Networking para introvertidos: guia básico

29 de novembro de 2021
getty

Extrovertidos são energizados pelas relações enquanto os introvertidos são energizados por momentos de solidão

O trabalho remoto parece fazer bem aos introvertidos, que podem ter achado os escritórios barulhentos uma distração e o contato constante com outras pessoas algo exaustivo. Trabalhar em casa permite que se concentrem na tarefa que estão realizando. Embora muitos sejam analíticos e empáticos – características valorizadas por chefes e clientes durante a pandemia de COVID-19 – o trabalho remoto permite que maximizem sua energia. Além disso, as videoconferências tendem a ser mais democráticas do que as reuniões tradicionais porque todos têm tempo para falar. É seguro presumir que os introvertidos, em geral, estão tendo alguns dos seus meses mais produtivos de todos os tempos.

Isso não quer dizer que sejam solitários isolados. A diferença é que, enquanto os extrovertidos são energizados por conhecer muitas pessoas, os introvertidos são energizados por seus momentos de solidão. É por isso que trabalham bem em casa. E é também por isso que podem querer evitar networking, o que seria um erro.

Aqui estão algumas dicas de networking para quem prefere não fazê-lo.

Mude seu ponto de vista

As pessoas às vezes usam introversão como sinônimo de timidez. No entanto, os dois são muito diferentes. O Dr. Bernardo Carducci, PhD descreve a timidez como “autoconsciência excessiva e auto avaliação crítica negativa excessiva”. Se você vir uma pessoa introvertida e tímida encostada em uma parede durante uma festa, saiba que talvez ele prefira estar lá enquanto pessoas tímidas estão de pé contra a parede porque acham que devem. “Eles não sabem mais o que fazer. Eles não querem estar lá. ”

 

SAIBA MAIS: 11 dicas de carreira de Lisiane Lemos, nova integrante da equipe de criadores do LinkedIn

Não há nada de errado em ser tímido, é claro, e existem muitas estratégias de sucesso que você pode usar. No entanto, o motivo pelo qual faço essa distinção é que muitas vezes pessoas tímidas e introvertidas recebem conselhos idênticos sobre como administrar situações sociais. Esse tipo de conselho geral nem sempre é útil. Pessoas tímidas podem se beneficiar com o mantra “finja até conseguir”, mas os introvertidos geralmente não têm problemas em interagir com estranhos. Eles apenas preferem não precisar por um longo período de tempo, porque em um determinado ponto eles precisarão recarregar sozinhos.

Use seus pontos fortes

Uma das dicas de networking mais importantes para introvertidos é usar seus pontos fortes. O motivo pelo qual tantos introvertidos e extrovertidos odeiam networking é que o veêm como transacional. Eles pensam em comprar um café para um estranho e, em seguida, perguntar sobre as políticas de contratação de sua empresa. Essa é uma das razões pelas quais a professora da Harvard Business School Francesca Gino acha que os participantes de um estudo que ela conduziu sobre networking profissional alguns anos atrás se sentiram tão impuros que se tornaram incomumente focados em produtos de higiene pessoal.

A chave é mudar seu ponto de vista

Os executivos de alto escalão sabem que têm algo a oferecer, enquanto os funcionários de escalão inferior podem se sentir em desvantagem. Mas se você acha que só vai tomar, é claro que vai se sentir um usuário. Portanto, aborde qualquer interação como aquela em que você tem algo a contribuir. Como Gino aponta, “Se você se concentrar no que pode oferecer ao relacionamento, pode ser uma atitude importante a se ter e remover alguns dos sentimentos de inautenticidade”. Portanto, comece pensando sobre seus dons, sua própria generosidade e o que você pode trazer para a mesa.

Qualidade e não quantidade

Não vá a um evento com o objetivo de coletar um monte de nomes aleatórios. Seu objetivo é estabelecer um relacionamento significativo. Qualidade em vez de quantidade é o nome do jogo para introvertidos em eventos de networking, e isso leva tempo. Dorie Clark, colunista de carreiras do The Wall Street Journal, recomenda conhecer alguém por pelo menos um ano antes de fazer um pedido significativo.

Nossa sociedade orientada para a mídia social nos treinou para valorizar a quantidade em vez da qualidade, enquanto tentamos acumular milhares de seguidores e “conexões”. No entanto, como introvertido, seu verdadeiro talento é criar laços fortes com um grupo menor de amigos. E isso é mais do que apenas bom. Porque a verdade é que um relacionamento significativo pode mudar sua vida de uma maneira que 1.000 conhecidos profissionais casuais talvez nunca mudem. Claro, a questão permanece: se você é relativamente novo em sua profissão, o que poderia ter a oferecer a um executivo de alto nível? Minha opinião sobre isso é lembrar que as conversas em rede são investimentos, e você, meu amigo, terá um retorno na forma de realização, generosidade e boa energia para com aqueles que encontrar.

Seja um marceneiro

Os introvertidos têm uma vantagem real quando se trata de sociedades profissionais e organizações de serviços. Eles geralmente preferem se concentrar em uma única tarefa ou projeto, em vez de várias diversões. Portanto, ao ingressar em uma ou duas organizações, em vez de seis ou sete, eles podem se aprofundar e fazer a diferença. Se você é introvertido, considere ser voluntário para o comitê de sócios de uma organização. Isso lhe dá um motivo pronto para entrar em contato com executivos seniores. Além disso, é provável que outros membros do comitê estejam mais adiantados em suas respectivas carreiras. Conforme seu pequeno grupo trabalha em direção a um objetivo comum, você formará laços reais.

Planos presenciais
Assim como trabalhar em casa pode favorecer os introvertidos, mais cedo ou mais tarde todos vão querer participar de eventos pessoais. Afinal, as conexões face a face tendem a ser mais significativas. Portanto, seja na próxima semana ou no próximo ano, certifique-se de estar preparado. Pense em algumas perguntas abertas e provocantes. Traga sua curiosidade inata e habilidades de escuta para o evento. Em vez de sair na noite anterior, passe uma noite tranquila em casa lendo. Agende um tempo após o evento para recarregar, mas certifique-se de enviar um e-mail para novas conexões dentro de um ou dois dias. Também recomendo encontrar eventos menores em locais mais silenciosos. A maioria dos introvertidos se dá melhor com grupos de conversação menores do que com grandes encontros.

Os introvertidos podem ser ótimos em networking – assim como podem ser ótimos em vendas, advocacia ou em qualquer coisa. O segredo é usar seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, ver seu tipo de personalidade como um ponto forte – não uma fraqueza.