Não há dúvidas de que se exercitar traz benefícios para o corpo e a mente. Para reduzir os custos com a saúde dos funcionários, muitas empresas oferecem planos de bem-estar aos seus colaboradores. Algumas simplesmente reembolsam aulas de pilates ou spinning, enquanto outras adotam uma abordagem mais ativa e organizam desafios de contagem de passos ou semanas de subir escadas.
Essas atividades geralmente são recebidas com uma mistura de gratidão e ceticismo, mas podem ter mais potencial do que se imagina. Quando bem planejadas, políticas que incentivam as pessoas a se movimentarem durante o expediente podem oferecer retornos dentro e fora do trabalho.
Leia também
Veja, a seguir, quatro razões para praticar atividades físicas antes do fim do expediente.
Prevenção da sonolência sedentária
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 31% dos adultos em todo o mundo atualmente não atingem o nível mínimo recomendado de atividade física: 21 minutos de exercício cardiovascular por dia e dois exercícios de força por semana. A baixa atividade física ao longo do dia aumenta o risco de sobrepeso, diabetes e doenças cardiovasculares.
Para os profissionais, as implicações vão além da saúde. Colaboradores sedentários tendem a sentir mais sonolência, o que os torna mais propensos a cometer erros no trabalho.
A atividade física pode ser o antídoto perfeito. Segundo um estudo de 11 semanas realizado por pesquisadores de Singapura e da Austrália, pessoas que usaram uma bicicleta ergométrica no escritório por 22 minutos diários sentiram-se muito menos sonolentas entre 13h e 14h, conseguindo superar o famoso “desânimo pós-almoço”. Portanto, um passeio durante o intervalo pode ajudar a manter-se desperto ao longo do dia.
Aumento do foco no trabalho
Além de combater a sonolência, o exercício também pode aumentar a atenção no dia a dia. Um estudo publicado no Journal of Applied Psychology em 2022 analisou um grupo de 74 profissionais que se exercitavam regularmente antes de começar o expediente ou durante o horário de trabalho. Alguns iam de bicicleta ao escritório, outros participavam de aulas de ioga ou faziam uma corrida no horário de almoço.
Após o exercício, os profissionais geralmente se sentiam confiantes e energizados. Como resultado, seu foco no trabalho era maior nos dias de exercício em comparação aos dias sem exercício, e os colegas perceberam menos comportamentos de distração, como trabalhar mais devagar do que o necessário.
A intensidade dos exercícios e o prazer em se exercitar fizeram diferença no resultado dos profissionais. Exercícios de baixa intensidade, como uma caminhada, eram benéficos para todos. Exercícios intensos só aumentavam o foco no trabalho para quem realmente gostava de se exercitar. Aqueles que se exercitavam apenas por obrigação, sem gostar, tinham melhores resultados com atividades de intensidade moderada.
Melhoria na vida familiar
Ser ativo durante o expediente pode beneficiar a qualidade da vida familiar no retorno do trabalho. Outro estudo publicado no Journal of Applied Psychology acompanhou os passos de 72 profissionais ao longo do expediente para saber se realizar mais atividade física durante o trabalho beneficiava a vida em casa. Nos dias mais ativos, os participantes se envolviam mais com seus familiares e relatavam maior equilíbrio entre vida profissional e pessoal.
Ajuda na recuperação após o expediente
No mesmo estudo, os participantes também foram questionados sobre como eles se sentiam recuperados após o trabalho. À noite, aqueles que tinham dado mais passos no expediente se sentiam mais relaxados e também se envolviam mais em práticas de lazer.
Relaxar e buscar atividades desafiadoras são formas eficazes de se recuperar do estresse do trabalho. Segundo a pesquisa, profissionais recuperados são mais felizes e também têm melhor desempenho no dia seguinte.
-
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
A mensagem para as empresas é clara: dar espaço para a atividade física traz resultados. É importante que os funcionários escolham a atividade, para que possam adequá-la ao gosto pessoal. Para garantir a prática, incentive caminhadas durante o almoço ou café. Sair do escritório e respirar ar fresco revigora a todos, seja você um fã de exercícios ou não.
*Lieke ten Brummelhuis é colaboradora da Forbes USA. Ela é consultora e professora associada na Beedie School of Business da SFU (Simon Fraser University). Também é pesquisadora de temas como estresse no trabalho e equilíbrio entre vida profissional e pessoal.