Como fortalecer sua marca pessoal via LinkedIn

23 de setembro de 2021
SOPA Images/Getty Images

O erro mais comum é simplesmente ignorar seu perfil e não garantir que ele esteja atualizado e completo

Nem todo mundo que usa o LinkedIn está procurando emprego. Hoje, John procurou minha ajuda porque ele é o CEO e fundador de sua própria empresa. Seu objetivo era pegar o perfil básico que ele tinha criado há anos e torná-lo uma ferramenta de marketing para si mesmo, mencionando seus produtos e serviços. Isso pode ser feito por meio do desenvolvimento da marca pessoal, uma ferramenta que fará com que sua reputação profissional brilhe online.

Primeiras impressões ruins são muito difíceis de superar. Já anunciar seus pontos fortes, seus talentos e realizações exige muita sutileza. No entanto, apresentar a melhor imagem possível de si mesmo pode ser uma combinação triunfante. Ao estabelecer uma identidade profissional que usa seus melhores artifícios naturais, você pode se diferenciar de seus colegas, atrair mais negócios e impressionar candidatos que estão pensando em trabalhar para sua organização. Então, como exatamente você melhora a eficácia do seu perfil atual? Primeiro, comece criando uma identidade de forma semelhante a como uma empresa cria uma visão de marca para um produto. A diferença significativa é que, nesse caso, o produto é você.

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Faça a si mesmo esta pergunta: eu sei qual é a minha identidade profissional? Não o seu cargo, mas quem você é no trabalho. Ou seja, aquela reputação que você anuncia para o mundo. Caso não tenha uma resposta na ponta da sua língua, saiba que você não está sozinho. A maioria das pessoas não pensa muito em como são percebidas. Mas todos precisam pensar sobre essa questão para se tornarem o melhor que podem ser.

O erro mais comum é simplesmente ignorar seu perfil e não garantir que ele esteja atualizado e completo. Se você não o utiliza há anos, ele precisa de uma grande reforma. Esse espaço deve servir para enfatizar sua marca pessoal. Infelizmente, muitas pessoas ficam confusas sobre como fazer isso.

A identidade da sua carreira é o mesmo que sua reputação profissional, também conhecida como “marca pessoal”. Ela reflete a opinião de outras pessoas sobre você como colaborador e líder, além de destacar o que você faz ou não faz bem. Sua marca pessoal, que chamo de “Brand You” (“Marca Você”, em tradução livre), comunica a identidade de sua carreira para o mundo. Um cargo é um título, mas não define quem você é quando nos referimos a esse tipo de identidade.

Ao longo de sua vida profissional, você deve definir e promover continuamente sua marca pessoal para mantê-la em destaque no ambiente de trabalho. Você precisa enfatizar seus talentos de uma forma que mostre o que o diferencia dos demais. Além disso, desenvolva uma marca de excelência que reflita seus talentos e habilidades nas tarefas que você faz melhor. As pessoas que exibem uma marca pessoal forte descobrem que ela é a razão de seu sucesso.

O que é a “sua marca”?

A identidade de carreira não é uma propaganda engenhosa. O “Brand You” é baseado exatamente na pessoa autêntica, talentosa, genuinamente única e especial que você é. Não é falso, presunçoso ou exagerado – nem é um truque ou uma moda passageira. Os componentes da sua marca pessoal são a sua essência como pessoa, o que inclui: seus pontos fortes de trabalho, realizações, sua imagem, paixão e traços de personalidade, juntamente com as percepções dos outros sobre você no ambiente de trabalho.

Há uma grande multidão de seres humanos competindo por reconhecimento, novos negócios e empregos que você gostaria de conseguir. Destacar-se significa utilizar sua marca, especialmente quando quase todas as outras pessoas são indefinidas. Promover sua identidade é a estratégia de desenvolvimento de carreira mais eficaz que você pode implementar. Pense em como você deseja ser visto pelos outros. Você quer que eles o vejam simplesmente como simples, comum, mediano? A resposta é não.

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Como usar a marca pessoal para se diferenciar

Rick veio até mim com um desafio. Como CEO, ele percebeu que as pessoas estavam verificando seu perfil no LinkedIn e que ele precisava atualizá-lo para impressionar clientes e colaboradores em potencial. Ele veio até mim com seu desafio e disse: “Robin, contratei duas outras empresas no passado para desenvolver meu perfil e obtive resultados ruins. Você pode me ajudar a resolver isso?”

Meu trabalho é definir a identidade de carreira de uma pessoa e a traduzir em seu perfil do LinkedIn. Atualize o seu perfil respondendo a essas perguntas:

  • Quais são seus principais pontos fortes?
    Quais são os seus talentos e que tipo de coisa você faz de melhor?
    Quais são as conquistas mais importantes que você conseguiu em cada cargo nos últimos dez anos?

Assim que tiver essas respostas, incorpore esses fatos em sua seção “Experiência Profissional” e na seção “Sobre”. Observe isso ao escrever:

A seção “Experiência Profissional” é escrita na terceira pessoa e declara os fatos usando a fórmula “Suas ações = resultados”. Por exemplo:

  • “Criou e executou roadmaps de produtos e estratégias para desenvolver novas ferramentas (programação, preços, construção de contratos), adicionando automação para dar suporte a mais de 300 clientes internos. Os resultados geraram uma economia de custos de US$ 28 milhões”.

Já a seção “Sobre” é escrita na primeira pessoa. É mais pessoal e deve oferecer algumas dicas sobre sua personalidade e suas habilidades. Siga o exemplo de texto de outro cliente CEO:

  • “Como resultado da minha própria paternidade, dediquei-me a ajudar as famílias a resolver com eficácia dois problemas críticos, facilitando assim a vida dos pais”.

Ele então explicou os problemas e como fundou e dirigiu duas empresas que resolveram efetivamente essas questões. Você cria um impacto positivo nos leitores ao tornar esta seção mais personalizada e genuína.

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Suas recomendações são importantes

Como CEO de sua marca pessoal, seu trabalho é construí-la ativamente e transformá-la em algo muito atraente. E são os comentários nas recomendações de ex-chefes, colegas, associados de negócios ou funcionários que vão definir a sua reputação no LinkedIn. Assim, é essencial pedir a alguns colegas que escrevam algo sobre você. Na solicitação, anote o que você gostaria que eles cobrissem e escreva algumas linhas que eles podem copiar e postar facilmente em sua página de perfil. É aconselhável fazer o mesmo no perfil dessa pessoa e pedir para que ela apenas retribua o favor.

Ao se diferenciar da concorrência, você mostra sua singularidade e impressiona qualquer pessoa que olha para você no LinkedIn.

Sua última etapa é colocar tudo isso na rede, convertendo sua marca de forma que fique aparente para qualquer pessoa que a ler.


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