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Início / Escolhas do editor / Nova fragrância de US$ 1,5 mi é a mais cara do mundo

Nova fragrância de US$ 1,5 mi é a mais cara do mundo

O perfume Le Monde sur Mesure é peça artesanal à altura de obra de arte

Keith Flamer
04/11/2018 Atualizado há 7 anos

Acessibilidade

Morreale Paris
Morreale Paris

O perfume Le Monde sur Mesure da Morreale Paris pode ser considerado uma obra de arte

O que você dá de presente para uma pessoa que tem tudo? Uma fragrância digna da realeza. Isso, é claro, se você puder pagar por ela. O frasco de perfume mais caro do mundo está encantando os Estados Unidos, numa cortesia das mais salgadas da Morreale Paris. A prestigiada perfumaria de luxo francesa apresentará o Le Monde sur Mesure — sua nova fragrância com ouro e pedras preciosas incrustadas no frasco, vendida ao singelo preço de US$ 1,5 milhão (aproximadamente R$ 5,5 milhões) — em históricas propriedades de Los Angeles, durante uma turnê repleta de arte realizada até o fim deste ano.

LEIA MAIS: 4 fragrâncias que são a nova sensação entre os homens

Anunciada como “a fragrância absoluta da realeza”, o perfume Le Monde sur Mesure é uma obra de arte extraordinária, uma peça artesanal para ser protegida, exibida e admirada à altura de um quadro raro de Monet, de Picasso ou de um ovo Fabergé imperial — só que mais cheirosa. Assim como os ovos de Páscoa que o joalheiro Carl Fabergé dava de presente para as famílias dos czares russos Alexander III e Nicholas II, o Le Monde sur Mesure é inspirado e projetado para a realeza.

Coberto por 2 quilos de ouro de 18 quilates e diamantes de alta qualidade, e com a essência de marcas excepcionais, como a Parisian Roses de Mai ou a Himalayan Mountain Neroli, o Le Monde sur Mesure leva um ano para ser feito, num processo artesanal. Cada frasco — uma peça digna de arte decorativa — vem com o próprio número de série e um luxuoso estojo de madeira, com uma pulseira de ouro de 18 quilates. Parte do lucro será doada para a caridade.

Acessível apenas para clientes VIPs pré-qualificados, o Le Monde sur Mesure vem em frascos robustos e opulentos de 5, 7 ou 10 litros de perfume. Os clientes recebem um suprimento vitalício de sua fragrância personalizada. “Não é garantido que todos que desejarem vão ter”, explica Rançon. “Quem tiver um perfume será muito especial.” O Morreale Paris também vai criar uma fragrância derivada mais acessível, de US$ 300 (aproximadamente R$ 1,1 mil).

Marketing onírico

Parece um sonho. De fato, esse conceito surgiu numa noite de sono. Jean-Pierre Morreale é um descendente franco-belga da nobreza europeia de mil anos atrás. O enigmático empreendedor sonhou certa vez que recebia a visita de um ancestral em trajes tradicionais. O visitante trazia uma mensagem urgente: restaurar o nome da família e a sua grandeza.

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O despertar surreal de JP Morreale o inspirou a chocar o mundo com uma revolução olfativa sem precedentes. Morreale criou o que agora é considerado o perfume mais exclusivo de todos os tempos, carregando o seu sobrenome. Honra restaurada. A maioria dos sonhos não tem um cheiro tão excepcional.

O Le Monde sur Mesure homenageia a herança da nobreza antiga, mas é dedicado aos membros da realeza moderna — sejam eles o príncipe Harry e a duquesa Meghan, Beyoncé e Jay-Z, Elon Musk, ganhadores da loteria ou influenciadores discretos, como o próprio JP Morreale.

“Ele pensou em criar uma fragrância para os novos reis e rainhas deste mundo”, afirma Maxime Rançon, diretor criativo da Morreale Paris. “Ele quer conectar sua herança aristocrática às pessoas que dominam o mundo hoje.”

Essas fragrâncias especiais são projetadas para incorporar o legado de seus proprietários. É como se, ao abrir o frasco ornamentado, fosse liberada uma essência majestosa, quase como um espírito místico retido na lâmpada de um gênio cravejada de jóias.

Parece coisa do personagem Roger “Verbal” Kint, do filme “Os Suspeitos”? Seria JP Morreale uma pessoa real? Ou será que ele também é um personagem fictício criado pelo marketing? Que as pesquisas no Google e os jogos de salão comecem. Minhas fontes dizem que JP é real — e leva uma vida bem discreta, disfarçado como seus ancestrais cavaleiros que serviram a realeza por séculos, uma aura palaciana que abastece ainda mais o mito de Morreale Paris.

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“Ele é muito reservado e não quer que as pessoas saibam quem é”, diz Rançon, que já dirigiu campanhas para Louis Vuitton, Evian e Courrèges, marca inventora da minissaia. “Ele é atraído pela ideia de operar nas sombras. Sua família de cavaleiros trabalhou nas sombras de grandes dinastias europeias durante séculos.”

Turnê de luxo

O Le Monde sur Mesure também é uma experiência sob medida, em que clientes VIPs ao redor do mundo são convidados a participar de um processo — selecionando seu estilo de garrafa, aditivos favoritos e testemunhando sua fabricação em primeira mão.

Dois frascos customizados já estão na linha de produção — um comprado por um membro da realeza da Arábia Saudita, o outro destinado ao tratamento de caminhões a jato particulares nas propriedades mais extraordinárias de Los Angeles.

A maioria das propriedades multimilionárias cumpre o teste panorâmico do olho. Agora também há um teste de cheiro. O Le Monde sur Mesure pode até mesmo ser vendido com casas listadas, se os compradores assim escolherem. A segurança será uma prioridade máxima durante o passeio.

“Queremos que as pessoas vejam o Le Monde sur Mesure em um ambiente bonito, e o mercado imobiliário de luxo é um bom par para ele”, afirma Rançon. “Isso não é algo que você vê todos os dias. Quando você cheira a fragrância ou vê o frasco, ele preenche toda a sala — visualmente, como uma escultura dourada ou um ovo Fabergé, mas ainda maior. Parece uma peça que você veria em um museu.”

E TAMBÉM: LVMH ressuscitará prêt-à-porter da Jean Patou

O Le Monde sur Mesure é o espírito de vida da Morreale Paris. Ele ressuscita as fragrâncias de luxo feitas sob encomenda, que antes passavam despercebidas. Este conceito de arte viva é visualizado na série de filme de três partes do diretor Clément Oberto, simbolizado por uma menina e um menino — representantes das fragrâncias femininas e masculinas da marca — que escaparam do grande frasco do Le Monde sur Mesure quando aberto antes da hora. Os comerciais explicam a história nobre, o frasco da fragrância e sua conexão mística.

“Achei importante mostrar o universo místico do Le Monde sur Mesure, com o vídeo como um mediador”, diz Rançon, o visionário por trás do trailer provocativo criado para apresentar as instalações de Opus, uma mansão em Beverly Hills. “Há mágica dentro do frasco, e os espíritos de outras gerações desbloqueiam a herança e os ancestrais da marca”.

Desbloqueie a herança, mas feche o Le Monde sur Mesure quando chegar aos Estados Unidos. Se há uma cidade que gosta de ostentação, essa cidade é Los Angeles — a terra da realeza dos filmes de Hollywood e dos grandes sonhos. Mesmo assim, a maioria dos sonhos não cheira nem vende tão bem quanto o perfume.

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