As melhores universidades brasileiras, segundo ranking mundial

16 de maio de 2023
Reprodução/Cecília Bastos/USP Imagens

A Universidade de São Paulo é a mais bem ranqueada das universidades brasileiras no CWUR

Entre as 54 universidades brasileiras classificadas na lista das 2 mil melhores do mundo pelo CWUR (Center for World University Rankings), 29 tiveram queda em suas posições em relação ao ranking do ano passado. A Universidade de São Paulo lidera como a melhor universidade da América Latina, mesmo tendo caído da 103ª posição para a 109ª neste ano. Assim, nenhuma instituição de ensino superior brasileira está entre as 100 melhores do mundo.

O CWUR, que avaliou mais de 20 mil universidades ao redor do mundo, também ranqueia as instituições de acordo com educação, empregabilidade, docência e pesquisa. As universidades brasileiras tiveram maior queda no âmbito de pesquisa, principalmente pelos cortes de financiamento de bolsas de pesquisa e do orçamento das instituições. Nesse quesito, por exemplo, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) caiu 14 posições, enquanto a Unesp (Universidade Estadual Paulista) teve queda de 5.

Leia também

O título de melhor universidade do mundo foi para a Universidade de Harvard, que obteve a primeira colocação em todos os critérios avaliados. Outras duas universidades norte-americanas completam o top 3: o MIT (Massachusetts Institute of Technology), em segundo lugar, e a Universidade de Stanford, em terceiro. As universidades britânicas de Cambridge e Oxford, ocuparam, respectivamente, os quarto e quinto lugares.

Veja quais as 10 melhores universidades brasileiras e suas posições no ranking geral:

1. Universidade de São Paulo - 109ª posição
2. Universidade de Campinas - 344ª posição
3. Universidade Federal do Rio de Janeiro - 376ª posição
4. Universidade Estadual Paulista - 424ª posição
5. Universidade Federal do Rio Grande do Sul - 467ª posição
6. Universidade Federal de Minas Gerais - 503ª posição
7. Universidade Federal de São Paulo - 582ª posição
8. Universidade Estadual do Rio de Janeiro - 696ª posição
9. Fundação Oswaldo Cruz - 698ª posição
10. Universidade Federal de Santa Catarina - 718ª posição