Marcas mais valiosas não são as mais amadas pelos funcionários

4 de abril de 2023
Getty Images

“Employee Experience”, ou a experiência do colaborador, é a chave para se tornar um bom empregador, o que ajuda a atrair talentos e melhora a produtividade

Na última semana, a consultoria global Interbrand divulgou seu levantamento com as marcas mais valiosas do Brasil, liderado pelos bancos Itaú e Bradesco. A companhia leva em conta o potencial financeiro das empresas, assim como a sua influência no processo de decisão do consumidor, e lista 25 empresas.

As marcas mais valiosas, no entanto, não são as que têm os melhores resultados nos levantamentos de marcas empregadoras, aqueles que medem a satisfação dos funcionários. Em comparação com o ranking Best WorkPlaces, feito pela plataforma Infojobs, resultado de 11 milhões de avaliações espontâneas de funcionários e ex-funcionários, não há nenhuma coincidência entre os 10 primeiros lugares dos dois rankings.

Se considerarmos as 25 mais valiosas e as 50 melhores marcas empregadoras, quatro empresas estão nos dois rankings: Itaú, SulAmérica, Porto Seguro e Magazine Luiza. “As grandes companhias que recebem destaque têm foco na eficácia e design organizacional com a gestão de mudanças, principalmente para implementar melhores processos de recrutamento”, diz Ana Paula Prado, CEO do InfoJobs. “É necessário trabalhar a cultura organizacional – crenças, valores e normas que influenciam o clima de uma empresa para construir uma marca empregadora forte.”

A multinacional de recursos humanos Randstad também divulga anualmente uma pesquisa de marca empregadora. Em comum com o ranking da Infojobs estão Johnson & Johnson, Mercedes-Benz, Unilever e Bayer.

As 10 marcas mais valiosas do Brasil segundo a Interbrand

  1. Itaú
  2. Bradesco
  3. Skol
  4. Brahma
  5. Banco do Brasil
  6. Natura
  7. Nubank
  8. Petrobras
  9. Magazine Luiza
  10. Vivo

As 10 melhores marcas empregadoras do Brasil, segundo a Infojobs

  • Hospital Israelita Albert Einstein
  • SulAmérica Seguros
  • Basf
  • Johnson & Johnson
  • Unilever
  • Mercedes-Benz Do Brasil
  • Bayer
  • GHC – Grupo Hospitalar Conceição
  • Wiz Soluções
  • Siemens do Brasil

As 10 melhores marcas empregadoras, segundo a Randstad

  1. Johnson & Johnson
  2. Mercedes-Benz
  3. Nestlé
  4. Procter & Gamble
  5. HP
  6. Unilever Brasil
  7. Bayer
  8. Volkswagen
  9. Toyota
  10. Philips

Atração e retenção de talentos

A Infojobs, uma plataforma de oportunidades profissionais e busca de talentos, faz o levantamento anualmente desde 2018 a fim de reconhecer as empresas mais bem avaliadas pelos colaboradores. Para concorrer, as companhias precisam atuar no Brasil e ter mais de 50 avaliações dos colaboradores publicadas no Infojobs Advisor.

>> Leia também: Retenção de talentos: o que fazer para segurar os melhores

A lista tem 50 empresas de diferentes segmentos, como educação, varejo e recursos humanos. As organizações recebem avaliações e são pontuadas de 1 a 5 seguindo os seguintes critérios:

  • Avaliação Geral;
  • Ambiente de Trabalho;
  • Salários e Benefícios;
  • Diretoria;
  • Oportunidades e Carreira;
  • Empresa Recomendável

As empresas reconhecidas no ranking naturalmente já retêm os funcionários com suas políticas internas, mas estar entre os melhores empregadores é também uma forma de atrair talentos. De acordo com a InfoJobs, 62,4% dos profissionais respondentes acompanham as empresas do ranking, e 98,3% dizem que esse tipo de reconhecimento gera desejo de trabalhar nas empresas ranqueadas. “Ao buscar uma oportunidade, as pessoas levam a sério a opinião dos colaboradores que já integram as empresas.”

O caminho para se tornar um bom empregador

“Employee Experience”, ou a experiência do colaborador, é a chave para se tornar um bom empregador. “Algumas das vantagens são: atração de talentos, aumento de motivação, maiores índices de produtividade e menor rotatividade.”

A CEO do InfoJobs cita alguns passos – além de ter um especialista cuidando do assunto – para garantir que os colaboradores tenham experiências positivas na empresa e as compartilhem com seus colegas de trabalho.

  1. Entender como a organização quer ser lembrada/vista pelo colaborador;
  2. Analisar o cenário geral: quais os desafios e necessidades do time;
  3. Consultar os colaboradores para obter uma visão assertiva;
  4. Desenhar a jornada de um funcionário: do momento de entrada, com o onboarding, ao dia do desligamento;
  5. Montar um planejamento com cronograma para aplicação, seguindo os valores culturais da empresa. Ele deve conter oportunidades de aprendizagem, crescimento, melhorias salariais e desafios, com reconhecimento e relação saudável com a liderança.