Leia também: 10 dicas para lidar com diferença de gerações no trabalho
Para manter a harmonia, evitar a proliferação de fake news nos grupos de Whatsapp e reduzir os problemas de relacionamento dentro do ambiente corporativo, há algumas atitudes que as lideranças das empresas podem adotar neste momento. A ideia não é censurar, mas direcionar os ânimos para conversas que enriqueçam em vez de causar cisões. “Criar regras pode parecer autoritário demais, mas é preciso que o líder repasse os posicionamentos da empresa quanto à sua participação em campanhas políticas.”
Veja aqui as dicas de Juliana Algodoal para manter a paz corporativa durante a campanha eleitoral, que começa no próximo mês. “Para o líder, é fundamental estar preparado para contornar desavenças que prejudicar o clima na empresa.”
- Conheça e divulgue as regras da companhia sobre apoios políticos. “É necessário que a empresa deixe claro como enxerga o assunto e sua postura. Ela não precisa assumir um candidato, só ter regras claras sobre o que é aceitável”, diz Algodoal.
- Conflitos por conta de candidatos não são o único jeito de falar de política. O líder pode transformar essa energia em debates sobre ideias – e isso é enriquecedor. “É necessário promover a consciência política e o entendimento de que política vai além dos políticos. Que é algo que permeia nossa vida de diversas maneiras.”
- Quando se trata de porta-vozes, contratar profissionais de media training pode ser um investimento importante para que a empresa controle melhor as mensagens que irão chegar ao público.
- Respeitar as diferenças de ideias e estar sempre atento para nunca invadir a liberdade de expressão de ninguém – desde que cada um respeite também os limites e regras da empresa.
- Não use seu cargo para influenciar seus liderados a votar nesse ou naquele candidato.
- É bom lembrar que pessoas que ocupam cargos de liderança em uma empresa são muito mais que um CPF. Representam um CNPJ e sua conduta com a equipe também pode revelar o comportamento da própria empresa. Isso se aplica a entrevistas para imprensa e posts nas redes sociais.