Os debates sobre qual regime de trabalho – remoto, híbrido ou presencial – é melhor (ainda) são acalorados e focados nos temas de produtividade, desempenho e engajamento dos funcionários.
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Os novos regimes de trabalho chegaram para ficar
As novas formas de trabalhar vieram para ficar e já estavam em alta mesmo antes da pandemia. O relatório da Universidade de Stanford descobriu que a taxa de pessoas trabalhando remotamente dobrou nos últimos 15 anos – e os pesquisadores esperam que ela continue subindo.
O estudo também descobriu que 60% das pessoas trabalham presencialmente todos os dias – e tendem a ganhar menos – principalmente nos setores de varejo, alimentação, turismo ou segurança. Os funcionários híbridos, que representam cerca de 30%, normalmente são os mais bem pagos e trabalham presencialmente dois ou três dias por semana (geralmente entre terça e quinta). Funcionários que trabalham 100% remotamente representam a menor parcela dos funcionários (pouco mais de 10%).
Da mesma forma, uma pesquisa feita pela empresa de software Atlassian descobriu que 71% dos profissionais da área do conhecimento ficam remotamente pelo menos uma vez por semana e 82% trabalhavam para empresas que esperavam que eles estivessem no escritório pelo menos em parte da semana de trabalho.
Trabalho remoto é mesmo menos produtivo?
Mas será que os funcionários que trabalham remotamente são, de fato, menos produtivos?
A percepção da produtividade dos funcionários é o verdadeiro problema. A pesquisa de Stanford descobriu que eles achavam que sua produtividade era maior em casa (cerca de 7% maior), enquanto os gerentes achavam que era menor (cerca de 3,5% menor). E, de acordo com o estudo da Atlassian, 10% das pessoas acreditam que serão vistas como menos produtivas ou menos comprometidas se trabalharem remotamente.
O resultado final, independentemente das percepções: a análise de Stanford com vários estudos encontrou uma redução de 10% a 20% na produtividade no trabalho remoto, dependendo da natureza da pesquisa.
Outro motivo significativo para a redução da produtividade no trabalho remoto está relacionado à disciplina e ao autocontrole. Dados da empresa de viagens Upgraded Points mostram que quando as pessoas trabalham remotamente, elas passam parte do tempo no computador com atividades não relacionadas ao trabalho, como navegar nas redes sociais (75%), fazer compras online (70%), assistir a séries ou filmes (53%) e planejar viagens (32%).
Elas também passam tempo longe do computador em afazeres domésticos (72%), outras tarefas (37%), cochilando (22%), indo ao médico (23%) ou bebendo (12%). Algumas pessoas (13%) relatam que trabalham apenas três ou quatro horas por dia quando estão em casa.
O que os funcionários dizem
Ironicamente, apesar de relatarem distração e tempo gasto em atividades não relacionadas ao trabalho, algumas pessoas dizem que são bem produtivas em casa. Isso é demonstrado em várias pesquisas:
- 63% das mulheres e 55% dos homens dizem que são produtivos trabalhando em casa, de acordo com os dados da Upgraded Points;
- 51% dos funcionários disseram que trabalhar de forma assíncrona ou definir seu próprio horário contribuiu para sua produtividade;
- 43% das pessoas se sentem mais produtivas trabalhando no escritório e 42% se sentem mais produtivas trabalhando em casa.
Engajamento, felicidade e sentimento de valorização
Mesmo que o relatório de pesquisa de Stanford aponte para uma produtividade reduzida em casa, os profissionais têm perspectivas equivocadas sobre quão produtivos eles realmente são – e onde seu trabalho é feito com melhor qualidade.
Talvez o mais significativo seja que, quando as pessoas são produtivas, elas tendem a ser mais felizes, mais engajadas, mais satisfeitas e mais propensas a permanecer na empresa. O desempenho e a oportunidade de fazer uma contribuição significativa também estão correlacionados com a felicidade, que por sua vez está ligada a melhores resultados para funcionários e empresas. A satisfação no trabalho é o principal motivo para permanecer em um emprego, segundo um estudo da companhia de software ClickUp.
Crie as condições para ter produtividade
As empresas devem criar as condições para ter produtividade alinhando o trabalho com os níveis de habilidade de cada um, dando às pessoas atividades significativas, oferecendo oportunidades de crescimento e desenvolvendo líderes que possam motivar e dar feedback.
Veja 4 dicas para aumentar a produtividade:
*Tracy Brower é colaboradora da Forbes USA. Ela é socióloga, conselheira e autora de “The Secrets to Happiness at Work” (Os Segredos da Felicidade no Trabalho, em tradução livre). Ela é especialista em assuntos relacionados ao universo profissional e seu trabalho foi traduzido para 15 idiomas.
(Traduzido por Gabriela Guido)