Além da conexão afetiva, o café faz parte da vida corporativa. Convidar alguém pra tomar um café é, muitas vezes, uma oportunidade de networking, de trocas de informação e conexões no escritório. Separamos aqui cinco dicas para você usar esse momento para trazer ganhos para sua carreira.
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O café é um veículo para momentos mais informais que ajudam a quebrar barreiras e criar empatia. “Networking é uma plantação. Você semeia hoje, aduba ao longo do tempo, para colher os frutos no futuro”, diz. Aqui, o consultor elenca cinco momentos de usar o café para uma aproximação.
Faça parte das pausas para o café da firma
A clássica pausa no meio do expediente é o momento certo para trocar ideias com colegas e pessoas de outros setores que você não vê com tanta frequência. Geralmente, o ambiente em que se serve o cafezinho já tem frequentadores assíduos. Faça parte disso e puxe assunto com essas pessoas.
Troque conhecimentos
Seus colegas podem ser uma ótima fonte de aprendizado. Alguns deles podem até abrir portas para novas oportunidades. Aproveite o momento do café para contar o que você sabe e principalmente ouvir. Quando você mostra atenção ao que outro tem a dizer, estabelece uma relação de confiança.
Aproveite a pausa durante eventos
Em eventos e reuniões com clientes, ofereça um momento descontraído para conversar e saborear a bebida com pessoas que você não conhece. Quando marcar reuniões com clientes e parceiros, invista nesse momento para conhecê-los melhor. Essas conexões fortalecem a sua imagem profissional.
Inclua o café em momentos de feedback
Quando o assunto não é tão animador, estabelecer um clima confortável deixa a situação mais leve e contribui para que sua imagem não seja afetada por isso. Quando tiver uma conversa séria, ofereça um café para o convidado. O gesto demonstra acolhimento e respeito.
Comece conversas que não são sobre trabalho
Durante o café na empresa, participe também das conversas que não são sobre trabalho e contribua com a sua própria visão. A dica é mostrar interesse real e respeito pela vivência das outras pessoas. Nesses momentos são criados os maiores vínculos no ambiente de trabalho. Você também ganha amigos e uma rede de proteção.