SAIBA MAIS: Dubai construirá o maior shopping do mundo
É a mesma pergunta que o bilionário faz a seus inquilinos, que colocaram esse empreendedor imobiliário de 59 anos na posição 179 do ranking The Forbes 400. Enquanto o Farmers Market é arrojado e autêntico, The Grove é o auge do esplendor, onde cada detalhe é importante. As tampas de lata de lixo são feitas de cobre polido. Se uma criança deixar cair uma casquinha de sorvete, um segurança aparecerá rapidamente com uma nova colher. Funcionários do sexo masculino devem usar gravatas a menos que a temperatura ultrapasse 29ºC. Caruso é obcecado pelas árvores, que chegam às suas propriedades já crescidas. Católico praticante, Caruso começa a se planejar para o Natal com um ano de antecedência e começou seu próprio negócio de Papai Noel porque as opções da agência não atendiam aos seus padrões.
Os números sugerem que Caruso aprendeu muito bem a lição. As 58 lojas e restaurantes do The Grove receberam 20 milhões de visitantes no ano passado, mais do que a Grande Muralha da China ou a Disneylândia. As vendas de US$ 2.200 por 0,3 metro quadrado o colocam atrás apenas do Bal Harbour Shops, em Miami. Os shoppings norte-americanos têm em média uma taxa de desocupação de 11% (excluindo lojas-âncoras), mas Caruso diz que o The Grove tem uma lista de espera de três anos. A maior parte do setor dá espaço a inquilinos sedutores e glamorosos, mas Caruso não revela nada sobre as escolhas de quem entra e também recebe uma porcentagem sobre as vendas.
“Você paga mais, mas ganha mais”, diz Rocco Basilico, que administra o varejo da Ray-Ban na América do Norte. Ele diz que o pequeno espaço da marca no The Grove possui vendas maiores que qualquer uma de suas outras lojas nos EUA. A padaria Dominique Ansel (famosa por seu cronut) faz mais negócios lá do que na loja original de Nova York, e o cinema está entre os dez mais lucrativos do país.
The Grove e os outros nove shopping centers na mesma área fazem Caruso “valer” US$ 4 bilhões. Ele espera que seus quatro filhos, de 18 a 28 anos, de quem oculta as imagens para os preservar, tomem conta do império no futuro.
LEIA TAMBÉM: Shoppings se reinventam com avanço do varejo online
Mesmo nascido fora da dinastia imobiliária, Rick Caruso sempre pareceu destinado ao empreendedorismo. Seu pai, Hank, deixou de varrer o Farmers Market para iniciar a Dollar Rent A Car, depois vendida para a Chrysler, em 1990, por um valor estimado em US$ 80 milhões. Hank, que morreu no ano passado, aos 95 anos, deu a primeira experiência imobiliária ao filho, que é formado em administração de empresas na University of Southern California e em direito em Pepperdine. Hank comprou terras no sul da Califórnia e as alugou para a operação de aluguel de carros. Quando Rick perdeu o emprego, em 1987, pois o escritório de advocacia em que trabalhava entrou em colapso financeiro, a transição para uma nova carreira não foi difícil.
Caruso, a princípio, investiu em imóveis industriais, mas isso o deixava com tédio. Em 1992, ele se voltou para o varejo com a 333 La Cienega, no bairro de Beverly Grove, em Los Angeles, arrendada para a extinta Loehmann’s por duas décadas. Atualmente, Caruso reconstrói o lugar como um projeto de uso misto, com previsão de inauguração em 2020.
Com o The Grove, inaugurado em 2002, Caruso finalmente reuniu tudo aquilo o que aprendeu. Ele se inspirou em Charleston, Carolina do Sul, e em Savannah, na Geórgia, para criar ruas largas e pequenas construções em seu shopping ao ar livre, onde um carrinho verde e dourado, projetado por um dos responsáveis pela criatividade da Walt Disney, transporta visitantes de um lugar para o outro dentro do empreendimento.
