Saiba como o bem-estar animal se constrói na prática e no dia a dia

19 de novembro de 2021
Wenderson Araújo/CNA

Adoção do bem-estar animal pode gerar ciclo ganha-ganha dentro da propriedade

Bem-estar animal é um conceito de vários fatores que estão totalmente ligado à ciência e como o animal se encontra naquele momento. Então, isso pode mudar durante o dia ou durante o mês.

A gente considera uma sombra algo que interfere no bem-estar do animal ou não, a nutrição, ele poder expressar o comportamento natural, e isso o Brasil faz de maneira bem feita, porque a maioria dos animais estão a pasto. A gente fala que o respeito aos animais é uma vida que vale a pena ser vivida. E é importante considerar isso nos momentos da vida desse animal.

Eles são seres sencientes e isso significa que eles sentem emoções assim como nós. Então, eles sentem dor, sentem medo e é muito importante entender isso, porque quando entendemos os animais passamos a ter uma empatia com eles. E a gente passa a tratar eles de uma maneira menor, fazendo uma grande diferença na vida eles, na nossa e em toda a vida no entorno disso, do negócio. Falo que é o ciclo do ganha-ganha. Todo mundo ganha quando existe esse conceito.

Carmen Perez é pecuarista e entusiasta das práticas do bem-estar animal na produção animal. Há 14 anos, trabalha intensivamente a pesquisa na fazenda Orvalho das Flores, no centro-oeste do Brasil, juntamente com o Grupo Etco, da Unesp de Jaboticabal e universidades internacionais. Foi presidente do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) em 2017/2018.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.