Para Ana Paula, um momento que exige rápida mudança como o que vivemos agora oferece a uma empresa a possibilidade de uma nova perspectiva. “É o momento de ver o que a gente pode fazer de diferente e como a gente pode trazer mais empatia, mais serviço. Como olhar para o outro de uma maneira diferente”, e essa empatia é aplicada dentro e fora dos negócios.
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Sua história profissional começou em um estágio em 1993 em Goiás, o único oferecido na história da IBM na região Centro-Oeste. Foi contratada efetivamente após seu programa, dando início a uma carreira de sucesso na empresa. Ela contou que jamais teria conseguido seu cargo de presidente da América Latina se não fosse por aquela oportunidade única mais de 20 anos atrás. “O mérito vem para aquele que se arrisca e dá a cara a tapa.”
Anos depois, ela foi transferida para a China para assumir a divisão de softwares da IBM no país. Ana Paula contou que a experiência abriu sua mente de uma maneira única. “Eu aprendi lá que você tem que levar em consideração todos os pontos de vista, você tem que pensar no outro antes de tomar uma decisão”, disse. Hoje, ela usa esses ensinamentos para comandar a IBM com eficiência em meio a uma crise financeira sem precedentes.
A experiência na China não ensinou Ana Paula apenas a abrir a mente para novas perspectivas. A presidente contou que aprendeu outra habilidade valiosa: a resiliência. Sempre que as dificuldades apareciam ela pensava: “Que história você vai contar da sua experiência na China? Que você desistiu? Ou que você superou, enfrentou esse desafio e saiu mais forte?”. É com essa mentalidade ela lidera a IBM até hoje.
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