Estruturar um processo atrativo é o caminho para que os candidatos não desanimem no processo e tenham uma experiência positiva com a empresa. “Com um bom ambiente de trabalho e comunicação próxima e transparente com o candidato durante todo o processo seletivo será mais fácil colocar esse plano em jogo”, diz Carolina Madureira, CEO da HRTech Bluy, que tem um software de recrutamento e seleção com 1,7 milhão de talentos em sua base.
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1. Planeje o processo
Um processo seletivo eficaz deve ser planejado do início ao fim. Mas antes de efetivamente abrir o processo, faça um planejamento de contratações para avaliar e prever as vagas que podem surgir a curto e médio prazo, evitando a abertura de posições com urgência.
Em relação ao processo seletivo, crie um calendário com as datas mais importantes e defina quais serão as etapas e os meios de divulgação dessas vagas. “Todo esse processo pode ser facilitado com a presença constante do RH lado a lado ao time de negócios.”
2. Defina o perfil do candidato ideal
Ao abrir uma vaga, é importante ter em mente um perfil bem definido e detalhado da pessoa certa para a vaga. “A pessoa responsável pela abertura de novas vagas não conhece o dia a dia da área. Por isso, é fundamental que o gestor que trabalhará diretamente com o profissional esteja lado a lado na criação dessa posição”, diz Madureira. O futuro gestor deve indicar os pontos mais relevantes da função, diferenciais e experiências necessárias para desempenhar bem a função.
3. Informe a faixa salarial e benefícios
4. Invista em atração de talentos
Na guerra pelos melhores talentos, ganha quem conseguir atrair e reter profissionais sendo conhecido como um bom lugar para trabalhar. “Estratégias como marketing de recrutamento e employer branding, com conteúdos ricos sobre a empresa, podem alavancar a imagem da companhia.”
O processo também deve ser humanizado e pensado para abrir oportunidades e incluir profissionais de grupos minorizados. “Pensar em processos voltados a mulheres, PCDs, LGBTQIAP+, pessoas mais velhas e pessoas negras é um importante passo para fomentar a diversidade dentro do mercado de trabalho.”
5. Use tecnologia na triagem dos currículos – mas faça testes customizados
O apoio de ferramentas tecnológicas é tão importante para o processo de recrutamento hoje que o RH Digital é um dos itens analisados pelo Top Employers para listar os melhores empregadores do país. “Usar soluções com funcionalidades que otimizam os processos, como filtros e inteligência artificial, ajudam a organização.”
6. Analise se o candidato tem “fit”
A entrevista inicial é o momento para conhecer melhor o candidato, tirar dúvidas sobre sua jornada profissional, verificar as informações do currículo e se certificar de que ele realmente tem interesse na vaga. “Essa conversa pode ser feita com um profissional de RH, que traz uma abordagem personalizada para entender se o candidato tem “fit”, ou seja, se ele combina com a organização, sua cultura, valores e objetivos.”
7. Vá a fundo no candidato
Numa segunda etapa, na entrevista com os gestores, o volume de candidatos é menor e o processo seletivo está próximo do fim. “Com candidatos mais qualificados, a ideia é se aprofundar no conhecimento dos profissionais e analisar se eles estão preparados para o desempenho esperado na empresa.”
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8. Dê feedback para todos os candidatos
Se a empresa informa a faixa salarial do cargo disponível, a etapa de negociação fica mais tranquila. Já no final do processo, com os candidatos selecionados, é importante dar feedbacks a todos e informar aos candidatos que não conseguiram a vaga que o processo foi finalizado. “Isso demonstra que a empresa se importa com os profissionais e os estimula a participar de novos processos”, diz a CEO da Bluy, Para os aprovados, além do retorno positivo, é preciso comunicar os próximos passos da contratação e os documentos necessários para formalizar o contrato.