Chegou o momento de fazer um balanço do ano que passou e estabelecer as metas – pessoais e profissionais – para 2024.
Um levantamento da Forbes Health com a empresa internacional de pesquisa One Poll deste ano descobriu que as pessoas tentam atingir as resoluções de ano novo por cerca de três meses.
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Outros estudos mostram que apenas em torno de 10% se mantêm firmes nas suas metas durante o ano. “É melhor ter poucas metas que fazem muito sentido pra você e são atingíveis do que ter uma lista extensa e ingênua que vai ficar esquecida até o final do ano”, avalia Fernando Faião, sócio e consultor de desenvolvimento de liderança e gestão de talentos da Korn Ferry, empresa global de consultoria.
Para ele, o momento de definir as metas é superestimado e ofusca o que de fato traz o resultado a longo prazo: estabelecer, seguir e, se preciso, reavaliar um processo que te ajude a atingir seus objetivos.
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Se você não quer chegar em dezembro de 2024 frustrado por não ter conquistado tudo aquilo que colocou no papel, veja sete dicas do executivo para estabelecer metas realistas e que te incentivem a cumprir seus objetivos no próximo ano.
7 dicas para estabelecer e atingir suas metas de ano novo
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1: Invista na reflexão pessoal e priorize o que realmente importa
Antes de definir suas metas, é importante fazer uma autoavaliação honesta e crítica sobre sua situação atual e seus objetivos futuros. Analise seus pontos fortes e fracos, suas conquistas e dificuldades no ano que passou, aquilo que você deseja e o que valoriza. Busque referências com outras pessoas.
Conecte suas metas do ano com seus objetivos de carreira de longo prazo. Entenda o que é esperado do seu papel na empresa (agora e no futuro), o que a empresa valoriza e como você é percebido pelos seus pares, gestor e pela equipe. É melhor ter poucas metas que fazem muito sentido pra você – e são atingíveis – do que ter uma lista extensa e ingênua que vai ficar esquecida até o final do ano.
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2: Descreva claramente os porquês de cada uma das suas metas
Mais importante que a própria meta é conseguir descrever qual seria o impacto de atingir aquele objetivo. Sua meta é ser promovido por quê? Você quer ganhar mais dinheiro ou prestígio, acha que merece ou porque estaria numa posição melhor para trazer um determinado tipo de contribuição para a empresa? Se a motivação principal para sua promoção é ganhar mais dinheiro, talvez valha a pena considerar caminhos alternativos ou complementares, como aprender a investir melhor, por exemplo.
As pessoas costumam seguir as orientações de seu gestor sem entender por que aquele tema é importante. Aprender a delegar, por exemplo, parece uma meta relevante para alguém que ainda não faz isso bem. Mas será que isso é realmente uma prioridade para aquele indivíduo? Pode ser importante para liberar tempo para temas mais estratégicos ou pode ser crítico para o desenvolvimento do time abaixo. Se você tem claro o impacto desejado e reconhece que vale a pena investir nisso, a chance de se comprometer de verdade em atingir essa meta é muito mais alta.
O porquê define o grau de prioridade e seu nível de compromisso em atingir essa meta. Sempre que aparecerem dificuldades ou você começar a se frustrar, releia o porquê daquela meta.
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3: Defina suas metas no formato SMART
Poucas pessoas realmente sabem estabelecer bem suas metas. Colocá-las no formato SMART (Específicas, Mensuráveis, Atingíveis, Relevantes e Temporais) faz toda a diferença. Assim, você terá parâmetros claros para direcionar suas ações e avaliar continuamente se está evoluindo no ritmo necessário.
Por exemplo, se sua meta é garantir pelo menos um sucessor para a sua posição até novembro de 2024, qual é o critério para definir se alguém está pronto ou não para o cargo? Pode ser a sua confiança naquela pessoa (algo bem subjetivo), o reconhecimento pelos seus pares, a qualidade do trabalho dela substituindo as suas férias ou uma avaliação de desempenho. Dependendo do critério específico de avaliação de prontidão, suas ações para ajudar alguém a atingir esses critérios serão diferentes.
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4: Defina o plano de ações para atingir suas metas
O cumprimento de qualquer meta é consequência de uma série de ações definidas especificamente com esse objetivo. Estabelecer ações intencionais que devem te levar a atingir suas metas é uma etapa crítica. E essas ações devem ser constantemente reavaliadas – se não estiverem trazendo o resultado esperado, você deve fazer os ajustes necessários rapidamente. Montar um plano de ações pode exigir etapas preparatórias, como conversar com pessoas que tiveram sucesso naquele tema, investigar causas, buscar alternativas ou aprender algo novo. Todas essas ações de preparação devem estar contempladas no seu plano, assim como a avaliação frequente dos resultados que você está atingindo (ou não) para reavaliar seu projeto.
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5: Faça o acompanhamento frequente e estruturado do seu plano de ações
Você está conseguindo colocar em prática as ações a que se propôs? Se não está acostumado a se organizar por metas e planos de ação, pode ser que a sua primeira meta seja seguir esse processo de forma sistemática por um ciclo completo. Aprender a definir metas claras e acompanhar sua evolução de forma sistemática terá um impacto muito positivo na sua vida pessoal e profissional no longo prazo. Comece de forma simples, com pequenas metas, e mantenha a disciplina até o fim.
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6: Conecte os novos comportamentos com coisas que você já faz
Se suas metas incluem melhorar habilidades ou passar a fazer as coisas de forma diferente, você pode aproveitar a inércia daquilo que já está em andamento. Se precisa ter uma atuação mais estratégica, inclua uma simples análise de mercado na reunião que você já faz com a sua equipe todo final de mês. Se precisa melhorar sua habilidade para influenciar, estude bons conceitos de negociação e aplique uma leitura mais completa nas iniciativas que você já tem que defender no seu dia a dia. Inclua novos comportamentos em práticas que já fazem parte da sua rotina.
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7: Curta a jornada
Não deixe para comemorar seu sucesso apenas no final. Foque no seu aprendizado e na sua evolução e aproveite cada pequena meta atingida. Definir a meta é importante para ter direcionamento e critérios para priorizar suas ações e seu investimento de tempo, mas atingir o principal objetivo não deve ser o único critério para te deixar feliz, triste, realizado ou frustrado. A vida profissional se constrói mais pelo aprendizado e pela preparação para aproveitar as oportunidades do que pela quantidade de metas atingidas.
Se você se compromete com o processo, também evita a tendência a procrastinar até a véspera do prazo, quando, normalmente, nenhuma ação genial vai conseguir compensar o tempo perdido. Valorize cada etapa, avanço e vitória que você obtiver no percurso. Comemore com as pessoas que te apoiam e te inspiram, premie-se com algo.
1: Invista na reflexão pessoal e priorize o que realmente importa
Antes de definir suas metas, é importante fazer uma autoavaliação honesta e crítica sobre sua situação atual e seus objetivos futuros. Analise seus pontos fortes e fracos, suas conquistas e dificuldades no ano que passou, aquilo que você deseja e o que valoriza. Busque referências com outras pessoas.
Conecte suas metas do ano com seus objetivos de carreira de longo prazo. Entenda o que é esperado do seu papel na empresa (agora e no futuro), o que a empresa valoriza e como você é percebido pelos seus pares, gestor e pela equipe. É melhor ter poucas metas que fazem muito sentido pra você – e são atingíveis – do que ter uma lista extensa e ingênua que vai ficar esquecida até o final do ano.