A área comum do The Grove tem um acre. Os competidores criticaram o espaço perdido, mas um estúdio de cinema recentemente pagou US$ 600 mil para usá-lo em um projeto de dois dias. Uma promoção paga no último verão envolveu uma gigantesca caixa da Amazon, um Jeep Wrangler e o último filme da franquia “Jurassic Park”. Caruso ganha cerca de oito dígitos em receita anual de publicidade no The Grove, segundo fontes do setor.
“Como empresa, por filosofia, estamos no ramo da hospitalidade”, explica. Estômagos vazios e mãos cheias estão entre as principais razões pelas quais compradores deixam um shopping, então, o The Grove tem 25 zeladores para fazer reservas para o jantar e levar pacotes para os carros dos clientes. Caruso afirma que os visitantes ficam em média três horas, a média da indústria é de 90 minutos, e que 93% fazem ao menos uma compra.
Em setembro, Caruso abriu o Palisades Village, um shopping de cerca de US$ 200 milhões em Pacific Palisades, uma área nobre no lado oeste de Los Angeles. Quando Sophie Herron, 7 anos, soube que a Baskin-Robbins fecharia, começou uma petição com as crianças dos arredores para salvar a sorveteria. O movimento falhou, mas, quando Caruso recebeu sua petição e seu vídeo, sabia exatamente o que fazer. Em setembro, o Fine Ice Creams, da McConnell, uma marca de 70 anos da cidade vizinha, Santa Bárbara, abriu sua sexta loja em Palisades Village, a poucos minutos da casa da menina.
Caruso diz acreditar que este é o futuro do varejo. Bons varejistas, e por extensão bons desenvolvedores de varejo, atendem à comunidade. “É por isso que a Amazon se saiu tão bem no ramo dos livros”, explica. “Eles organizam a seleção com base nos dados que possuem.”
AINDA: Sirius e Amazon selam parceria por dispositivos Echo
No Palisades Village, Caruso combina 48 pequenas lojas e restaurantes de alto padrão com oito unidades residenciais de aluguel de luxo. Quarenta por cento dos lojistas são empresas que começaram no comércio eletrônico, e seis nunca tiveram uma loja física antes. Um terreno privilegiado abriga a Amazon Books. “Poderíamos tomar todo o projeto Palisades, a parte de varejo, e colocá-lo dentro da Nordstrom, no The Grove”, disse Caruso.
Caruso fez sua primeira grande mudança em empreendimentos residenciais em 2012, com uma fascinante propriedade com 87 unidades para aluguel. Também abriu seu primeiro prédio em 2016 e está construindo seu primeiro hotel, Rosewood Miramar Beach Montecito, um resort cinco estrelas que já faz reservas para janeiro de 2019. Toda quarta-feira, Caruso deixa sua propriedade em Brentwood e voa pela costa da Califórnia para visitar seu novo empreendimento. Em parceria com a Rosewood Hotels & Resorts, a propriedade terá 161 quartos a partir de US$ 695 a diária para a noite de abertura. Mesmo aqui, Caruso se apoia na ideia de comunidade. Ao contrário de muitos resorts de alto padrão, o campus estará aberto ao público, convidando os moradores locais para noites de cinema e churrascos na praia, bem como para fazer compras na segunda loja da marca Goop, de Gwyneth Paltrow.
A bordo de seu helicóptero Sikorsky S-76, seu favorito, Caruso se transforma em guia turístico. Há também a casa que ele possui na praia em Malibu e o Invictus, seu iate de 215 pés. O nome do barco vem do poema de 1875 de William Ernest Henley: “Eu sou o mestre do meu destino. Eu sou o capitão da minha alma.” Os filhos de Caruso o escolheram.
O prestígio permite que Caruso tenha chances na eleição para prefeito de Los Angeles em 2022. Embora ele não tenha feito qualquer declaração pública sobre suas intenções, admite que considera a hipótese seriamente. Quando se trata de suas propriedades, nenhum detalhe é muito pequeno ou uma despesa muito grande, por isso, é difícil ver como essa filosofia funcionaria na prefeitura.