Disney anuncia que eliminará canudos de plástico até 2019

1 de agosto de 2018
iStock

Em vez de canudos de plástico, a Disney e outras empresas disseram que irão oferecer versões feitas de papel, bambu ou outros materiais mais sustentáveis

A Walt Disney Company é a mais uma de uma série de grandes corporações que recentemente decidiram eliminar canudos e misturadores de plástico. A empresa anunciou, na última quinta-feira (26), que planeja aplicar a decisão em todos os locais onde possui operação até meados de 2019. Em um comunicado à imprensa, a Disney disse que sua proibição interna representará “uma redução de mais de 175 milhões de canudos e 13 milhões de misturadores por ano”.

LEIA MAIS: Como o setor de turismo está eliminando o plástico

Empresas como Starbucks e McDonald’s UK já renunciaram a esses utensílios que só podem ser usados uma vez. Como a CNN informou, há muito tempo ativistas têm trabalhado para mudar nos EUA o hábito de usar estimados 500 milhões de canudosde plástico por dia, fato que ganhou mais destaque depois que um vídeo de 2015, de uma tartaruga marinha com um canudo preso em seu nariz, tornou-se viral na internet.

Em vez de canudos de plástico, a Disney e outras empresas disseram que irão oferecer versões feitas de papel, bambu ou outros materiais mais sustentáveis.

Apesar dos benefícios ambientais propostos, no entanto, alguns críticos dizem que essa tendência recente de abandonar os utensílios plásticos poderia colocar as pessoas com necessidades especiais em desvantagem real na hora de consumir bebidas. Essas pessoas, que dependem de canudos de plástico para beber, têm pedido mais flexibilidade nas proibições das empresas, à medida que a tecnologia para canudos sustentáveis ​​alcançar a demanda.

Pesquisadores ambientais e de manufatura também apontam que embalagens de plástico, como garrafas e sacolas, são responsáveis ​​por muito mais resíduos do que os canudos.

VEJA TAMBÉM: Conheça o rei dos ingressos para os parques da Disney

Uma porta-voz da Disney comentou, por email: “Visitantes portadores de necessidades especiais são extremamente importantes para nós e, à medida que avançamos com essa iniciativa, estamos ativamente envolvidos em discussões para identificar e desenvolver opções alternativas acessíveis para aqueles que precisam delas”. Ela também disse que a empresa “fornecerá opções alternativas de canudos para hóspedes que não puderem usar os de papel”.

A Disney também anunciou que planeja reduzir os plásticos descartáveis, de uso único, ​​em outras áreas.

A empresa diz que, nos próximos anos, fará a transição para fornecer produtos de higiene pessoal recarregáveis ​​e comodidades nos quartos de navios de cruzeiro e de hotéis, para reduzir sacolas plásticas em resorts e cruzeiros e para abandonar completamente os copos de poliestireno. Quando plásticos descartáveis forem inevitáveis, a empresa diz que continuará com suas práticas de reciclagem.

Bob Chapek, presidente da Disney Parks, Experiences e Consumer Products, comentou: “Esses novos esforços globais ajudam a reduzir nosso impacto ambiental e a promover nossas metas de sustentabilidade de longo prazo”.