-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Outra razão pela qual podemos nos sentir paralisados pós-ferias é o conflito entre a reflexão sobre as realizações do ano passado e a ansiedade pelos novos desafios que virão. Isso cria uma névoa mental que prejudica a produtividade.
É crucial reconhecer que, em meio a tudo isso, oportunidades de crescimento e sucesso aguardam. A chave é focar nos aspectos positivos e adotar estratégias para nos livrarmos da inércia que nos impede de seguir em frente.
1. Regra dos dois minutos
Este conceito é simples, mas poderoso: se uma tarefa levar menos de dois minutos para ser concluída, faça-a imediatamente. Concluir rapidamente tarefas que exigem dois minutos ou menos economiza tempo de forma eficaz. Enfrentar essas pequenas tarefas prontamente não apenas cria uma sensação de realização, mas também te impulsiona para frente.
A regra dos dois minutos também se aplica ao início de qualquer meta ou hábito, já que a maioria dos objetivos pode ser iniciada em dois minutos. Mesmo que nem todas as tarefas possam ser concluídas nesse tempo, começar sua jornada rumo a novos objetivos é o primeiro passo crucial para alcançá-los.
Leia também:
- Por que você precisa de mais “microaventuras” em 2024
- Quer ter uma vida mais feliz? Veja como silenciar o ego
- Nomofobia, o medo de ficar sem o celular: você sofre desta nova ansiedade moderna?
Essa abordagem não só ajuda a eliminar o atraso imediato, mas também funciona como um catalisador para recuperar o dinamismo. Dividir tarefas grandes em partes menores e gerenciáveis evita que elas se tornem cansativas, facilitando a transição de volta à rotina normal.
2. Utilize ciclos de 90 minutos
Semelhante aos ciclos circadianos, os humanos também operam em ciclos conhecidos como “ritmos ultradianos”. O corpo humano segue esses ritmos, e pesquisas indicam picos distintos de energia e períodos de exaustão dentro de cada ciclo. A duração ideal do foco ininterrupto para o cérebro é limitada a uma janela de 90 a 120 minutos. Em seguida, um intervalo de 20 a 30 minutos é essencial para a renovação, garantindo alto desempenho na tarefa subsequente.
Apoiando esse conceito, um estudo publicado no Journal of Applied Psychology destaca que praticar micropausas, como se alongar, encher uma garrafa de água ou abraçar o seu animal de estimação tem efeitos positivos no desempenho no trabalho. O estudo também mostra que os funcionários que acrescentam micropausas à sua rotina demonstram maior envolvimento, melhor qualidade e uma atitude geral mais positiva em relação ao trabalho.
3. Lide com tarefas importantes quando você estiver mais alerta
Pesquisas sugerem que os traços de personalidade influenciam significativamente os níveis de produtividade individuais, confirmando que a produtividade não pode seguir uma abordagem única.
Um estudo publicado no The Economic Journal revela que pessoas com maior neuroticismo – nível crônico de desajustamento e instabilidade emocional – tendem a ter um desempenho fraco, enquanto aqueles com maior consciência apresentam melhor desempenho, possivelmente devido à reduzida capacidade de concentração dos indivíduos neuróticos. Além disso, indivíduos com traços impulsivos acham mais difícil resistir a distrações, como verificar as redes sociais. A tentativa de impor regras rigorosas de produtividade pode ser inútil nesses casos.
Reconhecer a necessidade de nuances e personalização na busca pela produtividade pode ajudar os indivíduos a aumentar estrategicamente a eficiência, compreendendo seus horários e condições de trabalho ideais.
Conclusão
Ao perseguir o pico de produtividade, reconheça que nem todos os dias serão impecavelmente eficientes. Evite ser excessivamente crítico durante períodos menos produtivos e, em vez disso, mude seu foco e implemente essas estratégias. Depois de identificar a abordagem mais eficaz para você, você ficará agradavelmente surpreso com o aumento da produtividade tanto no trabalho quanto em outros aspectos da vida.
Veja também: 5 dicas para se desconectar do trabalho e aproveitar as férias
*Mark Travers é colaborador da Forbes USA. Ele é um psicólogo americano formado pela Cornell University e pela University of Colorado em Boulder.