Os melhores brinquedos montessorianos para bebês

Reprodução/Forbes
As práticas inspiradas no método Montessori no cuidado com as crianças podem cultivar melhor a concentração, a imaginação, a autodisciplina e um amor natural pelo aprendizado

Resumo:

 

  • A filosofia montessoriana é uma abordagem da educação que incentiva as crianças a conduzirem o processo de aprendizagem por meio de atividades práticas e brincadeiras colaborativas;
  • Embora os programas de ensino por meio deste método exijam professores com treinamento especial, os pais podem incorporá-lo em casa com brinquedos certos e interações diárias com o bebê;
  • Os benefícios incluem treino da concentração, aprimoramento da dentição e das habilidades motoras.

Se você é pai ou mãe de um bebê com menos de um ano, provavelmente está mais focado em procurar no Google “treinamento de sono” e “mamadeira” do que coisas como “educação montessoriana“.

VEJA MAIS: 6 dicas para fazer voos tranquilos com bebês

Acredite ou não, embora seu bebê ainda tenha algum tempo antes do primeiro dia de aula, já é possível usar técnicas de aprendizado inspiradas no método Montessori a partir do dia de nascimento do seu filho. A filosofia montessoriana é uma abordagem da educação que incentiva as crianças a conduzirem o processo de aprendizagem por meio de atividades práticas e brincadeiras colaborativas.

Os defensores desse método, como a CozyKin, uma startup de babás com treinamento Montessori, acreditam que ele cultiva melhor a concentração, a imaginação, a autodisciplina e o amor natural pelo aprendizado. De acordo com a empresa, mesmo que os programas Montessori exijam professores com treinamento especial, os pais podem incorporá-lo em casa com os brinquedos certos e interações diárias com o bebê.

Pedimos que as babás do CozyKin selecionassem os melhores brinquedos de desenvolvimento para os mais novos. Veja a seguir os mais inovadores, que o ajudarão a nutrir a genialidade interior do seu bebê:

  • Para recém-nascidos

    Chocalho Skwish, da Manhattan Toy

    Acabado em madeira natural, este chocalho melhora as habilidades motoras e fortalece os músculos das mãos. Seu bebê aprenderá a praticar a aderência e poderá até usá-lo como um brinquedo de dentição. A Manhattan Toy Company também vende uma versão multicolorida, em madeira e em cordas do brinquedo atóxico.

  • Para recém-nascidos

    Entregues por assinatura

    Os especialistas recomendam começar cedo com serviços de entrega de brinquedos por assinatura, como Lovevery, KiwiCo e MontiKids. O Play Gym da Lovevery foi projetado por especialistas em desenvolvimento infantil e tem tudo o que os bebês precisam para começar a tatear, fortalecer os dentes e trabalhar o foco. As linhas Panda Crates da KiwiCo são projetadas especialmente para a faixa de 0 a 24 meses. Também destinado aos recém-nascidos, a Caixa MontiKids Nível 1 inclui um conjunto de objetos de madeira projetado para criar e aumentar o tempo de atenção de uma criança, desde o nascimento.

  • Para bebês a partir de 3 meses

    Discos de encaixe, da Leader Joy

    Pode parecer uma bugiganga de madeira, mas é útil para manter seu filho entretido por longos períodos de tempo e fazer maravilhas pelo seu desenvolvimento inicial. Os discos de intertravamento são projetados para desenvolver habilidades motoras por transferência corpo a corpo, promovendo a coordenação. Dê esse presente ao seu filho logo que completar três meses, ele vai se divertir até bem depois desta idade.

  • Para bebês a partir de 3 meses

    Ovo e copo de madeira, da Leader Joy Montessori USA

    Maria Montessori, criadora do sistema Montessori, ensinou que existe “um lugar para tudo e tudo tem seu lugar”. Objetos simples como este são ideais para a construção de habilidades motoras e coordenação, além de inspirar seu filho a explorar e, quando for mais velho, acreditar que está preparando o café da manhã para você.

  • Para bebês a partir de 3 meses

    Quebra-cabeça personalizado

    Claro, levará alguns anos até que seu filho possa aprender o ABC ou soletrar, no entanto, esses quebra-cabeças personalizados podem apresentar ao bebê uma variedade de cores e habilidades motoras, à medida que movimenta cada peça-letra. O brinquedo também funciona como decoração de berçário. À medida que os bebês se tornam mais velhos, o quebra-cabeça pode ajudá-los com o reconhecimento de letras e a soletrar seu nome. Que criança não amaria um brinquedo personalizado?

  • Para bebês a partir de 3 meses

    Caixa com bandeja e bola, da Elite Montessori

    Durante o crescimento do seu filho, o conceito de permanência do objeto é primordial. Isso estabelece as bases para um apego seguro e os ajuda a desenvolver a concentração. Com esta bola e superfície de madeira, o pequeno joga uma bolinha no buraco, que rola para fora da caixa em direção à bandeja anexada, permitindo que a criança experimente a permanência do objeto, vendo que a bola não desapareceu simplesmente. Esse brinquedo também envia informações ao cérebro e desenvolve o controle das mãos, punhos e dedos, também conhecido como “movimentos refinados das mãos”.

Para recém-nascidos

Chocalho Skwish, da Manhattan Toy

Acabado em madeira natural, este chocalho melhora as habilidades motoras e fortalece os músculos das mãos. Seu bebê aprenderá a praticar a aderência e poderá até usá-lo como um brinquedo de dentição. A Manhattan Toy Company também vende uma versão multicolorida, em madeira e em cordas do brinquedo atóxico.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).