Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Edição 106 da Forbes Brasil traz lista dos melhores CMOs de 2023

Edição 106 da Forbes Brasil traz lista dos melhores CMOs de 2023

Veja quem são os 10 homenageados e os outros destaques da nova edição da Forbes Brasil

Redação
21/03/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

Forbes
Forbes

Renata Vieira, Beatriz Bergamaschi Cabral e Marina Daineze estão entre os 10 melhores CMOs da lista da Forbes

Já está disponível, nos aplicativos da Forbes Brasil na App Store ou na Play Store, a edição 106 da revista, que destaca a lista dos 10 melhores CMOs do Brasil em 2023.  Nesta quarta edição da Lista Forbes de Melhores CMOs do Brasil, destacamos 10 talentos que conseguiram traduzir com brilhantismo o espírito do nosso tempo à frente de posicionamentos e ações de marketing vitoriosas, valorizando ainda mais as poderosas marcas que representam: Boticário, GM, Mastercard, Mondelēz, Nestlé, NotCo, PepsiCo, Reckitt, Smiles e Vivo.

No editorial, o editor-chefe, José Vicente Bernardo, escreve sobre a estratégica função do CMO: “Os bravos profissionais de marketing precisam ter o olhar aguçado para um pacote que inclui mudanças bruscas no comportamento do consumidor, demandas sociais e ambientais crescentes, propósito, novas tecnologias e um ambiente inflamável que, em questão de minutos, pode levar uma imagem (entendida como reputação) às alturas, como um balão, ou incinerá-la, novamente, como um balão. No meio desse bombardeio, precisam se destacar da concorrência e levar uma imagem vencedora e vendedora ao público”.

Veja abaixo quem foram os eleitos. Para saber mais sobre cada um deles, leia a reportagem completa na revista, disponível aqui. ou nos aplicativos da Forbes Brasil na App Store ou na Play Store.

 

  • Alvaro Garcia, CMO da Mondeléz International
“Marketing é sinônimo de crescimento sustentável, e hoje é a área que tem de levar a empresa a buscar o caminho do crescimento, fazer provocações, liderar conversas estratégicas, trabalhar inovação.”
    Victor Affaro/Forbes

    Alvaro Garcia, CMO da Mondeléz International

    “Marketing é sinônimo de crescimento sustentável, e hoje é a área que tem de levar a empresa a buscar o caminho do crescimento, fazer provocações, liderar conversas estratégicas, trabalhar inovação.”

  • Beatriz Bergamaschi Cabral, CMO da Smiles
“Uma CMO precisa estar sempre vigilante para que o propósito da marca seja espontâneo não só para o time, mas também para seus pares e para a estratégia de toda a organização.”
    Victor Affaro/Forbes

    Beatriz Bergamaschi Cabral, CMO da Smiles

    “Uma CMO precisa estar sempre vigilante para que o propósito da marca seja espontâneo não só para o time, mas também para seus pares e para a estratégia de toda a organização.”

  • Cecilia Dias, VP de Marketing da PepsiCo Brasil Alimentos
“Se você fica só no escritório, é difícil se conectar com as pessoas – me fascina entender de gente, ter um olhar cada vez mais humano.”
    Victor Affaro/Forbes

    Cecilia Dias, VP de Marketing da PepsiCo Brasil Alimentos

    “Se você fica só no escritório, é difícil se conectar com as pessoas – me fascina entender de gente, ter um olhar cada vez mais humano.”

  • Christianne Rego CMO da GM do Brasil
    Foto: divulgação

    Christianne Rego CMO da GM do Brasil

  • Anúncio publicitário
  • Fernando Machado, CMO da NotCo
“A meu ver, a posição de CMO evoluiu bastante nos últimos anos. sinto que as marcas que mais admiro têm CMOs que são quase que o braço direito do CEO.”
    Márcio Amarall/Forbes

    Fernando Machado, CMO da NotCo

    “A meu ver, a posição de CMO evoluiu bastante nos últimos anos. sinto que as marcas que mais admiro têm CMOs que são quase que o braço direito do CEO.”

  • Ionah Kochen, VP de Marketing e Comunicação da Nestlé Brasil
“Ser CMO nos dias de hoje é cada vez mais desafiador, já que as estratégias de marketing integrado precisam ser adaptadas constantemente para acompanhar a rápida evolução do mundo digital.”
    Victor Affaro/Forbes

    Ionah Kochen, VP de Marketing e Comunicação da Nestlé Brasil

    “Ser CMO nos dias de hoje é cada vez mais desafiador, já que as estratégias de marketing integrado precisam ser adaptadas constantemente para acompanhar a rápida evolução do mundo digital.”

  • Marina Daineze, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo  “Mais que visibilidade pela performance, a Rayssa fortalece o engajamento com diferentes comunidades, visto que os atletas, em geral, têm assumido papel de influenciadores naturalmente, pois o público que os acompanha quer conhecê-los em outras esferas.”
    Victor Affaro/Forbes

    Marina Daineze, Diretora de Imagem e Comunicação da Vivo

    “Mais que visibilidade pela performance, a Rayssa fortalece o engajamento com diferentes comunidades, visto que os atletas, em geral, têm assumido papel de influenciadores naturalmente, pois o público que os acompanha quer conhecê-los em outras esferas.”

  • Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário
“Adquirir outros tipos de conhecimento ao longo dos últimos anos foi essencial para que eu pudesse atuar como liderança de marketing tendo uma visão muito mais ampla e completa.”
    Victor Affaro/Forbes

    Renata Gomide, VP de Consumer do Grupo Boticário

    “Adquirir outros tipos de conhecimento ao longo dos últimos anos foi essencial para que eu pudesse atuar como liderança de marketing tendo uma visão muito mais ampla e completa.”

  • Renata Vieira, CMO da Reckitt
“Acredito que simples, ousado, humano e colaborativo são quatro palavras que definem o futuro do trabalho do marketing. Para mim, a colaboração é essencial para ajudar a transformar o mundo.”
    Victor Affaro/Forbes

    Renata Vieira, CMO da Reckitt

    “Acredito que simples, ousado, humano e colaborativo são quatro palavras que definem o futuro do trabalho do marketing. Para mim, a colaboração é essencial para ajudar a transformar o mundo.”

  • Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil
“Os insumos para a compreensão do que é atraente para o consumidor podem advir de uma exposição de arte, de uma série que viraliza nas redes, ou de um novo modelo de festival de música.”
    Victor Affaro/Forbes

    Sarah Buchwitz, VP de Marketing e Comunicação da Mastercard Brasil

    “Os insumos para a compreensão do que é atraente para o consumidor podem advir de uma exposição de arte, de uma série que viraliza nas redes, ou de um novo modelo de festival de música.”

    Victor Affaro/Forbes

    Alvaro Garcia, CMO da Mondeléz International

    “Marketing é sinônimo de crescimento sustentável, e hoje é a área que tem de levar a empresa a buscar o caminho do crescimento, fazer provocações, liderar conversas estratégicas, trabalhar inovação.”

    Os outros destaques da edição incluem um especial sobre consórcios, negócio que no ano passado movimentou R$ 252 bilhões e realizou sonhos como casa própria, carro novo, estudos, cirurgias plásticas etc. para 9,4 milhões de pessoas no país. Mostramos também para onde vai a inteligência artificial pós-ChatGPT, destrinchamos o mercado da menopausa e desenhamos o mapa da soja no Brasil. Em ForbesLife, conheça o novo e original negócio do apresentador Rodrigo Faro e viaje por lugares como Maldivas, Portugal, Grécia…

    Forbes
    Forbes

    Capa da edição 106 da Forbes Brasil que destaca os melhores CMOs

     

    Leia também nesta edição:

    Colunistas

    Tabagismo e vaping: políticos e autoridades de saúde pública fogem da realidade, Steve Forbes

    Verde que te quiero verde, Mario Garnero

    O samba enredo do orgulho e do legado, Flávio Rocha

    Você sabe a diferença entre ser rico e ser próspero?, Flávio Augusto da Silva

    Sobre felicidade e IA, Nelson Wilians

    Ciência e civismo, Roberto Rodrigues

    Múltipla escolha, Donata Meirelles

    “Rosto Ozempic” e as consequências do seu uso desenfreado, Dra. Letícia Nanci

    Caviar: símbolo máximo de luxo da Rússia para o mundo, Carla Bolla

    Leaderboard

    Susto no sistema bancário global

    O passo internacional da Arezzo

    Time de futebol dos EUA com 9 anos de idade já vale US$ 1 bi

    Energia: a opção nuclear

    Pirataria movimenta R$ 410 bilhões no Brasil

    Destaques na rede: As top 10 matérias da Forbes no último mês

    Reportagens

    Melhores CMOs do Brasil

    O mercado de consórcios no país

    As cidades da soja

    Eventos canábicos

    A revolução da menopausa

    A inteligência artificial começa agora

    ForbesLife

    O sucesso das joias de Anna Hu na Holanda

    Fórmula E faz história em pistas brasileiras

    Transformação social e orgulho caiçara na mesa

    Cosmograph Daytona, lenda da Rolex, faz 60 anos

    A seleção 5 estrelas do Forbes Travel Guide

    80 anos do Hotel Toriba, em Campos do Jordão

    Joali Being, o único wellness resort das Maldivas

    WOW: restaurantes, museus, hotel e muita beleza no Porto

    O faro empreendedor de Rodrigo Faro

    Mil palavras: Pina Contemporânea

     

    Para comprar a revista, clique aqui

     

    Siga a Forbes nas redes socias:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

    Para comprar a revista, clique aqui.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Melhores CMOs do Brasil

    As mais lidas agora

    • Conclave para a escolha do novo papa
      Forbes Agro

      Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Forbes Money

      Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

    • Escolhas do editor

      As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

    Últimas Notícias

    • Foto do CEO da Nvidia, Jensen Huang

      Nvidia Aposta na IA para Tirar a Computação Quântica do Papel

    • Por Dentro do Excêntrico Livro de Vinhos de Dalí

    • Chinesa Que Desbancou Mcdonald’s Chega Ao Brasil; Entenda a Origem e Conheça a Fortuna do Fundador

    • Das Palavras Ao Trabalho: o Salto da IA Generativa para o Mundo Físico

    • CEO Há quase 30 anos na P&G, Juliana Azevedo assumiu a presidência global de “Home Care” da companhia, na Suíça, em 2024

      Aprenda a Falar Como um CEO

    • 3 Sinais da ‘Armadilha dos Apelidos Carinhosos’ nos Relacionamentos

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.