Lidere como Guillermo Del Toro: 3 lições de um humilde cineasta

31 de dezembro de 2022
Guillermo Del Toro

Guillermo Del Toro segurando o Pinóquio em sua nova versão

Seu negócio terá sucesso se você liderar como o humilde cineasta Guillermo del Toro. Aqui estão três lições de liderança do também produtor e roteirista mexicano, que dirigiu filmes premiados como “O Labirinto do Fauno” e “A Forma da Água” . Seu mais novo longa, “Pinóquio”, estreou este mês na Netflix.

1. Seja persistente

Na fábula de Esopo “A Tartaruga e a Lebre”, dois animais usam abordagens diferentes em uma corrida. A tartaruga se move lentamente, e a lebre corre. A lebre faz muitas pausas, imaginando que seu ritmo mais rápido ainda a fará vencer. No entanto, o progresso lento, mas constante, da tartaruga a leva à vitória.

“Pinóquio tem sido um projeto de paixão ao longo da vida de Del Toro desde que sua mãe começou a lhe dar bonecos do Pinóquio quando criança”, diz a jornalista da CBS News Tracy Smith sobre a persistência do cineasta. Ele queria contar a história usando o trabalhoso processo de animação stop-motion. E também queria que sua versão fosse mais próxima do espírito do livro original de Carlo Collodi do que do popular filme da Disney.

Del Toro avançou lenta, mas firmemente em direção ao seu objetivo. Demorou mais de 20 anos, mas o resultado foi impressionante. A persistência compensa.

2. Seja paciente

Estúdios hesitam em financiar filmes que envolvam animação stop-motion porque é um processo minucioso que leva muito tempo para ser concluído. Os fantoches devem ser manipulados 24 vezes para render um segundo de filme.

“É como ordenhar uma vaca mumificada”, diz del Toro sobre o processo. “Você obtém alguns segundos [de filmagem utilizável] por dia, se tiver sorte.” Del Toro utilizou, assim, 60 palcos e 60 câmeras para fazer o longa.

Por que ir tão longe quando criar imagens digitais seria muito mais fácil e rápido? Para del Toro, seu método dá aos espectadores uma resposta emocional mais poderosa. Um filme feito à mão é algo que você pode sentir, e é por isso que vamos ao cinema em primeiro lugar.

Qualquer que seja a linha de trabalho em que você esteja, não há atalhos para a excelência. A paciência vence!

3. Seja humilde

Assista a qualquer uma das dezenas de entrevistas que del Toro deu ao longo dos anos ou ouça seus comentários sobre os lançamentos em DVD de seus filmes como “O Labirinto do Fauno”. Eles revelam um homem profundamente comprometido com sua arte e humilde sobre suas realizações.

A humildade pode ser a mais incompreendida de todas as virtudes. Não é uma visão inferior de si mesmo, como costuma ser definida nos dicionários. Na verdade, é uma visão precisa. Pessoas humildes como Guillermo del Toro reconhecem que, por mais ousada que seja sua visão, é necessário o trabalho árduo de outras pessoas para ajudar a tornar essa visão uma realidade.

Em um mundo onde os autocentrados recebem muita atenção, del Toro tem o hábito de reconhecer sua equipe e as pessoas que colocaram sua imaginação em prática. A humildade é um fator significativo no sucesso criativo e financeiro do cineasta? Sim.

Lidere como Guillermo del Toro fazendo estas três coisas:

1- Seja persistente
2- Seja paciente
3- Seja humilde

Fazer pelo menos uma delas consistentemente aprimorará seu trabalho e enriquecerá a experiência das pessoas à sua volta.