Como identificar uma cultura tóxica em um anúncio de emprego

27 de julho de 2023
Getty Images

O ajuste comportamental pode ser o fator mais importante para ter sucesso em uma empresa e se livrar de uma cultura tóxica

Existem duas maneiras de acabar trabalhando em um lugar com uma cultura ruim. A primeira é trabalhar para uma boa empresa cuja cultura não combina com a sua personalidade. A segunda é acabar em um lugar que qualquer pessoa racional consideraria tóxico.

Você pode facilmente evitar o primeiro problema, simplesmente entendendo os tipos de culturas corporativas, conhecendo sua própria personalidade e evitando essas empresas.

O teste online “Qual é a sua Cultura Organizacional?”, mostra que existem quatro tipos principais. A cultura Social promove fortes relações interpessoais, colaboração e um ambiente amigável, criando um sentimento de pertencimento e lealdade entre os funcionários. A cultura Confiável valoriza a estabilidade, a eficiência e o cumprimento dos processos, garantindo qualidade e desempenho consistentes por meio do comprometimento dos funcionários em seguir os protocolos estabelecidos.

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A cultura Empreendedora enfatiza a inovação, a criatividade e a competição baseada no mérito, incentivando os funcionários a pensar fora da caixa e desafiar o status quo para o crescimento contínuo. E a cultura Hierárquica é definida por uma estrutura organizacional clara, funções bem definidas e foco no poder e autoridade, levando os funcionários a competir por promoções e reconhecimento.

Agora que você conhece os tipos de culturas corporativas, tudo o que precisa fazer é ser honesto sobre suas próprias preferências. Se você deseja limites claros entre sua vida profissional e pessoal, provavelmente não gostará da cultura Social. Se você gosta de criatividade, espontaneidade e flexibilidade, pode se sentir sufocado pelos processos rígidos da cultura Confiável. Se você adora previsibilidade e estrutura, é improvável que se adapte ao ritmo acelerado de uma cultura Empreendedora. Se você está procurando uma atmosfera colaborativa, pode se sentir constrangido pelas tomadas de decisão “top-down”, ou de cima para baixo, de uma cultura Hierárquica.

A segunda maneira de perceber que está inserido em uma cultura corporativa péssima é estar em um daqueles ambientes que todos consideram tóxicos. Para identificar isso antes mesmo de entrar na empresa, você precisará estar atento aos anúncios de emprego. Aqui estão cinco frases que costumam aparecer nas vagas e que sinalizam um possível problema na empresa.

1: “Ambiente de ritmo acelerado.” Essa frase geralmente pode ser uma bandeira vermelha, especialmente porque indica que a empresa espera que os funcionários trabalhem em um ritmo acelerado, com pouca consideração pelo equilíbrio entre vida profissional e pessoal ou medidas para evitar o burnout.

2: “Deve estar disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.” Não é difícil perceber que essa frase implica que a empresa espera que os funcionários estejam acessíveis o tempo todo, o que quase certamente causará esgotamento pela falta de equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

3: “Alta tolerância à ambiguidade.” É  a capacidade de lidar com mudanças e ocasiões inusitadas com frequência e em pequenos intervalos. Ser adaptável é ótimo, mas quando você se deparar com essa frase em um anúncio de emprego, ela pode indicar que a empresa não tem uma comunicação clara ou objetivos definidos e pode até ter um ambiente de trabalho caótico.

4: “Horário flexível.” Ninguém descartaria a necessidade de flexibilidade dos funcionários, mas essa frase pode indicar que a empresa não respeita o tempo e os limites pessoais das pessoas, estabelecendo horários de trabalho imprevisíveis e mudanças constantes.

5: “Trabalhar bem sob pressão.” Todos nós queremos ser o tipo de pessoa que trabalha bem sob pressão, mas quando você vê essa frase em um anúncio de emprego, ela pode sinalizar que a empresa geralmente opera em modo de crise, e os funcionários devem lidar regularmente com situações de alto estresse sem apoio adequado. 

O estudo Hiring For Attitude, da empresa de pesquisa em liderança Leadership IQ, deixa claro que o comportamento leva à maioria dos erros de contratação. Segundo o estudo, 46% das novas contratações dão errado dentro de 18 meses. Isso significa que, embora você queira escolher um bom ambiente para mostrar suas habilidades, encontrar um ajuste cultural ou de comportamento é ainda mais importante. Os anúncios de emprego costumam refletir sutilmente a verdadeira cultura de uma empresa, portanto, leia-os com atenção. E quando você vir uma frase que parece estranha, confie na sua intuição.

*Mark Murphy é colaborador da Forbes USA. Ele é o fundador da LeadershipIQ.com, autor best-seller e palestrante.

(traduzido por Fernanda de Almeida)