Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Ondas no lago: como a vida se transforma continuamente

Ondas no lago: como a vida se transforma continuamente

O mundo passou a acontecer na tela dos nossos smartphones, enquanto a biometria deixou de ser ficção para estar em nosso cotidiano

Nelson Wilians
22/01/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

HiroshiWatanabe/Guettyimages
HiroshiWatanabe/Guettyimages

“A melhor forma de prever o futuro é criá-lo.”

Recentemente fiz uma breve lista com algumas inovações que impactaram e transformaram o mundo na última década. O tempo passou, e quando percebemos, já estávamos falando com nossos computadores em vez de digitar neles; as turbinas eólicas já faziam parte da paisagem; os drones subiam para registrar casamentos, entregar produtos e, estarrecedor, bombardear alvos.

Nesse mesmo intervalo de dez anos, Google, Amazon, Apple e Facebook tornaram-se as empresas mais valiosas do planeta; entramos num carro escolhido por um aplicativo e os DVDs sumiram com o entretenimento por meio de assinaturas da Netflix, Apple TV, Spotify.

LEIA TAMBÉM: Genial é impactar a sociedade

O mundo passou a acontecer na tela dos nossos smartphones, enquanto a biometria deixou de ser ficção para estar em nosso cotidiano; e a exploração espacial voltou com protagonistas bilionários.

A vida se transformou em poucos momentos. Também passamos a conviver com outros perigos: conhecemos a pandemia, a proliferação dos crimes cibernéticos e o sequestro de nossos dados. Foi tudo muito intenso.

Até os negócios agrícolas tradicionais agora são diferentes com o uso de GPS e máquinas que basicamente podem se mover sozinhas. Não existe linha de chegada, a meta é evoluir, aprimorar e sempre levar tudo para um outro nível. A tecnologia, o agronegócio e o empreendedorismo agora caminham de mãos dadas.

E todas essas transformações também estão sendo acompanhadas por uma saudável mudança de hábitos, que redesenhou a atuação das empresas movidas por um propósito de melhorar a vida das pessoas: as empresas sociais, que estão se tornando cada vez mais comuns no vasto cenário de negócios de hoje.

A Tony’s Chocolonely, por exemplo, começou como uma pequena empresa social que obtém cacau para garantir aos agricultores um salário digno e agora se expandiu para uma empresa internacional de rápido crescimento, cujos princípios de abastecimento têm sido seguidos pela maior rede de supermercados holandesa.

De certa maneira, estamos todos um pouco mais conscientes sobre como afetamos o mundo ao nosso redor. E as empresas sociais estão oferecendo a milhões de consumidores uma maneira mais eticamente satisfatória de gastar seu dinheiro.

E não faltam setores nem variedade de mercados em que uma empresa social pode atuar, de alimentos a comunicação, de bancos a entretenimento.

A verdade é que mais e mais consumidores, com características e níveis socioeconômicos diferentes, estão escolhendo opções de consumo responsável. Isso implica dizer que eles tomam decisões de compra com base em valores pró-sociais ao consumir produtos e serviços que obrigam as organizações a configurarem estrategicamente seu modelo de negócios.

Ou seja, ao mesmo tempo que as inovações tecnológicas nos abriram uma nova janela nos últimos dez anos, um novo hábito sustentável de consumo começou a se espalhar tal qual uma pedra que, atirada em um lago, provoca uma cadeia de ondas. Nem é preciso ser vidente para prever o futuro: ele está sendo criado agora.

Nelson Wilians é advogado, fundador e presidente do Nelson Wilians Advogados, o maior escritório de advocacia empresarial do país, e do NW Group. Formado pela Instituição Toledo de Ensino (ITE), dedica-se a diversas áreas do direito, especialmente a empresarial e estratégica, além de desempenhar intensa atividade como palestrante sobre o papel do novo profissional do Direito no contexto atual. Escreve sobre a dinâmica de negócios e as transformações no mercado.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.

Artigo publicado na edição 92 da revista Forbes, em novembro de 2021.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Amazon
  • google
  • Nelson Wilians
  • Netflix
  • Tecnologia e Inovação

As mais lidas agora

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
    Forbes Money

    Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

  • Forbes Agro

    Nasce um dos Três Gigantes Vitivinícolas Globais com Vendas de quase US$ 1 Bilhão

  • Forbes Money

    Indústria do Brasil Supera Expectativa em Março; Produção Cresce no Ritmo Mais Forte em 9 Meses

Últimas Notícias

  • Foto de um agricultor americano manuseando grãos de soja

    Agricultores dos EUA Dizem Que Brasil Ainda Tem Vantagem no Mercado de Soja da China

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Foto do Samsung Galaxy S25 Edge

    Samsung Lança Smartphone Ultrafino em Disputa com a Apple

  • Elon Musk

    Trégua Tarifária Deixa Bezos, Musk e Zuckerberg US$ 40 Bilhões Mais Ricos

  • Forbes Brasil - Pré-mercado

    Pré-mercado: um Copom Cauteloso e Desconfortável

  • Varejo Tem Alta de 0,6% em Abril, Aponta Índice Stone

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.