Edição 106 da Forbes Brasil traz lista dos melhores CMOs de 2023

21 de março de 2023
Forbes

Renata Vieira, Beatriz Bergamaschi Cabral e Marina Daineze estão entre os 10 melhores CMOs da lista da Forbes

Já está disponível, nos aplicativos da Forbes Brasil na App Store ou na Play Store, a edição 106 da revista, que destaca a lista dos 10 melhores CMOs do Brasil em 2023.  Nesta quarta edição da Lista Forbes de Melhores CMOs do Brasil, destacamos 10 talentos que conseguiram traduzir com brilhantismo o espírito do nosso tempo à frente de posicionamentos e ações de marketing vitoriosas, valorizando ainda mais as poderosas marcas que representam: Boticário, GM, Mastercard, Mondelēz, Nestlé, NotCo, PepsiCo, Reckitt, Smiles e Vivo.

No editorial, o editor-chefe, José Vicente Bernardo, escreve sobre a estratégica função do CMO: “Os bravos profissionais de marketing precisam ter o olhar aguçado para um pacote que inclui mudanças bruscas no comportamento do consumidor, demandas sociais e ambientais crescentes, propósito, novas tecnologias e um ambiente inflamável que, em questão de minutos, pode levar uma imagem (entendida como reputação) às alturas, como um balão, ou incinerá-la, novamente, como um balão. No meio desse bombardeio, precisam se destacar da concorrência e levar uma imagem vencedora e vendedora ao público”.

Veja abaixo quem foram os eleitos. Para saber mais sobre cada um deles, leia a reportagem completa na revista, disponível aqui. ou nos aplicativos da Forbes Brasil na App Store ou na Play Store.

 

Alvaro Garcia, CMO da Mondeléz International “Marketing é sinônimo de crescimento sustentável, e hoje é a área que tem de levar a empresa a buscar o caminho do crescimento, fazer provocações, liderar conversas estratégicas, trabalhar inovação.”more
Beatriz Bergamaschi Cabral, CMO da Smiles “Uma CMO precisa estar sempre vigilante para que o propósito da marca seja espontâneo não só para o time, mas também para seus pares e para a estratégia de toda a organização.”more
Cecilia Dias, VP de Marketing da PepsiCo Brasil Alimentos “Se você fica só no escritório, é difícil se conectar com as pessoas – me fascina entender de gente, ter um olhar cada vez mais humano.”more
Christianne Rego CMO da GM do Brasil
Fernando Machado, CMO da NotCo “A meu ver, a posição de CMO evoluiu bastante nos últimos anos. sinto que as marcas que mais admiro têm CMOs que são quase que o braço direito do CEO.”more
Ionah Kochen, VP de Marketing e Comunicação da Nestlé Brasil “Ser CMO nos dias de hoje é cada vez mais desafiador, já que as estratégias de marketing integrado precisam ser adaptadas constantemente para acompanhar a rápida evolução do mundo digital.”more
Marina Daineze, Diretora de Marketing e Branding da Vivo “As marcas, mais do que apenas falar, precisam gerar impacto através de ações e iniciativas proprietárias, unindo as comunidades e trazendo as pessoas para o centro”more
Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário “Adquirir outros tipos de conhecimento ao longo dos últimos anos foi essencial para que eu pudesse atuar como liderança de marketing tendo uma visão muito mais ampla e completa.”more
Renata Vieira, CMO da Reckitt “Acredito que simples, ousado, humano e colaborativo são quatro palavras que definem o futuro do trabalho do marketing. Para mim, a colaboração é essencial para ajudar a transformar o mundo.”more
Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil “Os insumos para a compreensão do que é atraente para o consumidor podem advir de uma exposição de arte, de uma série que viraliza nas redes, ou de um novo modelo de festival de música.”more

Os outros destaques da edição incluem um especial sobre consórcios, negócio que no ano passado movimentou R$ 252 bilhões e realizou sonhos como casa própria, carro novo, estudos, cirurgias plásticas etc. para 9,4 milhões de pessoas no país. Mostramos também para onde vai a inteligência artificial pós-ChatGPT, destrinchamos o mercado da menopausa e desenhamos o mapa da soja no Brasil. Em ForbesLife, conheça o novo e original negócio do apresentador Rodrigo Faro e viaje por lugares como Maldivas, Portugal, Grécia…

Forbes

Capa da edição 106 da Forbes Brasil que destaca os melhores CMOs

 

Leia também nesta edição:

Colunistas

Tabagismo e vaping: políticos e autoridades de saúde pública fogem da realidade, Steve Forbes

Verde que te quiero verde, Mario Garnero

O samba enredo do orgulho e do legado, Flávio Rocha

Você sabe a diferença entre ser rico e ser próspero?, Flávio Augusto da Silva

Sobre felicidade e IA, Nelson Wilians

Ciência e civismo, Roberto Rodrigues

Múltipla escolha, Donata Meirelles

“Rosto Ozempic” e as consequências do seu uso desenfreado, Dra. Letícia Nanci

Caviar: símbolo máximo de luxo da Rússia para o mundo, Carla Bolla

Leaderboard

Susto no sistema bancário global

O passo internacional da Arezzo

Time de futebol dos EUA com 9 anos de idade já vale US$ 1 bi

Energia: a opção nuclear

Pirataria movimenta R$ 410 bilhões no Brasil

Destaques na rede: As top 10 matérias da Forbes no último mês

Reportagens

Melhores CMOs do Brasil

O mercado de consórcios no país

As cidades da soja

Eventos canábicos

A revolução da menopausa

A inteligência artificial começa agora

ForbesLife

O sucesso das joias de Anna Hu na Holanda

Fórmula E faz história em pistas brasileiras

Transformação social e orgulho caiçara na mesa

Cosmograph Daytona, lenda da Rolex, faz 60 anos

A seleção 5 estrelas do Forbes Travel Guide

80 anos do Hotel Toriba, em Campos do Jordão

Joali Being, o único wellness resort das Maldivas

WOW: restaurantes, museus, hotel e muita beleza no Porto

O faro empreendedor de Rodrigo Faro

Mil palavras: Pina Contemporânea

 

Para comprar a revista, clique aqui

 

Siga a Forbes nas redes socias:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Para comprar a revista, clique aqui.