Como pedir demissão da empresa sem fechar as portas?

15 de março de 2024
Getty Images

Ser transparente ao comunicar sua demissão e oferecer uma transição suave vão te ajudar a manter as portas abertas com colegas e líderes

Como qualquer decisão de carreira, a saída de um emprego deve ser tratada de maneira racional, sempre considerando a importância de manter um relacionamento profissional positivo com antigos chefes e colegas. “Decidir sair impulsivamente ou com raiva não é a melhor ideia. A transição deve ser comunicada de forma que não prejudique relações futuras”, afirma Ana Pliopas, coach executiva e professora da Fundação Getulio Vargas.

Você nunca sabe onde estará ou quem encontrará nas próximas etapas da sua jornada profissional. Por isso, mesmo que o ambiente de trabalho atual não esteja mais alinhado com seus objetivos profissionais ou pessoais, a forma como você sai pode abrir – ou fechar – portas no futuro. “No momento de comunicar sua saída, não vale a pena lavar roupa suja.”

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O melhor caminho é ser transparente e abordar o assunto com sinceridade e clareza, apontando os motivos que levaram à decisão de sair, sem recorrer a desculpas, e também sem “atacar” ninguém. “Sendo honesto, você demonstra respeito pela organização que está deixando, o que ajuda na sua reputação no mercado”, diz Lucas Oggiam, diretor executivo da multinacional de recursos humanos Page Group.

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A seguir, especialistas fornecem um guia prático para pedir demissão de maneira profissional e sem prejudicar a carreira.

1. Prepare seu discurso Antes de anunciar sua saída, esteja claro sobre o que vai dizer, mas lembre-se: não é momento para feedback. Explique objetivamente por que está saindo e agradeça pela experiência. "Vou informar que estou indo embora, para onde vou, agradecer pelo tempo aqui e pelo que aprendi. Se oferecerem algo para me fazer ficar, vou recusar", explica Pliopas. more
2. Comunique-se de forma apropriada Prefira comunicar sua decisão pessoalmente ao seu chefe direto, antes de informar a equipe ou colegas. Isso demonstra respeito pela hierarquia e pela relação de trabalho construída.more
3. Seja transparente Ao decidir pedir demissão, seja honesto e claro com seu empregador sobre os motivos da sua saída. Evite inventar desculpas. A transparência promove um ambiente de respeito mútuo e pode facilitar uma saída amigável. “A verdade sempre vem à tona, e, se isso acontecer, pode ser prejudicial para a sua carreira", afirma Oggiam.more
4. Ofereça uma transição suave Se já tiver um próximo emprego, proponha e negocie com a nova empresa um período de transição. Mostre-se disposto a organizar suas tarefas atuais e treinar alguém para assumir suas responsabilidades, isso demonstra comprometimento até os últimos momentos na empresa. “Não precisa ficar seis meses ou esperar seu sucessor, mas uma boa transição ajuda a manter um bom relacionamento, deixando a porta aberta para o futuro”, afirma a professora da FGV.more
5. O combinado não sai caro Antes de deixar sua posição, certifique-se de concluir todos os projetos e tarefas que lhe foram atribuídos. Se isso não for possível, organize um plano de transição claro para que seu sucessor ou colegas de equipe possam dar continuidade ao trabalho sem interrupções. “Uma transição de sucesso só acontece se você entregar o prometido”, diz o diretor executivo do PageGroup.more
6. Agradeça as oportunidades Expressar gratidão pelas oportunidades de aprendizado e crescimento demonstra maturidade e respeito pela jornada compartilhada. “Tente pensar nas experiências positivas, como o aprendizado, o desenvolvimento pessoal e o aprofundamento no entendimento da indústria”, diz a professora. Isso ajuda a manter uma relação positiva, destacando o valor mútuo da experiência.more
7. Mantenha o profissionalismo Não é hora de lavar roupa suja. Mesmo que tenha enfrentado desafios ao longo do período na empresa, foque no futuro e na decisão de mudança como um passo para o seu desenvolvimento de carreira. Além disso, tenha cuidado com as entrevistas de saída. Seja sincero, mas cuidadoso em suas observações.more
8. Respeite as normas de confidencialidade Lembre-se de que tudo o que foi desenvolvido ou aprendido na empresa pertence a ela. Mantenha a integridade e o respeito pelas políticas de confidencialidade, evitando levar consigo documentos, planilhas e qualquer tipo de informação.more