Nosso estilo de comunicação influencia (e muito!) nosso foco no que vamos falar e ouvir. Por isso, entender seu próprio estilo e aprender a se adaptar aos estilos do outro é fundamental para que você passe suas mensagens com clareza e assertividade e, mais ainda, que absorva completamente as mensagens dos outros.
4 estilos de comunicação
Existem quatro estilos básicos de comunicação. Cada um tem como prioridade uma orientação básica de valor:
– processo
– pessoas
– ideias
Esses estilos podem ser encontrados em todas nós, entretanto, tendemos a nos sentirmos mais confortáveis dentro de um dele, e obviamente, ele se torna o “dominante”. Num momento de pressão, por exemplo, é esse estilo dominante que aflora na nossa comunicação.
Cada estilo tem particularidades e são influenciados pela nossa personalidade, formação cultural, experiências passadas e contexto atual. Espia só as características de cada estilo. Assim fica fácil de descobrir o seu!
Ação: Quem se comunica através da ação está focado em resultados e desempenho. Se você faz parte desse time, provavelmente precisa ver e ouvir sobre projetos realizados e resultados alcançados para se sentir estimulada a superar desafios. Pessoas regidas pelo estilo de ação na comunicação tendem a dar respostas diretas e rápidas, são consideradas pragmáticas e impacientes, e passam de um tópico para outro em uma conversa num piscar de olhos. A intenção é sempre se manter em movimento!
Pessoas: Se você se comunica com foco em sentimentos, motivações e relacionamentos em geral, seu perfil é o de “pessoas”. Quem tem esse estilo de comunicação tende a ser perceptivo e emocional, e são consideradas pessoas sensíveis e espontâneas. A intuição é peça-chave dentro dos seus diálogos e decisões, e a necessidade de agradar e garantir que os outros tenham o que precisam é um problema constante, inclusive na tomada de decisões.
Ideias: Quem se comunica com foco nas ideias prioriza conceitos e visões. São pessoas criativas e intrigadas em aprender novas maneiras de fazer as coisas e solucionar problemas. Pessoas com o estilo das “ideias” se preocupam com possibilidades, não com detalhes. São pessoas provocativas e carismáticas, centradas no ego e no imediatismo. Enérgicas, elas preferem se concentrar mais no quadro geral do que na conclusão de cada etapa.
Aprenda a se adaptar a outros estilos!
Não é difícil identificar o estilo de comunicação de alguém, basta se fazer algumas perguntas específicas:
– Ela se prende a detalhes ou recorre logo ao resultado final?
– Ela considera os sentimentos dos outros na hora de tomar uma decisão?
– Num diálogo, ela se mantém focada no assunto ou sugere novas pautas para serem discutidas a seguir?
Tendo essas respostas em mente, fica mais fácil se preparar para uma conversa ou apresentação com alguém com um estilo diferente do seu. Espia as minhas sugestões:
* Para conversar com o perfil de AÇÃO:
– Comece apresentando os resultados
– Não apresente várias opções para resolver um problema. Sugira a que você considera melhor
– Seja breve
– Dê ênfase nos benefícios práticos
– Use recursos visuais
* Para conversar com o perfil de PROCESSOS:
– Forneça dados, fatos e detalhes
– Monte sua apresentação em ordem lógica (contexto, problema e solução) ou cronológica (começo, meio e fim)
– Peça recomendações e sugestões
– Inclua uma lista de opções prós e contras
– Não apresse o outro na tomada de decisões
– Não abra mãos de conversas paralelas que possam vir a surgir do assunto principal
– Mostre como essa ideia já funcionou no passado
– Exemplifique o impacto que essas decisões vão ter na vida das pessoas
– Garanta que você tenha o apoio de pessoas respeitadas e que sejam exemplo de credibilidade e sucesso
* Para conversar com o perfil de IDEIAS:
– Comece contextualizando a situação ou problema
– Abra espaço para discussão
– Dê ênfase nos resultados futuros e a longo prazo
– Exponha as singularidades das suas sugestões e mostre como elas podem sair do senso comum
Dicas anotadas? Tenha em mente que seu estilo pessoal é apenas um elemento da comunicação eficaz. Saber em que tipo de informação as pessoas estão mais interessadas, quem é o seu público e de que forma eles preferem receber informações (recursos visuais, dados estatísticos, gráficos…) é um ótimo ponto de partida.
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