Renata França: “sucesso é tocar a vida das pessoas – no meu caso, literalmente”

27 de janeiro de 2021
Divulgação

Renata França é a criadora do método de massagem Miracle Touch

Ela é dona de uma das agendas mais concorridas do país… Não, um momento: “Eu praticamente não tenho agenda que não seja para os meus cursos”, esclarece Renata França, a terapeuta corporal favorita de dez entre dez celebridades (Ivete, Preta, Taís, Marquezine, Anitta…) e criadora do enorme sucesso conhecido como Miracle Touch. Um verdadeiro toque de midas que lhe rendeu, além de sucesso e prestígio, o spa que leva seu nome – localizado no Jardim Paulistano, uma das áreas mais nobres de São Paulo – e cerca de 8 mil “pupilos e pupilas” licenciados que praticam seu método de massagem em 50 países.

No momento, Renata celebra a abertura de operações comerciais que levam sua grife no Japão e na Espanha – já existem outras em Portugal, Itália e França – além de 43 novos produtos em fase final de testes e devem ser lançados até o segundo semestre, para aumentar sua linha cosmética de cuidados corporais e wellness. “Estamos ganhando o mundo e estou muito orgulhosa”, diz sem falsa modéstia.

Renata é autora da Miracle Touch – massagem redutora e modeladora para o corpo – Miracle Face – dedicada ao rosto – e a Baby Moon. Esta última, desenvolvida em parceria com o dr. José Bento, médico obstetra, para auxiliar mulheres com dificuldade de engravidar.

Nada mau para a baiana de Ilhéus que chegou em São Paulo, acompanhada da irmã Milla, há quase duas décadas, disposta a desbravar a cidade e mudar de vida. Como experiência profissional, possuía então apenas trabalho no salão de cabeleireira da mãe.

Sem medo de ser feliz e de trabalhar, muito, Renata foi superando obstáculos até se tornar terapeuta corporal de um renomado spa francês. “Cheguei ao posto de coordenadora técnica, montando protocolos e desenvolvendo massagens”. Descobriu que havia algo além dos métodos relaxantes clássicos, como ayurvédica e shiatsu.

“Pensei que se fosse criar para eles, poderia criar para mim mesma” e foi o pulo da gata. Suas técnicas se revelaram não só eficientes, como de resultado imediato. Descobriu também que “o boca a boca é a melhor propaganda de todas”.

A modelo Cássia Ávila e a empresária Marina Morena, entre outras, a indicaram para o mundo fashion, enquanto a consultora de moda Manuela Carvalho se encarregou de colocar o trabalho de Renata na mídia, na capa da revista “Vogue”. “Meu celular quase explodiu com mensagens do Brasil inteiro!”, lembra.

Como boa mulher de sucesso, criou também seu próprio modelo de negócios. Com o método devidamente patenteado e registrado, abriu seu spa e, em vez de estabelecer franquias, decidiu franquear pessoas através dos cursos que hoje ministra de terça à quinta, por todo o Brasil. “Viajo durante a semana, gravo conteúdo para meu canal no YouTube às sextas e sou totalmente da família nos fins de semana”. Ela é casada e mãe de dois filhos.

Em tempos de pandemia, depois de manter o spa fechado por quatro meses, Renata e equipe voltaram à ativa com todos os protocolos estabelecidos pelas autoridades sanitárias: “Atendemos paramentados como se fôssemos fazer uma cirurgia”, avisa.

E a pergunta que vale um milhão: “Renata, você está rica?”. Ela ri satisfeita: “Estou. Das graças do Senhor”. Amém! A seguir, Renata França, #MulherdeSucessoResponde

Donata Meirelles: Qual o seu maior exemplo de mulher de sucesso?

Renata França: Minha mãe sempre foi minha maior inspiração. Muito da pessoa que sou devo à maneira maravilhosa como ela me educou e me ensinou a ver a vida. E não posso deixar de mencionar Michelle Obama, que está na minha lista de mulheres inspiradoras neste mundo que ainda é muito injusto conosco. Negra, mãe e com uma atuação pública inteligente que, inclusive, teve impacto na trajetória de sucesso do marido. Ela é maravilhosa!

DM: Qual é a sua ideia de felicidade no trabalho?

RF: Ver como a vida das minhas pupilas e pupilos têm sido transformada, diariamente, através do método de massagem que desenvolvi. Muitas mulheres que hoje trabalham comigo deixaram uma condição de dependência emocional e financeira, para seguir seu próprio caminho e mudar sua história de vida. Resgatar a autoestima delas – e das mulheres que recebem a minha massagem – é motivo de muita felicidade.

DM: Eu achava que sucesso era… e descobri que é …

RF: Eu achava que sucesso era ser famosa. Descobri que sucesso é poder tocar de verdade a vida das pessoas – no meu caso, literalmente! Ser reconhecida por fazer algo que impacta de forma positiva a vida de quem segue comigo é um sucesso.

DM: Depois da pandemia qual será a mudança mais significativa na sua área de atuação profissional?

RF: A mudança foi na vida como um todo. Mas o fato das pessoas terem se dado conta de que a nossa saúde – e a de quem amamos – está acima de qualquer bem material que é um aprendizado que, espero, veio para ficar. Muitas pessoas passaram a se cuidar mais e viram na massagem um caminho para isso. Impossível não ficar feliz.

DM: Se você pudesse escolher um superpoder, qual seria?

RF: Ah, escolheria o poder de estar em vários lugares ao mesmo tempo. Uma Renata França só não está dando conta de tanto trabalho e compromissos!

DM: Que tipo de hábito ou exercício você recomenda para desligar ou aliviar sua mente?

RF: Nada me acalma mais que a prática da comunhão com Deus, por meio de momentos de silêncio e de conversa com Ele. É um tempo precioso, que faz toda a diferença no meu dia a dia.

DM: Que mensagem você gostaria de deixar para as próximas gerações?

RF: A vida é cheia de percalços, mas todos podem ser superados se lutarmos de verdade por aquilo que sonhamos. E lutar implica persistência, resiliência, superação e amor ao que se faz. Esses foram alguns dos passos que trilhei para chegar aonde cheguei.

Com Mario Mendes e Antonia Petta

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.