Concurso de fotos premia imagem de Angelina Jolie coberta de abelhas

10 de outubro de 2022
DAN WINTERS

O retrato de Angelina Jolie foi vencedor da categoria “Rostos e Personagens Fascinantes”. A foto foi feita para a Natgeo para promover a iniciativa da atriz “Women for Bees”, no Dia Mundial das Abelhas. Ela ficou perfeitamente imóvel por 18 minutos.

O importante Siena International Photo Awards (SIPA) divulgou, em seu oitavo ano, uma variedade impressionante de imagens que destacam, mais uma vez, a diversidade e a arte do ofício da fotografia.

De turistas sendo abordados por ursos polares e hipopótamos a Angelina Jolie coberta de abelhas, os vencedores da competição foram escolhidos entre dezenas de milhares de inscrições com algumas das melhores fotografias de 2022, enviadas por fotógrafos amadores e profissionais de 140 países. O brasileiro Jonne Roriz venceu na categoria esporte com uma imagem da nadadora Ana Marcela Cunha na Olimpíada de Tóquio, em 2020.

O Siena International Photo Awards é organizado pela Art Photo Travel, uma associação sem fins lucrativos que cria iniciativas culturais destinadas a divulgar, promover e valorizar a arte, os monumentos, as tradições, as culturas e as belezas naturais de todo o mundo. Ela também realiza anualmente o “Drone Photo Awards” e “Creative Photo Awards”, abertos a todos os fotógrafos, sejam eles profissionais, entusiastas ou novos talentos.

Leia mais: Prêmio elege as 15 melhores fotos de viagem de 2022

A fotografia que ganhou o prêmio geral e os vencedores em 11 categorias — Fotografia de Rua; Jornadas e Aventuras; Rostos e Personagens Fascinantes; Beleza da Natureza; Animais em Seu Habitat; Arquitetura e Espaços Urbanos; Esportes em Ação; Documentário e Fotojornalismo; e Sub 20 — são exibidos na bela cidade italiana de Siena como parte do Festival Siena Awards de artes visuais, que acontece de 1º de outubro a 20 de novembro.

O Siena International Photo Awards é gratuito e as inscrições para o próximo ano já estão abertas. Confira os destaques do prêmio a seguir:

VENCEDOR GERAL

KONSTANTINOS TSAKALIDIS

“Mulher de Evia”

“Mulher de Evia”, do fotógrafo grego Konstantinos Tsakalidis, é o título da imagem vencedora geral. A foto captura o desespero de Kritsiopi Panayiota, uma mulher de 81 anos, enquanto as chamas se aproximam de sua casa durante os devastadores incêndios florestais no verão de 2021, que causaram sérios danos ambientais.

Em meio à onda de calor mais quente e duradoura dos últimos 30 anos, com temperaturas chegando a 47°C, centenas de incêndios florestais eclodiram em todo o país, atingindo severamente a segunda maior ilha da Grécia. Milhares de moradores e turistas foram evacuados de barco. As chamas incontroláveis, que duraram uma semana nas florestas de pinheiros secos, destruíram mais de 50.000 hectares de área florestal e terras agrícolas, queimaram dezenas de casas e mataram muitos animais.

ROSTOS E PERSONAGENS FASCINANTES

2º lugar: “Este é o meu olho”

AHMED EL HANJOUL

“Este é o meu olho”

Esta mulher de 70 anos, de espírito alegre, adora cultivar a terra e criar animais de estimação, principalmente aves. Seu rosto e mãos enrugados, claramente desgastados por uma vida de trabalho, não escondem seu sorriso esperançoso. Ela carrega sua galinha de tal forma que o animal se torna um pedaço dela: pelo seu olho, tudo é lindo.

Obra notável: “Cavalheiros de Kibera”

MAURO DE BETTIO

“Cavalheiros de Kibera”

Não é sobre o que está em moda hoje: é sobre elegância e estilo. Este é o retrato de Dennis “Baqteria”, modelo, alfaiate, ator, mentor, dublê e modelo Kibera (Quênia) do ano.

Leia mais: As fotos de pets mais engraçadas: veja finalistas de concurso

Menção honrosa: “Marietta, o futebol contra o extremismo”

LUCAS BARIOULET

“Marietta, o futebol contra o extremismo”

Marietta, uma jogadora de futebol de 17 anos, é membro da recém-fundada seleção de futebol feminino da Mauritânia. Nesta sociedade profundamente conservadora, para muitos a ideia de mulheres participando do esporte é desagradável. “Queremos mudar a visão da nossa sociedade sobre as mulheres”, afirma Oumou Kane, diretora da federação.

