C-Suite: Manuel Flahault  é o novo diretor geral para América do Sul da Air France-KLM

6 de outubro de 2021
Manuel Flahault

Manuel Flahault, novo diretor geral para América do Sul da Air France-KLM: depois dessa crise, haverá maior

O C-Suite desta quinzena traz destaque para as movimentações no setor de tecnologia. A F360º, plataforma de gestão de backoffice para varejistas, reforçou sua equipe com a chegada de Guilherme Argollo, novo head de business development, Matheus Carneiro, head de growth, e Guilherme Pimentel, novo head de produtos. A legaltech Oystr, desenvolvedora de robôs para o departamento jurídico, anunciou Maria Texeira como a nova head de marketing e comercial da empresa, enquanto o Pipefy, software de gerenciamento de processos e negócios, anunciou Patricia Reed como a vice-presidente de People.

No setor automotivo, a Volkswagen do Brasil anunciou que Luiz Eduardo Alvarez assumirá a vice-presidência de suprimentos da marca para todo o mercado nacional e região SAM a partir de novembro. A química e farmacêutica Bayer comunicou ao mercado mais uma mudança em sua alta liderança no Brasil. O executivo André Kraide, que era vice-presidente da divisão agrícola da companhia, passará a liderar a operação nacional de RH, acumulando a função de vice-presidente de RH de Crop Science – divisão agro – da marca na América Latina. 

LEIA MAIS: C-Suite: Carolina Lamiaux é a nova nova country manager da American Express no Brasil

Nesta edição, o C-Suite conversou com Manuel Flahault, novo diretor geral para a América do Sul da Air France-KLM. Flahault já está familiarizado com o mercado de aviação da América Latina, pois assumiu o posto de diretor comercial na Argentina em 2003. A seguir, os planos do executivo no novo cargo:

Forbes: As companhias aéreas foram um dos setores mais afetados pelo  bloqueio de fronteiras durante a pandemia. Como você analisa o mercado atual do Brasil depois desse período de crise?

MF: Estamos observando uma melhora contínua no mercado local à medida que a Europa e outros países reabrem suas fronteiras para brasileiros. Na esteira disso, e por acreditar no potencial do Brasil, que é um dos mercados prioritários do Grupo Air France-KLM, estamos gradualmente ampliando as nossas operações, com novos voos anunciados para Fortaleza e Rio de Janeiro. Evidentemente continuamos acompanhando a situação da pandemia e estamos felizes pelo avanço da vacinação no país, medida tão importante para que os brasileiros possam atravessar fronteiras ao redor do mundo. Ao mesmo tempo, seguimos atuando com muita responsabilidade e cuidado para garantirmos a segurança dos clientes e colaboradores.

F: Qual vai ser o maior objetivo pós-pandemia para o setor aéreo?

MF: Sem dúvidas que o setor aéreo será fundamental para as retomadas econômicas por movimentar um ecossistema enorme de serviços que não ficam restritos apenas ao ambiente aeroportuário. Falando especificamente do nosso setor, estamos olhando para a continuação da recuperação da nossa malha aérea, de modo a atender à demanda crescente e buscar um volume cada vez maior de receita com a responsabilidade redobrada que o momento exige. Este é um cenário sinaliza que estamos no caminho para retomarmos os níveis de oferta pré-pandemia. Sairemos desta crise com um olhar mais profundo para o tema da sustentabilidade, que já era prioridade no grupo mas que agora ganha mais relevância.

F: Você enxerga alguma tendência de consumo para essa fase de retomada?

MF: Temos observado uma procura mais acentuada por viagens de lazer ou relacionadas a pessoas trabalhando em home office, com mais flexibilidade de tempo. Esta é uma tendência natural, pelo menos neste momento, uma vez que diversas empresas seguem atuando de forma remota e com reuniões sendo feitas totalmente on-line, o que consequentemente limita as viagens corporativas. No entanto, acredito que, ao longo dos próximos meses, veremos uma retomada nas viagens a trabalho, com novas medidas de flexibilização e mais empresas voltando à rotina do escritório. Não há dúvida de que o contato presencial continua sendo muito importante e, para muitos segmentos, é absolutamente essencial. Isso ficou muito claro nos momentos mais agudos da pandemia.

F: O que você espera dos primeiros seis meses como novo diretor geral para América do Sul da Air France-KLM?

MF: Já estive baseado em Buenos Aires há alguns anos, então conheço um pouco da realidade local, mas estamos vivendo um momento completamente diferente. Estamos, no momento, atuando para a recuperação das operações na América do Sul, e para isso estamos trabalhando fortemente ao lado de nossos parceiros, como a GOL e os agentes de viagem, para entendermos as necessidades dos clientes e os próximos passos que devemos dar para estarmos bem posicionados à medida que a pandemia seja superada.

Acompanhe também a movimentação de outros executivos C-Level na última quinzena:

