Albertoni deu dicas a negócios que não estavam acostumados à demanda do e-commerce e se viram obrigados a mudar seu sistema de vendas rapidamente. Ele começou explicando a importância do marketing, principalmente online, onde não é possível usar o apelo físico. No e-commerce, lojas grandiosas e ambientes propícios à compra não se encaixam. Ou seja, é preciso mudar a estratégia.
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No quesito da venda, o consultor divide sua estratégia em três pilares. O primeiro é a atração de consumidores, algo muito mais barato agora com a internet –Albertoni explicou que um anúncio no Facebook é muito mais barato do que um anúncio em um shopping por exemplo, e o número de pessoas vendo sua propagando pode acabar sendo o mesmo.
O segundo pilar é o relacionamento com o cliente. Ele explicou que é mais difícil manter um cliente antigo do que conseguir novos, e essa é a chave de um negócio de sucesso. A afeição do consumidor pela sua empresa faz ele voltar mesmo que seu serviço não seja o mais barato, o que Albertoni chama de “manutenção do relacionamento”. A melhor maneira de fazer isso é a produção de conteúdo: “mande um conteúdo que tenha relevância mesmo que o cliente não esteja comprando nada, desta forma [o contato com o cliente] não soa interesseiro”.
Esse conteúdo é distribuído essencialmente online, seja em redes sociais, no Youtube ou no seu próprio site. “O relacionamento é construído em dois lados, se uma loja só te pede e não te entrega nada de valor, que relacionamento é esse?”, ele perguntou. Essa troca pode vir na forma de posts interessantes em blogs, vídeos ou até mesmo grupos em redes sociais de pessoas com interesses em comum –nesse caso, essas pessoas são seus clientes, e o interesse em comum é o seu produto.
Para mais dicas e conferir a entrevista completa com Rafael Albertoni, confira o vídeo abaixo. Encontre mais lives como essa no canal do Youtube da Forbes Brasil.
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