Por que viajar vai torná-lo um profissional melhor

19 de abril de 2018

iStock

Em 2008, o português João Aguiar, aos 25 anos, trabalhava como engenheiro de produção. Em um certo momento, inspirado pelos livros de viagem que devorava há muito tempo, percebeu que era hora de realizar o sonho de conhecer o mundo com seus próprios olhos. “Ao considerar o trajeto profissional que eu seguia, vi que não teria muitas oportunidades de fazer isso se continuasse na minha carreira. Ou eu fazia a viagem naquele momento, ou não faria mais”, conta.

VEJA TAMBÉM: Conheça a executiva que trocou um salário de seis dígitos para viajar o mundo

Além dos livros de viagem, a vontade de ver o mundo como ele é e de expandir os horizontes alimentavam o sonho de Aguiar. O português também queria expandir sua rede de contatos profissionais. “A gente conhece muita gente em viagens, principalmente, quando nos permitimos que isso ocorra. Em uma viagem sozinho, creio que isso é ainda mais fácil”, explica.

Hoje, os 19 meses que João passou em 25 países dos cinco continentes estão relatados no livro “Os Meus Descobrimentos”. A vontade de escrever a obra, conta o português, veio em primeiro lugar da necessidade de contar e partilhar tudo o que conheceu e viveu. “Queria deixar um testemunho de como foi a viagem, das pessoas que conheci, descrever um pouco as sociedades e, claro, contar os muitos momentos de aventura que vivi.”

Aguiar diz que uma das experiências que mais o marcaram foi sua estadia em Dakar, capital do Senegal. “Fiquei na casa de alguém que sequer conheci. Enviei alguns emails para um morador local, por meio de uma rede de ‘coachsurfing’ [em que pessoas oferecem hospedagem gratuita a turistas], e perguntei se ele poderia me receber. Ele respondeu que não estaria em casa, mas que deixaria a chave com sua vizinha. Fiquei lá por cerca de duas semanas e não o vi”, lembra.

Mas nem todos os momentos marcantes foram positivos. “Um deles foi quando quebrei a perna na África do Sul. Estava em um lugar muito remoto, e um helicóptero precisou me resgatar. Precisei passar por uma cirurgia e por fisioterapia. Ficar sem andar, para alguém que estava no meio de um mochilão, foi uma grande dificuldade.”

LEIA: 6 empregos dos sonhos para viajar pelo mundo de graça

Segundo Aguiar, além da aventura e de conhecer novos horizontes, há outro motivo para apostar em uma viagem dos sonhos: tornar-se um profissional melhor. “No fundo, uma viagem, assim como uma empresa, é um empreendimento, pois ela permite aprender uma série de coisas que podem ser usadas na vida profissional.”

Veja, na galeria de fotos abaixo, 8 lições de viagens para aplicar nos negócios:

iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock
iStock