Com o crescimento do home office desde a pandemia, outro hábito passou a fazer parte da vida dos profissionais durante a jornada em casa. Sem confraternizações no escritório ou uma conversa durante a pausa para o café, a descontração ganhou uma nova cara para os tabalhadores remotos: compras online durante o expediente.
De acordo com uma pesquisa do Mastercard Economics Institute, com pesquisadores das Universidades Northwestern e Stanford, o trabalho remoto desencadeou um aumento persistente do comportamento nos EUA. Em 2023, foram gastos US$ 375 bilhões (R$ 1,9 trilhão) a mais no varejo online em relação à tendência de 2015-2019. E os aumentos mais significativos ocorreram em regiões com a maior parcela de trabalhadores híbridos e remotos.
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Com a flexibilidade do home office, os profissionais não precisam mais esperar o horário de trabalho terminar para comprar o que está faltando. De 2019 para 2023, os consumidores passaram a fazer as compras de casa no meio do expediente, entre 11h e 17h, aponta a pesquisa. “Todos nós precisamos de pausas, e poder usá-las para fazer tarefas de casa ou compras enquanto trabalhamos é muito valioso”, escreveu Nick Bloom, professor de Stanford e um dos autores do estudo, no seu LinkedIn.
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Entre as causas para o crescimento do hábito de consumo, estão as mudanças de localização dos funcionários, que aderiram ao home office e se afastaram dos centros urbanos durante a pandemia. Segundo o estudo, a demanda por compras virtuais cresceu 4% nas áreas com maior frequência de trabalho remoto ou híbrido, enquanto os locais com presença no escritório retornaram para as taxas de compras online pré-pandêmicas.
Após as mudanças nos limites entre tempo pessoal e de trabalho, e com a persistência do trabalho híbrido, os autores da pesquisa esperam um crescimento contínuo do hábito de compras virtuais durante o expediente.