7 maneiras de se reinventar no trabalho

3 de julho de 2019
SelectStock/GettyImages

Não desista e se mantenha firme e forte na busca por seus sonhos até que seu trabalho tenha valido a pena

Existe uma série de razões pelas quais você pode querer se reinventar no trabalho: se você cansou de ser uma assistente e acha que merece um cargo maior, se você se apaixonou por um departamento diferente do qual trabalha hoje ou até se sente que tem muito mais potencial para oferecer do que seu chefe exige de você.

LEIA MAIS: 12 dicas para assumir o controle da sua carreira

Não importa qual seja o motivo da mudança: nós vamos a ajudar a dar os primeiros passos e a se tornar uma nova profissional, completamente repaginada. O segredo? Fazer com que aqueles que trabalham com você estejam cientes de que você está pronta para uma mudança radical!

Lembre-se: você trabalhará duro para reinventar a si mesma. Não desista e se mantenha firme e forte na busca por seus sonhos até que seu trabalho tenha valido a pena!

Veja, na galeria de fotos abaixo, 7 maneiras de se reinventar no trabalho:

1. Entenda como as pessoas veem você Você tem múltiplos talentos e qualidades quando se trata do seu trabalho, mas será que você está fazendo de tudo para os destacar? Para ter certeza de que você passa a imagem certa para seu chefe e colegas de equipe, peça que pessoas próximas a descrevam em três palavras. Assim, você poderá avaliar quais são os seus pontos fortes e quais são as características da sua personalidade ou até mesmo suas habilidades mais marcantes, que você precisa trabalhar para que os outros prestem atenção.more
2. Aprenda a dominar novas habilidades Se você quer se tornar uma profissional ainda melhor e, por que não, reinventar-se e renovar a imagem que você passa dentro e fora do escritório, é fundamental que conquiste cada vez mais conhecimento e experiência. Dan Shawbel, autor de “Promova-se”, um best-seller do “New York Times”, disse à revista “Business Insider” que você pode dominar novas habilidades lendo livros, aprendendo com seus mentores e participando de cursos e aulas. “Assim, você fará que com que as pessoas saibam sobre suas novas capacidades, não por vanglória, mas por buscar ativamente projetos na empresa que permitam que você as exiba através do seu trabalho.” Seja voluntária em novos projetos e, neles, procure incorporar tudo aquilo de novo que você tem aprendido atualmente. Seu esforço não passará despercebido.more
3. Encontre uma fonte de inspiração Para se reinventar no trabalho e assumir uma postura totalmente nova, procure pensar em mulheres que a inspiram. Em seguida, tente se conectar com elas em busca de inspiração, seja na vida real ou até mesmo pelas redes sociais. Iniciar um networking com pessoas de outras empresas e até mesmo, de profissões completamente diferentes da sua, é uma forma de tornar sua transição mais suave e divertida. Dessa forma, você vai conhecer pessoas que estão na carreira que você está interessada e ainda aprender sobre quais habilidades você precisa trabalhar para ser bem-sucedida na área.more
4. Crie novos relacionamentos profissionais É natural criar vínculos com certos colegas de escritório. O cargo, o departamento, a idade… tudo isso são fatores que levam você a se aproximar mais de um companheiro de trabalho do que de outros. Para crescer e se reinventar no trabalho, entretanto, é preciso expandir ou até mesmo mudar esse círculo. Schawbel lembra o papel essencial que essas relações desempenham para quem está procurando mudar sua imagem no trabalho. “Pessoas de círculos diferentes podem ajudá-la a descobrir novas ideias e identificar seus pontos fortes. Estabeleça, como meta, conectar-se com pelo menos um novo profissional por mês. Essas conexões podem fornecer a você a orientação de que precisa para criar uma marca pessoal forte.” Mostre interesse nas habilidades dos novos colegas e, durante uma pausa para o café, pergunte como eles chegaram ao cargo que ocupam e peça para que eles compartilhem seus conhecimentos sobre a empresa. Essa atitude simples será uma jogada importante no futuro, acredite.more
5. Dê um up no visual Se sua meta for um determinado cargo ou posição, avalie como se vestem os profissionais que atuam nessa mesma área. Schawbel explica que a sua aparência determina como as pessoas veem você. Não é preciso fazer nenhuma mudança drástica, mude apenas o necessário para que você se sinta mais confiante na nova área de trabalho e para que passe a imagem correta que seus novos colegas de trabalho terão sobre você.more
6. Proponha uma competição saudável Todo escritório tem aquela pessoa que trabalha para ser o destaque da equipe. Ela pode ser assustadoramente eficiente na maioria do tempo, mas ao invés de se afastar dela, ou até mesmo sentir aquela pontinha de inveja, faça da sua missão se tornar uma pessoa melhor que ela. Segundo Lindy DeKoven, vice-presidente executiva da NBC, o pensamento de competir com seus colegas de trabalho pode ser assustador, no entanto, ele é essencial para que você cresça na carreira, destaque-se diante do seu gestor e descubra quais são os fatores externos que distraem você e constantemente tiram seu foco e concentração.more
7. Seja persistente Leva tempo para se reinventar no trabalho, portanto, tenha paciência. Esse processo de “rebranding” deve levar muito mais que uma semana, afinal, não é de um dia para o outro que você vai provar para o seu chefe seu valor e capacidade de crescimento, certo? Lindy enfatiza que as mulheres tendem a esperar sua vez. “Parece que estamos condicionadas a querer mais, mas aceitar menos. Temos de fazer perguntas e dizer o que queremos. Não devemos desistir. A persistência compensa.”more

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook

Twitter

Instagram

YouTube

Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.