Obra notável: “Cavalo e uma garota feliz”

KADIR CIVIC

“Cavalo e uma garota feliz”

Enquanto o cavalo está comendo uma cenoura, uma expressão de excitação, felicidade e medo ocorre no rosto da criança. Ayse, que tem síndrome de Down, fica muito feliz ao estar perto do animal. Os cavalos são altamente úteis como medicina alternativa no tratamento de crianças com deficiência.

JORNADAS E AVENTURAS

Vencedor: “Trabalho”

RAHAT BIN MUSTAFIZ

“Trabalho”

A foto foi tirada em Pabna, um dos portos fluviais mais importantes de Bangladesh para a importação de fertilizantes, cereais, carvão e cimento – e onde, no final das contas, o salário depende do número de sacos transportados. Nagarbari Ghat é um dos portos fluviais mais movimentados do país. Os importadores usam essa rota para facilitar o transporte e os trabalhadores trabalham aqui o dia todo para descarregar os produtos dos navios.

3º lugar: “Visita surpresa”

MARCUS WESTBERG

“Visita surpresa”

Um hipopótamo macho territorialista de repente emerge do rio Chobe, em Botsuana. Após sua primeira aparição, que aconteceu 20 segundos antes, o guia Patrick sabiamente decidiu virar o pequeno barco e deixar a área, mas o hipopótamo o perseguiu.

Menção honrosa: “Urso Polar 81”

BOB CHIUJOURNEYS

“Urso Polar 81”

Todos os anos, em outubro e novembro, os ursos polares vão para as camadas de gelo da Baía de Hudson em busca de comida. Aqui, um urso polar curioso aproximou-se da parte traseira do convés aberto de um buggy, onde muitos visitantes curiosos também tentavam ver de perto a criatura gigante.

Obra notável: “Favela da ferrovia Calcutá”

FRANCESCA SALICE

“Favela da ferrovia Calcutá”

Milhares de pessoas vivem perto dos trilhos da ferrovia, atravessando Calcutá e seus arredores, na Índia. Quando os trens passam, elas se escondem dentro de abrigos. Nesta foto, uma criança está escondida atrás da cortina de sua casa.

Obra notável: “Surf no mar verde”

WEIMIN QI

“Surf no mar verde”

A pradaria verde de Kerala, na Índia, é infinita e as ondulações das montanhas parecem as ondas do mar, caindo em cascata e alcançando a distância. O sol da tarde destaca as curvas, criando um contraste entre a luz e as sombras, quando dois pastores conduziam seus cavalos como surfistas pela serra.

Menção honrosa: “Minha família”

K. ASAD

“Minha família”

Uma irmã ensina seu irmão à noite. Em Char Island, em Bangladesh, a principal fonte de renda é a agricultura. Às vezes os ladrões vêm e roubam seu gado. Por isso, as famílias levam os animais para o mesmo quarto onde dormem, pois o gado representa sua única fonte de renda.

Leia mais: Confira as incríveis fotos vencedoras do prêmio World Nature Photograph

SUB 20

Vencedor: “Me beije”

RAFFAEL GUNAWAN

“Me beije”

Uma menina, de expressão triste e lábios pintados de batom, é modelo para uma sessão de fotos. O conceito da imagem foi alterado pela chegada de um curioso passarinho.

Obra notável: “Liberdade”

KAMIAR HOSEINIPOUR

“Liberdade”

A imagem transmite uma sensação de liberdade e o paradoxo da solidão e companheirismo. Os pássaros agitando as asas em direção ao infinito são um símbolo de liberdade e unidade, enquanto a árvore sozinha fica firme na colina como um símbolo de resistência.

ESPORTES EM AÇÃO

Vencedor: “Procurando Nemo”

JONNE RORIZ

“Procurando Nemo”

O fotógrafo brasileiro Jonne Roriz conquistou o prêmio com a imagem da nadadora brasileira Ana Marcela Cunha, medalhista de ouro olímpica e eleita Forbes Under 30 no ano passado. Na reta final da Maratona de Natação 10 km Feminina nas Olimpíadas de Tóquio 2020, no Parque Marinho de Odaiba, um pequeno peixe saltou para fora da água, recuando da braçada do atleta, no momento do clique.  A imagem ganhou o nome de “Procurando Nemo”.