Banco Toyota do Brasil anuncia novo presidente e CEO O Banco Toyota do Brasil anunciou que Luciano Savoldi é o novo diretor e CEO da companhia. O executivo, que antes ocupava a cadeira de chief financial officer, ficará no lugar de Luiz Montenegro, profissional que liderava a empresa há 22 anos. Atuando no banco desde a sua fundação, em 1999, Savoldi construiu uma carreira de 13 anos no mercado financeiro. more
Paula Leal da Costa é a nova head de destilados premium e snacks da Coca-Cola HBC AG Com mais de três décadas de atuação no mercado, Paula Leal da Costa é a nova head de destilados premium e snacks da Coca-Cola HBC AG, uma das engarrafadoras do sistema Coca-Cola presente em 29 países. Com uma sólida experiência internacional, a executiva já ocupou vários cargos de destaque, incluindo a vice-presidência de marketing da Electrolux na América Latina e a diretoria do mesmo setor na divisão de TI e celulares da Samsung Brasil. Formada em administração pela Fundação Getúlio Vargas, Paula conta com MBA pela Fundação Dom Cabral more
Nova diretoria executiva assume na ArcelorMittal Brasil A siderúrgica ArcelorMittal Brasil comunicou um novo board neste mês. Jefferson De Paula assume a presidência da empresa no território nacional, acumulando o cargo de CEO da ArcelorMittal Aços Longos LATAM e Mineração Brasil. Há 30 anos na empresa, o executivo é membro do Comitê de Gestão do Grupo ArcelorMittal e da Alacero (Associação Latino-Americana de Aço), além de vice-presidente do Conselho de Administração do Aço Brasil. more
Volkswagen anuncia novo vice-presidente de suprimentos para a região A Volkswagen do Brasil comunicou que, a partir de novembro, Luiz Eduardo Alvarez assumirá a vice-presidência de suprimentos da marca para todo o mercado nacional e região SAM. O executivo irá substituir Martin Fries, que retornou à Alemanha para assumir a cadeira de supply chain. Alvarez é graduado em engenharia civil pela USP (Universidade de São Paulo), com especializações em gerenciamento estratégico de negócios na Kellogg School of Management e change management pela Ashridge Business School. Na Volkswagen desde 1991, o engenheiro iniciou sua carreira na empresa ainda como trainee. more
André Kraide assume vice-presidência de RH da Bayer Brasil e da divisão agrícola da empresa na América Latina A química e farmacêutica Bayer comunicou para o mercado mais uma movimentação em sua alta liderança no Brasil. Após quase 15 anos à frente da diretoria de recursos humanos da empresa no país, Elisabete Rello passa o bastão para André Kraide, brasileiro que atuava como vice-presidente da divisão agrícola da companhia no sudeste asiático. Além de liderar a operação nacional de RH, o executivo também acumulará a função de vice-presidente de RH de Crop Science - divisão agro - da marca na América Latina. Formado em engenharia agronômica pela USP (Universidade de São Paulo) e com MBA pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), Kraide tem passagem por companhias como Manah e Monsanto. more
Pipefy anuncia Patricia Reed como VP O Pipefy, software de gerenciamento de processos e negócios que capacita times a automatizar seus próprios fluxos de trabalho, anunciou que Patricia Reed, ex-executiva da CI&T e KaBuM!, será a Vice-Presidente de People. No cargo, Patricia se juntará ao time de Recursos Humanos, liderando ainda as iniciativas de inclusão. Patricia tem mais de 15 anos de experiência no mercado de tecnologia. Sob sua liderança, a CI&T recebeu o “Prêmio de Reconhecimento Global pelas Boas Práticas de Empregabilidade para Trabalhadores com Deficiência” com destaque na categoria “Protagonismo” pela ONU em Nova York, e "Melhor Equipe de Aquisição de Talentos (Brasil)" pelo LinkedIn. Na KaBuM !, ela triplicou o número de funcionários em dois anos e meio, além de trazer iniciativas para melhorar os esforços de engajamento, gestão de pessoas, desenvolvimento e cultura, além de ser certificada como Great Place to Work (GPTW). more
F360º reforça liderança com a chegada de executivos A F360º, plataforma de gestão de backoffice para varejistas, reforçou sua equipe com a chegada de três novos profissionais para diferentes áreas de atuação. Guilherme Argollo é o novo head de business development. O executivo tem passagens por Icatu e Da Vinci. more
F360º reforça liderança com a chegada de executivos Guilherme Pimentel entra como o novo head de produtos. Formado em ciências da computação e pós-graduado em gestão estratégica de negócios pela Universidade Mackenzie, ele tem mais de dez anos de carreira, atuando, entre outras, na Millennium Network e na TOTVS. more
F360º reforça liderança com a chegada de executivos Já Matheus Carneiro, formado em engenharia mecânica-aeronáutica pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), assume como head de growth depois de ocupar a mesma posição na Zé Delivery.more
Maria Teixeira é a nova head de marketing e comercial da legaltech Oystr A legaltech Oystr, desenvolvedora de robôs para o departamento jurídico, anunciou que Maria Texeira é a nova head de marketing e comercial da empresa. Bacharel em marketing pela faculdade Sumaré, a executiva possui, ainda, duas pós-graduações voltadas à gestão comercial e comportamento do consumidor. more
Henrique Teixeira é o novo country manager do Grupo Ripiol O Grupo Ripio, pioneiro do setor cripto na América Latina, anuncia a chegada de Henrique Teixeira como novo country manager da operação brasileira. O executivo, passagem por grandes empresas do mercado financeiro tradicional, vai comandar as marcas Ripio (plataforma de compra e venda de criptomoedas) e BitcoinTrade (exchange) no país, que juntas somam cerca de 1,15 milhão de clientes, o segundo principal mercado da companhia, atrás da Argentina. Teixeira tem no currículo American Express, HSBC e SWIFT. Na indústria cripto, trabalhou por quatro anos na Ripple, com destaque para a liderança das operações na Ásia (Singapura) e no Brasil. more
Marcelo Hein é o novo Chief Strategy Officer da Take Blip A plataforma, que redesenha a arquitetura digital de comunicação entre marcas e consumidores por meio de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, acaba de anunciar a contratação de Marcelo Hein. O executivo irá assumir a posição de Chief Strategy Officer e ficará responsável por apoiar o CEO, Roberto Oliveira, nas definições estratégicas da companhia, além de liderar a frente de relação com investidores e M&As. Marcelo atuou por mais de 12 anos na Lazard, empresa de consultoria financeira e gestão de ativos, e foi um dos precursores do mercado de levantamento de capital privado para startups de tecnologia no Brasil. more