O estudo descobriu que as culturas de trabalho tóxicas são a maior causa de desgaste – ainda mais do que a insegurança no emprego ou salários ruins. Com base na análise, os principais elementos que contribuem para as culturas tóxicas incluem a falha em promover a diversidade, a equidade e a inclusão, os funcionários se sentindo desrespeitados e o comportamento antiético.
Embora você possa se encontrar em um ambiente de trabalho tóxico, pode não ter o luxo de desistir – pelo menos não imediatamente. Nesse caso, é essencial desenvolver estratégias de enfrentamento saudáveis. Aqui estão algumas maneiras de se manter positivo e produtivo até encontrar uma empresa que tenha uma cultura de apoio que se alinhe aos seus valores.
Deixe de lado o que você não pode controlar
Ao tentar sobreviver a um ambiente de trabalho tóxico, é fundamental lembrar que existem coisas fora de sua esfera de influência. Enquanto você normalmente não pode controlar a cultura, você pode controlar como você responde à situação. Comece deixando de lado quaisquer pensamentos e sentimentos negativos. Ao fazer isso, você se livra deles e de todo o estresse e ansiedade que eles causam.
Estabeleça limites
Encontre um grupo de apoio
Encontre pessoas em quem você confia para ajudá-lo a superar esse momento difícil. Embora possa haver muita negatividade no trabalho, tente encontrar colegas positivos que possam melhorar seu humor e ajudá-lo a se sentir menos isolado. Também pode ser útil trabalhar com um mentor ou coach se você achar que é hora de procurar outras oportunidades.
Crie um plano de ação
Uma das melhores maneiras de começar a controlar a situação é agir. Comece com um pequeno passo. Quando você está “em ação”, é muito mais difícil se sentir preocupado ou desamparado. Por exemplo, se você decidir que é hora de começar a procurar um novo emprego, faça isso em silêncio. Em alguns ambientes de trabalho tóxicos, outras pessoas podem não ficar felizes se descobrirem que você está procurando emprego, apesar de tudo. E comece já a economizar dinheiro para poder sair se as coisas ficarem incontroláveis.
Lembre-se de que você não é seu trabalho
Ligar muito estreitamente nossas identidades ao trabalho pode ser perigoso. É importante lembrar que sua carreira não define você. Uma razão é que, se você vincular sua identidade ao seu trabalho, os sucessos e fracassos que experimentar afetarão diretamente sua autoestima. Quando você fica tão enredado com seu trabalho que ele começa a defini-lo, você também pode começar a deixar que ele determine seu próprio valor. Em vez disso, identifique as coisas que realmente importam para você e mantenha-as na vanguarda de sua vida profissional.