Obra notável: “Cabeça forte”

DELLY CARR

“Cabeça forte”

A japonesa Sumire Kita compete na categoria individual de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Ao fazer um espacate no ar, a cabeça da atleta parece desaparecer atrás dos seus ombros. Cores quentes e linhas musculares nítidas tornam-se protagonistas da imagem.

Obra notável: “Desejo de viver”

TAISIR MAHDI

“Desejo de viver”

Um grupo de crianças jogando futebol no Iraque. A criança do meio, Qassem Muhammed, teve uma perna amputada em decorrência de uma explosão que ocorreu em sua cidade. No entanto, desejo e ambição ainda são seus companheiros ao longo da vida. Entre seus pares, ele parece estar em um trampolim, pronto para marcar o gol de sua vida.

Obra notável: “Cabeça-bola-gol”

ALEXANDER HASSENSTEIN

“Cabeça-bola-gol”

Bayern de Munique marca o segundo gol durante o jogo do grupo E da UEFA Champions League, contra o Barcelona. A bola acaba na rede, passando exatamente atrás da cabeça do goleiro Marc-André, criando uma incrível ilusão de ótica.

Leia mais: Os 12 melhores livros de fotografia, segundo 4 grandes fotógrafos brasileiros

Obra notável: “Fora das sombras”

BRADLEY KANARIS

“Fora das sombras”

Roger Federer joga um backhand em sua partida de semifinal contra Jeremy Chardy, da França, durante o Brisbane International 2014. Apenas o rosto e o peito do tenista se destacam, contra um fundo completamente escuro. Seu olhar determinado está voltado para a bola fluorescente em primeiro plano.

FOTOGRAFIA DE RUA

Vencedor: “Casaco esfumaçado”

MICHAEL KOWALCZYK

“Casaco esfumaçado”

Vestido com um casaco e um chapéu de detetive, o protagonista da foto parece emergir de uma nuvem de vapor subterrâneo subindo por baixo da East 37th Street, em Nova York. Ao fundo, arranha-céus e construções antigas completam o quadro.

Menção honrosa: “Conversação vívida”

MAUDE BARDET

“Conversação vívida”

O bairro de Gizé fica ao lado das pirâmides do Egito. É o lar dos cavalos e camelos que transportam turistas – um deles olha pela janela de uma parede de tijolos, trocando olhares com uma garota que passa.

Obra notável: “Homem morto na moto”

VALERIO BISPURI

“Homem morto na moto”

Um motociclista carrega um caixão pelas ruas de Benin. Não se sabe se a caixa está cheia ou vazia. No país, as motos transportam tudo, desde sofás a animais.

Obra notável: “A cidade nos ombros”

AJEESH PUTHIYADATH

“A cidade nos ombros”

O Catar está se preparando para a Copa do Mundo Fifa 2022. A cidade está passando por obras finais de manutenção. A imagem dos dois homens, aparentemente carregando a cidade nos ombros, retrata a importância da força de trabalho humana.

ARQUITETURA E ESPAÇOS URBANOS

Vencedor: “Sorriso de Coringa”

MUHAMMAD ALMASRI

“Sorriso de Coringa”

Dizem que os edifícios não têm vida. No entanto, como fotógrafo de arquitetura, o autor pensa exatamente o contrário. O título desta imagem, “Sorriso de Coringa”, conta uma história diferente: a de um prédio de bolinhas com um telhado sorridente. A lua completa a face deste Coringa de tijolos.

2º lugar: “Elevador”

IBRAHIM NABEEL SALAH

“Elevador”

A imagem, tirada de uma rua em Manhattan, cria uma impressionante ilusão de ótica. A geometria perfeita dos quatro lados dá a impressão de estar em um elevador: não sabemos para que lado está indo, mas nos sentimos levantados, mesmo estando ainda com os pés no chão.

Obra notável: “Perto”

MICHAL ZAHORNACKY

“Perto”

Através de uma série de padrões arquitetônicos repetitivos e em camadas, a foto alude à atmosfera sufocante da pandemia. Fomos obrigados a fechar as portas e ficar em casa. Isso nos aproximou – como humanidade, da família, dos amigos e de nós mesmos.

Veja todas as fotos do Siena International Photo Awards 2022 aqui