Mica Rocha, de influenciadora digital a empresária: “Empreender me tirou da zona de conforto e trouxe novo olhar para a carreira”

13 de agosto de 2021
Divulgação

A influenciadora e empresária Mica Rocha

A primeira boa notícia é que a empresária e influenciadora digital Mica Rocha, em breve, será mãe pela terceira vez. A segunda é que, junto com a maternidade, ela inaugura a primeira loja de sua marca de acessórios, a Misha, em São Paulo, no final de setembro.

“Estou muito feliz, porque quando inaugurei o e-commerce da marca, em outubro do ano passado, eu tinha mais um feeling do que a certeza de que teríamos uma resposta positiva do público”, diz Mica. Ela conta que praticamente se impôs o desafio quando cedeu ao desejo de ter uma marca de acessórios e lançá-la em plena crise da pandemia.

VEJA TAMBÉM: Patricia Bonaldi, estilista e empresária, às vésperas de estreia presencial na NYFW: “é preciso ser local para ser global”

“Foi tudo planejado e estruturado na mesa de jantar da minha casa e eu sabia mais ou menos onde queria chegar. Para minha surpresa, a resposta veio rápida, a adesão do público foi muito boa e os comentários favoráveis que recebemos mostraram que estávamos conectados com um desejo de consumo”, avalia orgulhosa.

A surpresa maior foi receber a proposta do shopping JK Iguatemi para a abertura de uma loja física. Mica não pestanejou: “É uma ótima oportunidade para o negócio, oferecendo aos nossos clientes um espaço para conhecerem o produto de perto e entenderem melhor o conceito da marca. Além de sinalizar que estamos realizando um bom trabalho”.

A Misha tem diversas coleções de colares, anéis, pulseiras e pingentes com o caráter lúdico de explorar estilos e tendências, unido à beleza e energias das pedras. “Adoro ler e pesquisar sobre esse universo místico dos cristais”, conta Mica. Há também um pequeno segmento da marca dedicado a peças feitas sob encomenda.

Trata-se da segunda marca criada pela empresária que, há dois anos, lançou a Margaux, de calçados, também online. “Depois de um período de crise, no ano passado, estamos num bom momento”, informa Mica. Na empreitada, ela conta com a parceria dos sócios Newton Rocha, ex-vice presidente do grupo Riachuelo, e Renato Mimica do BTG Pactual. Juntos eles formam o grupo New Bloomers, detentor das duas marcas e com planos de lançarem outras no setor.

Mica Rocha é formada em publicidade e propaganda pela Faap, em São Paulo. Depois de um breve período trabalhando em agências, ingressou na lendária boutique Daslu: “Foi um grande aprendizado, porque passei por diversas áreas”. Foi assistente de vendas, vendedora, atuou no comitê de criação de acessórios e como buyer do internacional. “Trabalhando diretamente com produtos, aprendi muito sobre marketing”, conta.

Na sequência, tornou-se influenciadora digital, função que exerce há 11 anos, desenvolvendo conteúdo online para várias marcas. “Comecei a criar roteiros comerciais para os clientes e hoje, com as minhas próprias marcas, posso dizer que passei para o outro lado”.

A seguir, os highlights da conversa com Mica Rocha.

Sexto sentido

“Sou muito espiritualizada e acredito na minha intuição. Então, quando senti que era o momento para me lançar em uma outra empreitada comercial, fui em frente. Sei que existem explicações econômicas e todos aqueles números para explicar a viabilidade de um negócio, mas para mim, confiei muito no meu feeling e na vontade de fazer acontecer. Simplesmente amo a Misha e sinto que ela vai crescer muito mais.”

Acertando o passo

“No momento a Margaux, marca de calçados, está em uma fase incrível. Mas o ano passado foi difícil, porque com a quarentena e o distanciamento social havia pouco consumo no setor. Para mim, como empreendedora, foi importantíssimo aprender e conhecer os caminhos que se deve tomar diante de uma crise para não desistir. Depois de seis meses muito complicados, no último mês a marca cresceu cerca de 500% e continua crescendo. O consumidor vê a marca como descontraída, confortável e acessível em seu nicho de mercado. Além da nossa consciência ambiental, temos embalagens recicláveis e somos cruelty-free com os animais na matéria-prima que utilizamos.”

Nota 10

“No trabalho, se não houver uma boa dose de alegria, mesmo diante de uma crise, ele não acontece direito. Aqui, somos muito colaborativos e fazemos tudo junto. Nossa liderança é horizontalizada e a equipe é coesa. Estou muito orgulhosa do nosso time, que enfrentou os problemas com muito brilho e disposição. Sucesso é alimentar a alma todos os dias fazendo aquilo que se gosta.”

Mãe coragem

“Coincidentemente, nas duas vezes que decidi criar uma marca eu estava grávida. Não vou dizer que tenha sido fácil, mas decidi me aventurar ao mesmo tempo nos dois maiores desafios da minha vida: ser mãe e empreender. De novo, apostei na intuição e no amor que sinto pelo que faço. Trabalho duro para realizar minhas aspirações. Empreender me tirou da zona de conforto e trouxe um outro olhar para a carreira profissional.”

Conhecimento é poder

“Gosto muito do mundo holístico e acredito que a vida fica muito mais prazerosa ao entrarmos em contato com a espiritualidade e o autoconhecimento. Por isso trouxe esse dado da energia das pedras para a Misha. Por exemplo, hoje estou usando brincos de amazonita, que é a pedra de 2021. No novo site que estamos preparando para a marca, vamos oferecer esse conteúdo para os consumidores. Não se trata de simples misticismo, mas do conhecimento sobre o significado de cada pedra, de cada momento e as diferentes intenções para se usar um acessório.”

Com Mario Mendes

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.