-se nas responsabilidades. Assim sua abordagem ficará clara” - Shelley Smith, coach da Premier Rapport. more
4. Analise sua visão sobre as pessoas “Qual é a sua maneira de enxergar as pessoas? Eles são capazes e confiáveis ​​ou sempre precisam de orientação? Qual dessas visões é mais eficaz para o seu setor, seus funcionários e seu empregador? Pensar que todos precisam de direção resulta em microgerenciamento. Pensar que todos são competentes pode resultar em grandes erros. Busque encontrar o equilíbrio certo para cada membro da equipe e ajuste sua conduta conforme necessário” - Ron Young, coach do Trove. more
5. Reúna feedback honesto para todos os gestores “Os microgestores podem sugar a vida de qualquer organização, portanto, identificá-los é uma tarefa importante. A delegação excessiva também é um desafio. A melhor maneira de atingir um equilíbrio saudável é ter obter feedbacks honestos sobre todos os gestores para ajudá-los a compreender seu impacto sobre as pessoas com quem trabalham. Isso permite que eles se ajustem em tempo hábil” - Dan Ryan, coach da ryan partners. more
6. Use soluções ágeis para obter transparência “Obtenha uma transparência radical em torno do andamento das tarefas e objetivos usando soluções de software ágeis. Quando todos veem a produtividade da equipe em ação, fica evidente quando alguém não está avançando em seus projetos. Também ajuda os funcionários a verem que podem estar bloqueando a produtividade de outra pessoa por não levarem seu próprio trabalho adiante. Como líder de uma startup, não trabalharia sem esse nível de transparência”. - Pam Boney, coach da Tilt365.com more
7. Mostre que você está lá para apoiar sua equipe “Mostrar que você está lá para apoiar - e não gerenciar - sua equipe é a chave para construir um relacionamento de trabalho forte desde o início. Sempre digo aos novos membros que estou lá como um recurso para ajudá-los a atingir suas metas individuais e coletivas. Isso dá a eles o domínio e constrói uma relação respeitosa em torno de um único objetivo: obter os resultados desejados” - Zander Fryer, coaching de alto impacto. more
8. Compreenda a dinâmica da equipe “Em primeiro lugar, você deve querer compreender as competências essenciais, a experiência e os diferentes estilos de personalidade da equipe. Isso pode ajudá-lo a determinar os níveis de confiança e gerenciamento direto que serão necessários. É fundamental definir expectativas e metas mensuráveis ​​desde o início. Com base nos resultados, você pode determinar a intensidade da supervisão necessária” - Erica McKenzie, coach da Creative Brands & Concepts. more
9. Certifique-se de que as pessoas saibam que devem esperar check-ins “Agende reuniões de check-in como parte de seu processo de delegação. Um grande equívoco sobre microgerenciamento é que ele significa a mesma coisa que fazer check-in. As pessoas só se sentem microgerenciadas quando esse acompanhamento acontece de modo inesperado. Se os novos gestores estabelecerem expectativas claras, incluindo quando e como eles verificarão o andamento de um projeto, eles podem evitar serem rotulados de microgerenciadores” - Rachael Bosch, coach de desenvolvimento profissional da Fringe. more
10. Fornecer clareza em torno da autoridade das tomadas de decisão “Estabeleça uma imagem clara do que significa o sucesso nesta função. Também forneça com clareza a autoridade de cada membro - ou seja, quais decisões a equipe pode tomar sem permissão. Além disso, chegue a um acordo sobre as métricas dos objetivos e determine os pontos de responsabilidade para garantir que as coisas estejam no caminho certo. Certifique-se de treiná-los suficientemente nos processos para que saibam o que fazer e como fazer” - Michael Mirau, Grupo de Liderança Proativa. more
11. Torne a responsabilidade parte da cultura “Incutir propriedade e responsabilidade na cultura da organização pode ajudar a atingir um equilíbrio saudável entre confiança e microgestão. Como um novo gestor, certifique-se de deixar cada reunião de planejamento com expectativas claras sobre os objetivos da equipe e quem está assumindo a responsabilidade. Isso faz com que o novo líder deixe de ser um microgerenciador e passe a servir na qualidade de um coach” - Bryan Powell, coach executivo. more
12. Lidere com atenção plena e autoconsciência “Desenvolver a capacidade de liderar com autoconsciência e influenciar nos resultados do grupo, estando atento à dinâmica de relacionamento da equipe, é uma jornada introspectiva que todo novo gestor deve fazer. Dominar a arte de definir metas e oferecer oportunidades aos funcionários para testar abordagens flexíveis ajuda a encontrar o equilíbrio certo e a construir confiança. É fundamental guiar a equipe em direção a escolhas sustentáveis ​​e congruentes com seus valores” - Kasthuri Henry, coach da KasHenry Inc. more
13. Implementar um bom sistema de gerenciamento de projetos “É fundamental implementar um bom sistema de gerenciamento de projetos que permita ao gestor acompanhar o progresso da equipe e determinar quais áreas precisam ser melhoradas sem ter que ligar ou verificar com cada pessoa do time. Construir um canal de comunicação eficaz com os novos integrantes é a chave para a construção de relações de confiança, baseadas na transparência e na clareza de informações” - Michelle de Matheu, estilista da The Mind, Body & Soul. more
14. Seja transparente desde o início “Você ainda está aprendendo sobre cada membro da equipe, cada projeto e o próprio trabalho em si. A melhor maneira de absorver isso é por meio da observação e do uso de perguntas. Fale com cada funcionário, crie uma cadência personalizada para check-ins e decida o que será discutido. Reforce que sua intenção é apoiar o aprendizado e a colaboração. A frequência das reuniões mudará com o tempo e dependendo da situação” - Amy Lafko, coach da Cairn Consulting Service. more


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